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Respostas:
<t><p>Carros Franceses, </p> <p>Primeiramente lamento pelo acidente com o colega. </p> <p>Como dito pelos amigos nos posts anteriores, a saúde e a integridade física, em qualquer ramo de trabalho, deve estar em primeiro lugar. A reparação automotiva, em particular, é uma atividade que requer experiência, paciência, raciocínio e atenção. Um reparador sob pressão não consegue raciocinar adequadamente a fim de resolver o problema. Imagine um cirurgião sendo pressionado enquanto realiza uma operação. A situação é semelhante. </p> <p>Infelizmente temos que saber lidar com clientes palpiteiros e apressadinhos, e muitas vezes mal educados. Não sei se o amigo é proprietário ou funcionário, mas eu particularmente não suporto soberba e falta de educação de cliente nenhum, seja comigo ou com meus colaboradores. Uma vez eu presenciei um proprietário de um Audi TT dizendo que o serviço estava demorando demais, o Reparador por sua vez tentou argumentar dizendo que o reparo realizado era complexo, o Cliente sem o mínimo de humildade disse "você não tem capacidade para argumentar comigo, para seu conhecimento eu sou Engenheiro". Nesse momento o sangue me subiu à cabeça, parei o que estava fazendo, fui até o Cidadão e disse: " você acha que o rapaz não tem capacidade de argumentar pois não é Engenheiro como você? Não seja por isso, agora o papo será de Engenheiro para Engenheiro, então vamos lá, me mostre o que sabe sobre o seu Audi TT". Pronto, foi o suficiente para o sabichão deixar o Reparador trabalhar em paz. </p> <p>Às vezes você tem que se impor a fim de que o serviço seja feito com qualidade, seus colaboradores sejam devidamente respeitados, mantenham sua autoestima e não corram riscos desnecessários. </p> <p>Abraço</p></t>
<t><p>Tem uns clientes tambem que da licença,dizendo viajar amanha,preciso fazer isso,mais isso ,mais isso,ai eu digo nao vai ser possivel atende-lo,e ainda insistem da so uma olhadinha pra ver se da pra viajar tranquilo,so da pra dizer boa sorte....Acredito que os antigos na profissao ja presenciaram varias tragedias,eu tambem ja escapei de algumas,muitas vezes nao e pelo dinheiro e sim pela pressa e displicencia de nos mesmos,trabalhamos numa profissao altamente perigosa,pra chegar em casa sem um dedo ou uma mao e facil,facil....:(</p></t>
<t><p>Esses tipo de cliente sempre tem razão,do lado de fora da minha oficina.:</p></t>
<t><p>Eu trabalhei em oficina industrial e lá os caras eram e ainda são psicóticos com segurança, ao ponto de quererem ser "mais reais do que o rei", se é que vocês me entendem. Nem tanto nem tão pouco mas a vigilância tem que ser constante porque às vezes nós damos bobeira mesmo e aí o pior pode acontecer, como voar uma peça na cara de alguém, ou um mecânico ligar um motor e o outro está com a mão em uma polia, etc. Às vezes pode até acontecer um acidente sério por imperícia, como aconteceu em Búzios RJ, onde um camarada tentou prensar uma mola de suspensão num torno de bancada e ela voou na boca dele e fez um tremendo estrago. Se alguém tivesse alertado e impedido ele de fazer esse procedimento errado, possivelmente o acidente não teria ocorrido. É por isso que em certas empresas os chefes e responsáveis são exagerados com segurança. A gente não pode bobear, tem que estar sempre ligado. No caso em questão, realmente trabalhar com alguém fazendo pressão porque quer ir para uma festa ou viajar de férias, etc, é um caso sério, inclusive porque as vezes o fregues é amigo ou conhecido do mecânico e começa a pedir ou exigir pressa. Boa semana para todos.</p></t>