Bom Dia, Amigos.
Observando alguns Tópicos, constatei a existência de um questionamento específico de todos Reparadores: "Como uma Rede CAN pode transmitir inúmeras informações e parâmetros através de simples ondas quadradas?"
Aos céticos eu digo que isso realmente ocorre. Porém não existem informações plausíveis que comprovem essa teoria, inclusive posso afirmar que muitos Engenheiros desconhecem. Para a grande maioria Rede CAN é sinônimo de ondas quadradas, e param por aí. Porém a onda quadrada é o que nós visualizamos, mas não é o que ocorre.
Todas teorias existentes tendem à afirmar que Rede CAN é representada por 0 e 1. Por isso preparei um material exclusivamente direcionado aos colegas Reparadores, onde sem utilizar Matemática avançada e Teoria de Sinais, esclareço da melhor forma possível como as informações são transmitidas em uma Rede CAN.
*Como não estou conseguindo anexar, os interessados, favor me disponibilizarem os emails que encaminharei.
Espero ajudá-los com esse material.
Abraço.
Respostas:
Material ótimo para estudo, abre os horizonte.
SABE TUDO Diaz
Prezado Blitzkrieg. Ficaria agradecido se o Sr. me envia-se o material.
Colegas,
O material foi postado.
Qualquer dúvida ou questionamento fiquem à vontade para postarem no Fórum que eu responderei um a um.
Abraço.
Amém, Amigo Ortigueira.
Se o material for útil aos amigos do Fórum eu já fico satisfeito.
Infelizmente algumas informações são muito elitizadas. Eu busco simplificá-las com o intuito de que todos Reparadores tenham possibilidades de adquirirem novos conhecimento.
Material enviado.
Adinoel, verifique seu email informado. O envio retornou.
Abraço
>Bom Dia, Amigos.
Observando alguns Tópicos, constatei a existência de um questionamento específico de todos Reparadores: "Como uma Rede CAN pode transmitir inúmeras informações e parâmetros através de simples ondas quadradas?"
Aos céticos eu digo que isso realmente ocorre. Porém não existem informações plausíveis que comprovem essa teoria, inclusive posso afirmar que muitos Engenheiros desconhecem. Para a grande maioria Rede CAN é sinônimo de ondas quadradas, e param por aí. Porém a onda quadrada é o que nós visualizamos, mas não é o que ocorre.
Todas teorias existentes tendem à afirmar que Rede CAN é representada por 0 e 1. Por isso preparei um material exclusivamente direcionado aos colegas Reparadores, onde sem utilizar Matemática avançada e Teoria de Sinais, esclareço da melhor forma possível como as informações são transmitidas em uma Rede CAN.
*Como não estou conseguindo anexar, os interessados, favor me disponibilizarem os emails que encaminharei.
Espero ajudá-los com esse material.
Abraço.
Devo mencionar q esta a altura de uma matéria a sair nas paginas do O.B. informação deste porte com esta linguagem não vi ainda por aqui.
Bondade do meu Amigo Chico,
Obrigado pela consideração, porém o importante é a disseminação de conhecimento entre o Corpo Técnico, Grupo Profissional que considero carente de literaturas adequadas.
Abraço
Amigo tenho muito interesse nesse material, tudo que venha aprimorar nosso conhecimento é muito bem vindo.
Desde já agradeço!
Emerson Ferreira
Primus Oficina Mecânica
São José dos Pinhais - Pr.
Prezado Blitzkrieg. Recebi e gostei muito do material. Se existir uma continuação sobre a rede CAN e seu uso nos automóveis, por favor envie. Obrigado pela gentileza.
>Bondade do meu Amigo Chico,
Obrigado pela consideração, porém o importante é a disseminação de conhecimento entre o Corpo Técnico, Grupo Profissional que considero carente de literaturas adequadas.
Abraço
uma grande alegria q tenho neste fórum é ver participantes com conhecimento e humildade, q defendem a bandeira de popularizar entre os profissionais da área o conhecimento, isso tb vale para os q Eu sei q estão acompanhando mas já ajudarão e muito com sua colaboração, tb vale lembrar de participantes q fazem um esforço tremendo para ajudar, os aflitos.
GOSTO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GOSTARIA MUITO DE ESTUDAR ESTE MATERIAL.
LUIZ ANTONIO VIEIRA
auto tenica peças e serviços
33 88149427
Tuck,
Fico satisfeito em saber que o material foi útil.
Quanto à REDE CAN, eu estenderei este assunto, com certeza. Esta primeira apostila foi apenas a ponta do Iceberg.
Achei interessante que os colegas, primeiramente, entendessem como os sinais são transmitidos, algo que nenhum outro material conseguiu explicar até o momento. À partir do momento que vocês entenderem o que realmente são os sinais que compõem uma REDE CAN, o restante do contexto ficará descomplicado.
Um abraço.
caro amigo trabalho com a linha diesel leve e pesada.e como sabemos hoje praticamente todos os veiculos flex . diesel .utilizam rede can entao se POSSIVEL gostaria de receber este material meu email [email protected]
o amigo manda para mim também meu e-mail e ([email protected])
Meu amigo,ficarei grato me envie,obrigado. [email protected]
Parabens pela atitude! se puder me enviar nesse email ficarei muito grato [email protected]
muito bom ter informaçao !!! por gentileza mande para mim
muito obrigado !!!!
Bom dia..
obrigado por ajudar os amigos
abraço a todos fiquem com Deus
Material enviado.
Aproveito para agradecer o interesse de vários Reparadores no material que eu mesmo formulei.
Não existe dinheiro que pague o fato do material ter sido útil para o aprendizado contínuo dos amigos do Fórum.
Em um futuro próximo estarei disponibilizando novos materiais, como:
Análise de Problemas utilizando Multímetros Automotivo;
Eletricidade Básica Veicular;
Análise aprofundada da REDE CAN;
Osciloscópio - Peculiaridades e Análise de Problemas Complexos (Material escrito em conjunto com o Chico Obice);
Inclusive, peço que indiquem assuntos relacionados ao meio automotivo que gostariam de se aperfeiçoarem. Dependendo do número de interessados em um mesmo assunto, eu comprometo-me à montar um material sobre ele.
Grande Abraço
ANTONIO12,
Seu email retornou, meu amigo. Reveja o email informado e me solicite novamente.
Abraço
Olá Sidimec,
Não se preocupe com textos longos, a troca de idéias e experiências é sempre benéfica.
Infelizmente em nosso País as informações são muito elitizadas, as Escolas Técnicas ensinam o básico e de maneira superficial, o Senai, única instituição que oferece cursos técnicos automotivos, preocupam-se apenas em ensinar a desmontar e montar motores, e quanto à sistemas elétricos passam uma teoria ultrapassada, baseada em platinados. Enfim, nosso corpo técnico vive à mercê de pesquisas e compartilhamento de informações. Eu julgo essa tendência um verdadeiro descaso com a categoria, que em grande parte é formada por trocadores de peças. E eu falo isso pelo fato de já ter vivenciado tais situações. Passei por isso e sei o quanto é difícil, porém persisti por amor à reparação automotiva.
Quanto às informações sobre Rede CAN que inseri no material, sinto muito mas dificilmente encontrará em livros escritos em nossa língua. Toda e qualquer informação repassada em cursos automotivos no Brasil sobre Rede CAN é extremamente limitada e muitas vezes incorretas. Posso dizer que muitos Engenheiros do Setor Automotivo em nosso País não receberam ensinamentos adequados, e quando questionados sobre Rede CAN são extremamente repetitivos, além de limitarem-se a defini-la como sinais de ondas quadradas e ponto final, infelizmente nossas Universidades não se importam em repassar tais assuntos, além de outros de suma importância. É lamentável profissionais acreditarem que apenas bits 1 e 0 é o suficiente para transmitir inumeras informações. Toda minha formação no seguimento automotivo deu-se na Alemanha, e sinto-me constrangido em ter que explicar assuntos básicos à Engenheiros bem mais velhos que eu.
Apesar de lecionar em Universidade (além de atuar em Laboratório de Desenvolvimentos e também no ramo de reparação), meu foco principal é tentar instruir e repassar conhecimento ao Corpo Técnico de Reparadores, primeiro que tenho paixão em desenvolver tecnologias e reparar veículos, e segundo por considerar justo que Reparadores tenham conhecimento, possam responder questionamentos e argumentar. Nós Reparadores somos uma Classe que busca aperfeiçoamento continuamente, às vezes pagam R$ 3.000,00 reais em um curso mequetrefe de dois dias, com apostilas que parecem receitas de bolo, do tipo "faça assim", "teste assim", mas em momento algum explicam como funciona, por que deve-se testar de tal maneira entre outras peculiaridades. Eu amo ensinar e repassar minhas experiências, ainda mais para profissionais dedicados que valorizam cada novo conhecimento.
Quanto aos diagnósticos, scanners limitam-se a mostrar e apagar códigos de falhas e realizar leitura de parâmetros, alguns até duvidosos. Considero o scanner 10% de uma reparação, os outros 90% uma maioria sai trocando peças aleatoriamente, e apenas uma pequena parcela realiza análises. O multímetro é uma ferramenta poderosissima, porém subestimada, já que a maioria não sabe utilizá-lo corretamente, justamente por carencia de instruçoes de qualidade. Também devemos citar o Osciloscopio, no qual muitos Reparadores não utilizam metade de suas funções, e também existem Engenheiros que sabem menos ainda. Com um osciloscópio é possível resolver inúmeros problemas e de forma rápida. Mas poucos conhecem suas utilidades, e dessa forma consideram uma ferramenta supérflua.
Quanto à um osciloscópio que consiga mostrar os sinais de uma Rede CAN, a resposta é simples: Todos. Existe uma função no equipamento chamada de FFT, e nesta função podemos visualizar a quantidade de frequências que formam a onda quadrada, e também suas amplitudes. A função FFT dos osciloscópios apresentam um range de frequência bem limitado, portanto para análises mais complexas utilizo um Analisador de Espectro.
Se precisar de algo, conte comigo.
Abraço
Amigo Lemar,
Trabalhar com carros é minha vida, e acredito que também seja para muitos Reparadores. Neste Fórum NINGUÉM é Deus e ninguém sabe mais que os outros. Particularmente, eu gostaria muito de passar um dia inteiro na Oficina do Diaz, do Chico Obice, do Marmentini, do Beto35, do Sidimec, do lemar, do Jeronimo entre outros grandes Reparadores deste Fórum. Imagine o quanto poderíamos aprender um com o outro. Posso garantir que muito mais que em um Curso convencional de R$ 3.000,00. Na minha opinião esses cursos não são totalmente eficientes, primeiro que nem sempre os Instrutores dominam totalmente os assuntos, e segundo pelo fato de existir um certo preconceito em relação ao intelecto dos Reparadores, onde muitas vezes preferem deixar certos assuntos de lado por acreditarem que um Reparador não possuí condições de compreendê-los. Na verdade os próprios instrutores são despreparados para simplificarem assuntos complexos. Reparadores são profissionais inteligentes, sim senhor, e são capazes de assimilar qualquer assunto desde que sejam tratados de uma maneira correta. Por exemplo, o material sobre sinais de Rede CAN, eu poderia demostrá-lo em umas 6 ou 7 folhas de Cálculo, já que equacionamento de sinais é "pauleira". Porém um Reparador não compreenderia absolutamente nada sobre o assunto. Então por que não tornar o abstrato em algo que os amigos Reparadores compreendam? Eu já fui um Técnico, e muitas vezes tive meus questionamentos desprezados por Engenheiros Brasileiros. Hoje eu entendo que a maioria não dominavam o assunto e muito menos simplificá-los, inclusive isso ocorre até hoje. Eu, apesar das minhas formações tenho orgulho em ser Reparador e sujar as mãos de graxa.
Eu respeito e admiro a competência de todos Reparadores, e tenho satisfação em disponibilizar meu tempo auxiliando-os de alguma forma, a fim de que sejam respeitados e nunca baixem à cabeça à muitos Engenheiros que se dizem especialistas veiculares, porém não sabem nem para que lado roda um parafuso.
Um abraço à todos.
MUITO OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO PF PODE ENVIAR PARA MIM ESTE É O MEU EMAIL
ola amigo .se poder me enviar ficarei muito grato conhecimento sempre e bom.
Amigo se puder me enviar nesse e - mail, ficarei muito grato! mais uma vz parabens! pela iniciativa. [email protected]
Caro Amigo Sidimec,
Compreender os espectros de frequência de um sinal CAN não é uma tarefa fácil. Portanto vou mais além. Vou montar um novo material abordando novas peculiaridades da Rede CAN e explicando o significado do sinal medido na função FFT.
Aguarde.
Abraço.
:) Meu nobre,Blietzkbeg,se for possivel dentro das suas possibilidades,me mande,este material sobre rede can serei muito grato.
[email protected],entre Claudinei e rodrigues e traçinho nao anderlaine,desde ja agradeço.
Gamorra,
Mas é claro, meu amigo. Ainda hoje lhe envio.
Abraço.
Boa tarde Blietzkrieg. Esta troca de ideias não tem preço e precisamos dar os parabéns a quem abre as portas. Agradeço antecipadamente o envio deste material se possível.
se o amigo puder me enviar o material eu fico agradecido [email protected]
>ANTONIO12,
Seu email retornou, meu amigo. Reveja o email informado e me solicite novamente.
Abraço
Desculpe amigo, realmente mandei o emaill errado. Segue o emaill correto " [email protected] ".
se o amigo puder mandar para min eu agradeço [email protected]
Amigo se poder me enviar, ficarei agradecido. [email protected]
boa tarde blietzkrieg se me mandar desde já fico grato
tbm gostaria de receber o material, [email protected]
Envia pra mim também colega [email protected]
ficarei muito grato se puder receber este material tbm . [email protected]
gostaria de receber esse material tb ,desde ja agradeço.
OLA, BLIETZKRIEG ,meu nome e roberto ,seu texto e muito interessante .e tem conteudo,trabalho com injecao eletronica,e material bom para estudo ta muito raro .muito bom ,poderia mandar estes material no meu e- mail? que e [email protected] te agradeco desde ja.
Bom dia. Parabéns. Sempre dividindo conhecimento. Isso é muito importante. Gostaria de receber este material. [email protected].
Muito obrigado.
Se puder enviar para [email protected]. Desde ja agradeço.
Olá!
Fiquei impressionado com a quantidade de comentários sobre o assunto.
Gostaria de receber o material que o colega comentou.
Agradeço.
Meu e-mail [email protected]
Amigo se vc me emviar esse material eu ficarei muito grato, pois esse material é muito importante pra nós reparadores e desde já agradeço.
meu email é [email protected]
Nilton Teixeira. ( texeira07 )
Por favor, me envie esse material.
Grato.
Estou aqui pra agradecer o nobre colega Blietzkrieg pelo material disponibilizado por ele que é de estrema inportancia pra nos
muito obrigado mesmo.
Cesar,
A maior gratidão que posso receber é saber que os materiais que preparo são úteis aos amigos.
Portanto que vos agradece pelo interesse sou eu.
Muitíssimo Obrigado, meu amigo.
Excelente iniciativa Blietzkrieg.
Gostaria de receber.
Abração!
fico muito grato se voce puder me enviar. [email protected]
>Olá Sidimec,
Não se preocupe com textos longos, a troca de idéias e experiências é sempre benéfica.
Infelizmente em nosso País as informações são muito elitizadas, as Escolas Técnicas ensinam o básico e de maneira superficial, o Senai, única instituição que oferece cursos técnicos automotivos, preocupam-se apenas em ensinar a desmontar e montar motores, e quanto à sistemas elétricos passam uma teoria ultrapassada, baseada em platinados. Enfim, nosso corpo técnico vive à mercê de pesquisas e compartilhamento de informações. Eu julgo essa tendência um verdadeiro descaso com a categoria, que em grande parte é formada por trocadores de peças. E eu falo isso pelo fato de já ter vivenciado tais situações. Passei por isso e sei o quanto é difícil, porém persisti por amor à reparação automotiva.
Quanto às informações sobre Rede CAN que inseri no material, sinto muito mas dificilmente encontrará em livros escritos em nossa língua. Toda e qualquer informação repassada em cursos automotivos no Brasil sobre Rede CAN é extremamente limitada e muitas vezes incorretas. Posso dizer que muitos Engenheiros do Setor Automotivo em nosso País não receberam ensinamentos adequados, e quando questionados sobre Rede CAN são extremamente repetitivos, além de limitarem-se a defini-la como sinais de ondas quadradas e ponto final, infelizmente nossas Universidades não se importam em repassar tais assuntos, além de outros de suma importância. É lamentável profissionais acreditarem que apenas bits 1 e 0 é o suficiente para transmitir inumeras informações. Toda minha formação no seguimento automotivo deu-se na Alemanha, e sinto-me constrangido em ter que explicar assuntos básicos à Engenheiros bem mais velhos que eu.
Apesar de lecionar em Universidade (além de atuar em Laboratório de Desenvolvimentos e também no ramo de reparação), meu foco principal é tentar instruir e repassar conhecimento ao Corpo Técnico de Reparadores, primeiro que tenho paixão em desenvolver tecnologias e reparar veículos, e segundo por considerar justo que Reparadores tenham conhecimento, possam responder questionamentos e argumentar. Nós Reparadores somos uma Classe que busca aperfeiçoamento continuamente, às vezes pagam R$ 3.000,00 reais em um curso mequetrefe de dois dias, com apostilas que parecem receitas de bolo, do tipo "faça assim", "teste assim", mas em momento algum explicam como funciona, por que deve-se testar de tal maneira entre outras peculiaridades. Eu amo ensinar e repassar minhas experiências, ainda mais para profissionais dedicados que valorizam cada novo conhecimento.
Quanto aos diagnósticos, scanners limitam-se a mostrar e apagar códigos de falhas e realizar leitura de parâmetros, alguns até duvidosos. Considero o scanner 10% de uma reparação, os outros 90% uma maioria sai trocando peças aleatoriamente, e apenas uma pequena parcela realiza análises. O multímetro é uma ferramenta poderosissima, porém subestimada, já que a maioria não sabe utilizá-lo corretamente, justamente por carencia de instruçoes de qualidade. Também devemos citar o Osciloscopio, no qual muitos Reparadores não utilizam metade de suas funções, e também existem Engenheiros que sabem menos ainda. Com um osciloscópio é possível resolver inúmeros problemas e de forma rápida. Mas poucos conhecem suas utilidades, e dessa forma consideram uma ferramenta supérflua.
Quanto à um osciloscópio que consiga mostrar os sinais de uma Rede CAN, a resposta é simples: Todos. Existe uma função no equipamento chamada de FFT, e nesta função podemos visualizar a quantidade de frequências que formam a onda quadrada, e também suas amplitudes. A função FFT dos osciloscópios apresentam um range de frequência bem limitado, portanto para análises mais complexas utilizo um Analisador de Espectro.
Se precisar de algo, conte comigo.
Abraço
Blietzkrieg, Eu também gostaria de receber esse material. Meu e-mail é [email protected]
O que você falou sobre as escolas técnicas, infelizmente é verdade. Trabalho no Senai, convivo diariamente com essa situação, e posso dizer uma lista enorme de situações que nos obrigam a passar informações superficiais. Infelizmente o principal motivo disso é o desinteresse da maioria dos alunos. Parece que as pessoas que vem até o Senai estão vindo por obrigação, ou só para ter um diploma. Poucos são os que realmente se interessam e "sugam" toda a informação que temos disponível. Outrossim, preciso reconhecer, que meus colegas instrutores do Senai em outras unidades não entendem a necessidade de formar profissionais de qualidade, colocando os desinteressados de lado para dar preferência aos que realmente se interessam pelo tema (a parte mais complicada disso é que os desinteressados normalmente tumultuam a turma).
É frustrante ver um "profissional" que passou pelo Senai (ou por qualquer escola técnica que seja), que não sabe aplicar na prática o que aprendeu em sala de aula, e isso acontece em todas as áreas, desde produção de alimentos, até tecnologia de robotização, passando por costura, reparação automotiva, manutenção industrial, eletricidade predial e industrial, eletrônica, e pior, em todas essas áreas poucos são os alunos que se dedicam e fazem valer o valor investido. Há muitos casos de gente que conclui o curso e não passa a trabalhar na área, muitas vezes por perceber, apenas durante o curso, que não se identifica com a área.
De minha parte, procuro passar o maior número de informações possíveis, mas confesso que um curso de 60 horas (3 semanas toda a noite), para passar tudo sobre injeção eletrônica, é um tempo muito pequeno, e que infelizmente não tem como falar sobre todos os assuntos.
As informações que coletei aqui no fórum já serviram de assunto, ou embasaram assunto de muitas aulas minhas, e eu percebo que quando eu consigo fazer isso os alunos prestam mais atenção, e acabam se dedicando ou pelo menos desocupando uma cadeira que pode servir a outro.
Em outro tópico você mencionou que sua formação automotiva aconteceu na Alemanha, fiquei curioso em saber como é o ensino lá, e se há um meio de ir pra lá que não seja muito oneroso, ou ainda se tem como ir trabalhar lá para poder estudar lá, enfim, curiosidades... hehehe B) B) : : :
Fico no aguardo do e-mail com o material.
Obrigado!!!
André,
Agradeço seus comentários. Suas colocações são excelentes.
Eu afirmo com orgulho que me formei Técnico em uma Escola Técnica Estadual em São Paulo, Getúlio Vargas. E foi graças à minha formação técnica que obtive oportunidades de atuar e obter conhecimento de qualidade na Alemanha. Passei em um processo de seleção na Volkswagen Brasil para atuar como Reparador Elétrico em Wolfsburg, e graças à muito empenho conquistei essa vitória.
Realmente o nível do Ensino por lá é excepcional, André. Muitos Técnicos na Alemanha são aptos à ensinarem nossos Engenheiros Brasileiros, e com maestria. Eu fui com 17 anos e praticamente refiz meu curso técnico novamente, os novos Reparadores tinham aulas todos os dias de assuntos relacionados às suas especialidades, no meu caso a eletrônica, tínhamos aulas com os melhores Especialistas nos assuntos. Os Reparadores tinham a liberdade para responderem e contestarem a Engenharia, pois o que é visto no Brasil como Competitividade, os alemães entendem como trabalho em equipe. Nas Universidades os alunos são cobrados, e os "alunos à toa", com baixo rendimento são "convidados" a se retirarem.
Agora você citou um tema interessante, o SENAI e as Escolas Técnicas estão cheias de alunos inuteis, que sujam o nome da Instituição e atrapalham o rendimento dos demais, além de tomar o lugar de um garoto carente que sonha com uma profissão, e isso é verdade, cara. O SENAI, era muito conceituado à tempos atràs. As montadoras exigiam, inclusive, a contratação de seus alunos por julgarem o alto nível técnico dos mesmos. A realidade hoje é outra, e isso não tem nada a ver com os Instrutores, que são injustamente desrespeitados e ignorados em suas aulas, por melhor que seja. E o negócio ainda piora e muito quando a porcaria do aluno que obteve, por sorte, o diploma do SENAI se matricula em uma Universidade e consegue se formar em Engenharia. Daí perguntam, "Poxa, por que os carros não são totalmente desenvolvidos no Brasil?". E eu respondo: Falta intelecto, capacidade técnica, e seriedade. Então o Engenheiro de Google quando quer mudar o torque de um parafuso de 25N/m para 25,5N/m tem que ligar para a Alemanha ou Itália, e pedir a benção dos caras. Lamentável. Um desperdício de conhecimento técnico dos Instrutores, de carteiras e folhas de papel. Então quando eu aprovo 3 alunos e reprovo 42, eu que sou ruim!
Pode deixar, meu caro. Incluirei você para receber meus materiais. Tenho certeza que fará um bom uso.
Forte abraço.
Olá Leandro, pode enviar o material sobre análise da can para mim tb por favor
Obrigado
Olá!
Gostaria que alguém do fórum que recebeu o material sobre rede can que me enviasse por favor pois solicitei o envio e ainda não recebi.
Se alguém puder compartilhar ficarei grato.
Ola amigo tambem tenho muito interesse neste material tecnico, agradeceria muito se mi enviasse
Boa tarde Leandro, preciso dos seus materiais, atuo no ramo de eletrônica automotiva mas sofro com a falta de informações.
Não tenho muita condição para fazer novos cursos e o seu comentário sobre eles foi perfeito. São muito superficiais e os alunos demonstram pouco interesse de aprender .
Conto com a sua ajuda preciso aprender para evoluir .
Desde já agradeço !! E estou no aguardo .
Abraços !! Meu e-mail é [email protected]
Por favor gostaria de receber tambem, meu email é [email protected]
Bom dia Blietzkrieg!
Poderia enviar para [email protected]?
Grato e parabéns pelo altruísmo.
Paulo Costa
Prezado,
Favor me encaminhar material : [email protected]
Obrigado,
Eduardo Pazzi
Se possível for gostaria de receber suas informações e-mail: [email protected] Muito Obrigado.
Prezados Colegas Reparadores,
Primeiramente peço minhas humildes desculpas em não atender todas solicitações quanto ao envio de materiais. E isso é justificável devido à grande quantidade de atividades que realizo.
Às vezes permaneço até altas hora da noite trabalhando em Projetos, Desenvolvimentos e tentando dar o máximo de mim em prol dos valiosos Colegas deste Fórum.
Não prometo enviar a todos ainda neste final de semana, uma vez que estou preparando uma Palestra no Congresso Nacional de Engenharias da Mobilidade, com o Tema Sistemas Embarcados Veiculares. Porém, prometo atender, um à um, dessa forma executando meu principal propósito neste Grupo, cooperar para que o nível de conhecimento de nossos Profissionais esteja sempre em constante evolução.
Cordialmente.
Prezado Leandro. Não esqueça do amigo. Sempre que tiver materiais para aprendizado, mande para mim. Obrigado, bom fim de semana e abração!
Tuck,
Nós nunca nos esquecemos dos amigos, concorda? Portanto com certeza será lembrado.
Att;
Olá Amigo, Eu também estou interessado neste assunto, Diagnostico de falhas em rede Can-bus e processamento de dados em alta velocidade.
Muito Obrigado.
Pessoal,
Minha vida anda meio conturbada devido à isso aqui:
www.conemb.com.br/#!palestras/c1x69
Aqui está a programação das Palestras. Concordam que a minha apresentação tem tudo à vez com nosso Grupo?
media.wix.com/ugd/1347c9_b98ac1b45bd14c2dab3ec1872c076747.pdf
E isso tudo eu ofereço à cada um de vocês, podem ter certeza.
Quanto ao material, quando passar dia 30 e prometo enviar a todos.
Desculpem o atraso. Fique com Deus.
Ola gistaria de receber a materia tbm meu emai [email protected] grato
Bom dia amigo, poderia enviar esse material para mim também.
Ficaria honrado em receber.
Se ainda puder, gostaria muito de receber estas informações.
Obrigado.
Amigos,
Primeiramente, para 2016 desejo muita paz, saúde e harmonia à todos Profissionais da Área Automobilística e seus respectivos familiares.
Enviei alguns materiais nos emails acima.
Tuck, você não deixou seu email, meu caro.
"Quando ensinamos, imediatamente nos tornamos dignos de aprendermos."
Abraços
Olá! Boa tarde, quando você puder gostaria que me enviasse também o material, ficarei grato e desde já agradeço sua iniciativa em disponibilizar tal material.
Boa tarde, Blietzkrieg
Sou novo no Forum e li este tópico. Gostaria muito de receber o material em questão se possível.
Email: [email protected] ou [email protected]
Obrigado!
Caro Leandro, gostaria de receber este material também por favor.
email: [email protected]
Se quiser posso hospedar esse arquivo em meu site e colocar a disposição para todos aqui no fórum.Podemos colocar uma senha no arquivo e somente o pessoal do fórum terá acesso.
Minha intenção é ajuda-lo, então veja como prefere.
Muito Obrigado.
Ernani Martins.
Boa tarde Amigo,conforme solicitado estou enviando o meu e-mail : [email protected]
Obrigado !!!!
Prezados,
Enviado.
Amigo ernanimartins,
Parabéns por pensar dessa forma, sendo ajudado e oferecendo ajuda. Trata-se de uma atitude nobre.
Você questionou que se eu precisasse, você poderia , gentilmente, ceder materiais próprios.
Claro, meu amigo. Não somente eu, mas muitos por aqui precisam ou precisarão da sua ajuda, acredite.
Então, por favor, abra um tópico e ofereça à mais parceiros. E saiba que precisando, você também será ajudado, e isso se estende à todos Colegas novos no Fórum.
Muito Obrigado, e seja bem vindo ao Time!
Abraços.
Meu amigo,gostaria também de receber esses matérias, desde de já obrigado
Tudo bem, Danieleletron,
Deixe seu email que com certeza será enviado.
Abraço.
Olá caro amigo Leandro Zamaro
Vejo que você é um grande estudioso do setor automotivo e queria receber um pouco dos seus conhecimentos. Poderia me enviar esse material sobre a rede CAN e qualquer outro material sobre sistemas automotivos. Agradeço desde já.
Prezado leandro. Tudo bem? Sempre que tiver materiais de estudo sobre eletônica automotiva, por favor envie para mim. Abração, tudo de bom e fique com Deus.
Caro Leandro...ficarei muito grato se puder me enviar esse material..
Obrigado
Gostaria de receber estes materias [email protected]
Meu amigo Leandro,gostaria de receber,meus dados abaixo,obrigado
Prezado professor nao me deixe de fora por favor, um material desses vale mais que ouro
Olá, poderia me enviar também... material muito elogiado.
obrigado
Ficarei agradecido se puder enviar.
Email: [email protected]
OBRIGADO
Olá boa noite colega na realidade para mim a rede can é um mistério trabalho com injeção eletrônica mas ultimamente com esse sistema de rede ficou complicado para mim.no diagnóstico quando passo o escaners q dá algum problema na rede fico à ver navios não sei nem por onde começar.por favor colega me envia esse material esclarecendo esse mistério sobre defecam ficarei muito [email protected]
Gostaria muito de receber este material, pois ainda tenho algumas dúvidas relacionadas a rede can, no entanto gostaria de estudar o sistema can, afim de ter um melhor e mais amplo conhecimento do assunto. Se possivel me enviar desde já agradeço! Email: [email protected]
Se puder me enviar o material ficarei grato. [email protected].
Olá Leandro, Ficarei muito grato se me enviar esse material sobre Rede Can
Grato desde já.
Bom Dia,
Desculpem a ausência. Porém, esta é justificável devido ao trabalho.
Fico muito feliz pelo interesse dos amigos deste grupo neste singelo material, que é de minha própria autoria, e o fiz sem qualquer tipo de pretensão, exceto poder ajudar os profissionais à entenderem, de forma simplificada, este assunto, demasiadamente, rebuscado.
Pensando de uma forma melhor, a fim de atender o máximo de colegas possíveis, transformarei este meu trabalho manuscrito em uma possível matéria, à ser publicada, se Deus permitir, nas próximas edições da Revista OB.
"Não existe complexidade diante de uma metodologia de ensino adequada, dirigida à pessoas inteligentes, com ânsia de aprender."
Prof. Leandro Zamaro
Meu amigo poderia me mandar por obséquio esse material, fico grato desde já([email protected])Deus abençoe e continue a te dar sabedoria e o dom de compartilhar.