Respostas:
Boa noite amigo!!!
A leitura de avarias com o escaner,seja ele qual for ,não altera em nada,no que esta acontecendo com o veicículo,ja que você disse que so fez isso.Na MINHA OPINIÂO no seu caso pode ser duas coisas:
Ou o cliente é um sacana,e esta se aproveitando da sua boa vontade,inventando historias.
Ou isto não passa de coincidência, EX depois que você escaneou ele começou a falhar,por que ja não vinha bom mesmo e agora piorou.
Joe7,disse tudo.
Se não consertou,piorou com o uso.
O resto é treta.
Realmente é o que os colegas citaram acima. Agora vc é o do ramo de mecanica ou vem de outro ramo.
automecanicawm boa noite
na entrevista , na hora que chega o veiculo, já tem que avaliar o sintomas do veiculo, e já explicar para o cliente se ele está disposto a fazer realmente a manutenção no veiculo,
alguns defeitos (poucos defeitos) passando o scanner, já dá para definir um orçamento, agora varios tipos de defeitos no sistema de injeção, o scanner não ajuda em nada, o que conta mais é o conhecimento do reparador, nestes casos , não dá para passar um orçamento, e sim , um valor aproximado que o cliente vai gastar,
na pratica , muitos clientes não gostam deste tipo de orçamento, mas a longo prazo, funciona bem, a credibilidade que você ganha com os clientes é muito grande,
e uma vantagem, retorno de serviço é quase 0.
a vantagem de ter um tecnico em injeção eletronica no centro automotivo não é exatamente querer ganhar muito em mão de obra, sabe porque, normalmente o tecnico em injeção gera serviço para todo o centro automotivo, desde escapamento, embreagem, motor, eletrica, etc, sabe porque, tudo isso está ligado diretamente a injeção eletronica, por isso que o scanner não resolve quase nada
realmente quando o carro do cliente ja ta ruim a tendencia e piorar, em todos os diagnosticos ja alerto eles dessa possibilidade e a solução e a execução do serviço, que e pra nao virem com ko depois.
Bom .. scanner so ajuda ,complicar a vida do mecanico acho meio dificil. Agora nao se pode apagar codigos de defeito e fazer ajuste basico ou certas regulaçoes sem sanar possiveis outros defeitos q o proprio aparelho nao verifica ae piora o funcionamento mesmo. E sempre bom no ato da entrada do veiculo pro orçamento ja anotar os codigos de defeito pra vc se resguardar depois , no mais colega fica de olho com certos clientes...
ola amigo acho mais viavel vc ter ai no seu centro um tecnico em injeçao quanto ao escaner como disse os colegas ele nao interfere no funçionamento do veiculo aqui na ofiçina uso o escaner para me dar uma diretriz do defeito depois usamos outros testes como multimetro osciloscopio e outros fique muito atento porque muitas veses o escaner detecta uma falha que esta sendo provocada por um defeito mecanico como se fosse um defeito eletronico e outras veses em alguns sistemas existe uma falha no sistema eletronico como de sensor de rotaçao do motor por ex e o escaner nao consegue detectar
>automecanicawm boa noite
na entrevista , na hora que chega o veiculo, já tem que avaliar o sintomas do veiculo, e já explicar para o cliente se ele está disposto a fazer realmente a manutenção no veiculo,
alguns defeitos (poucos defeitos) passando o scanner, já dá para definir um orçamento, agora varios tipos de defeitos no sistema de injeção, o scanner não ajuda em nada, o que conta mais é o conhecimento do reparador, nestes casos , não dá para passar um orçamento, e sim , um valor aproximado que o cliente vai gastar,
na pratica , muitos clientes não gostam deste tipo de orçamento, mas a longo prazo, funciona bem, a credibilidade que você ganha com os clientes é muito grande,
e uma vantagem, retorno de serviço é quase 0.
a vantagem de ter um tecnico em injeção eletronica no centro automotivo não é exatamente querer ganhar muito em mão de obra, sabe porque, normalmente o tecnico em injeção gera serviço para todo o centro automotivo, desde escapamento, embreagem, motor, eletrica, etc, sabe porque, tudo isso está ligado diretamente a injeção eletronica, por isso que o scanner não resolve quase nada
O NILTON DISSE TUDO , EU NUNCA VI FALAR QUE SÓ O FATO DE DIGNOSTICAR O VEICULO PODE PIORAR O PROBLEMA , O QUE ACONTECE É QUE TEM ALGUNS '''CLIENTES " QUE QUEREM DAR UMA DE ESPERTO , OUTRA COISA MUITOS DOS CODIGOS QUE DA NO SCANNER NEM SEMPRE SÃO FALAS PRESENTES , OUTRA COISA UMA FALHA NA SONDA MUITAS DAS VEZES PODE SER PROBLEMA NA BOMBA DE COMBUSTIVEL POR ISSO TER QUE FAZER TESTES MAIS PRECISOS , CONFERINDO ALIMENTAÇÃO , INJEÇÃO , IGNIÇÃO , PROBLEMAS MECANICOS PARA AI SIM TER UM RESULTADO MAIS COMPLETO , SENÃO VC PASSA O RELATORIO DE FALHAS O CLIENTE LEVA PARA OUTRO MECANICO O MECANICO TROCA A PEÇA NÃO RESOLVE E O CLIENTE AINDA VEM RECLAMAR COM VC RSRS.
OUTRA COISA QUE APRENDI A MUITO TEMPO É VC FAZ O DIGNOSTICO ACHA UM DEFEITO AI O CLIENTE PERGUNTA TROQUANDO ISSO VAI RESOLVER O PROBLEMA ? AI EU DIGO NÃO SEI , SEI QUE ACHEI ESSE DEFEITO E PRECISO ELIMINAR ELE PARA CONTINUAR O DIAGNOSTICO SE QUIZER BEM , SENÃO A SITUAÇÃO VAI FICAR SEMPRE PARA O LADO DELE E O MECANICO QUE SE FERRA OU NÃO ?
:OTRO DETALHE , RECENTEMENTE CHEGOU UM CORDOBA NA OFICINA COM O PROBLEMA DE OSCILAÇÃO NA MARCHA LENTA FOI VISTO QUE O ATUADOR ESTAVA DANIFICADO , BLZ TROQUEI O ATUADOR FUI FUNCIONAR O CARRO PEGOU E MORREU E NÃO QUIZ PEGAR MAIS , FALHA NO SCANNER NO SENSOR HALL , AO INSTALAR O MANOMETRO FOI VISTO QUE NÃO TINHA PRESSÃO NA BOMBA DE COMBUSTIVEL MESMO CHEGANDO A VOLTAGE , AO DESMONTAR A TAMPA DA BOMBA FOI VISTO QUE TINHA ACABADO O COMBUSTIVEL , DETALHE O CLIENTE DISSE QUE TINHA COLOCADO 20 REAIS DE COMBUSTIVEL E COMO O MARCADOR NÃO ESTAVA FUNCIONANDO CORRETAMENTE FICAVA A DUVIDA , O QUE QUERO DIZER É NEM SEMPRE O QUE O SCANNER ACUSA REALMENTE É O DEFEITO , AGORA QUE TEMOS QUE FAZER É NOS VIRAR NOS 30 SEGUNDOS RSRS.
:O cliente pegou o seu orçamento e levou no zé da esquina para o reparo...
Aí o zé da esquina, que não tem scanner e não entende nada, troca a peça e o carro fica pior...