Caros Amigos,
Todos nós estamos sujeitos à "trancar", acidentalmente, um veículo com sua chave em seu interior.
No caso de um VW, Audi, SEAT e Skoda, desde que possuam Airbag, não precisa chamar o Chaveiro.
Segue uma dica no qual, ainda na Alemanha e após estudar o sistema eletrônico de tais veículos, coloquei em prática e consegui "burlar" o Sistema.
1) Em muitos veículos, abrir sua tampa do capô sem ter acesso ao "puxador", não é um grande problema. Ainda mais os modelos que utilizam uma peça plástica ao invés de um Protetor de Cárter. O importante é conseguir acessar e destravar a fechadura da tampa dianteira, com auxílio de uma chave de fenda longa. Apenas atente para o fato de desligar a buzina do alarme.
2) Capô aberto. Tenha acesso à ECU e a desconecte. Através de um bom diagrama elétrico, localize em seu conector as alimentações da linha 15 e 30 e, com auxílio de um ou mais fios, alimente essas linhas diretamente do positivo da Bateria.
3) Perceba que o Painel foi alimentado e está ligado. Ele não é o único, pois ao alimentar as devidas linhas 15 e 30, todos módulos estão acionados e "atentos" ao que ocorre.
4) Caso o veículo não possua a central do imobilizador independente do Painel de Instrumentos, localize no diagrama elétrico, as linhas Can-H e Can-L. Ainda com o Diagrama, localize o Pin-Out da Tomada OBD2 do veículo, associe aos pinos do conector do seu Scanner e ligue a linha CAN da ECU diretamente nos seus respectivos terminais, além da alimentação Positiva e Negativa para funcionar seu Equipamento, que pode ser obtida através da própria Bateria.
5) Após isso, seu Scanner entrará em funcionamento.
6) Agora a justificativa do ter Airbag: acesse seu sistema.
7) É necessário que seu equipamento possua a função teste de atuadores. Mantenham a calma, nada irá estourar.
8) Tais sistemas de Airbag's possuem uma rotina após uma colisão, como ligar Buzina do Alarme, o Pisca-Alerta, cortar a Bomba de Combustível, e tudo isso via protocolos enviados à cada Central de Controle. Enfim, a Central de travamento, tem mais uma função que é nada mais, nada menos que enviar um comando para abrir as travas do veículo. Dessa forma, basta acionar a função "Teste de Atuadores" do Airbag, no Scanner, e presenciar a abertura do veículo.
IMPORTANTE: Veículos com Central do Imobilizador individual.
Se realizarmos todo procedimento acima, ainda não será possível acessar os demais Módulos pelo conector da ECU, uma vez que sua comunicação com o restante das Centrais, passa pelo sistema do Imobilizador, e este não permite enviarmos um aperto de mão ao restante dos Sistemas, em sentido contrário. Dessa forma a alternativa é "matá-lo" temporariamente. Como?
Geralmente, o Imobilizador compartilha sua alimentação com o sensor dos Pedais de Freio (um dos dois fios), Embreagem, Sensor de Velocidade e, alguns mais antigos, com o sensor de ré. Através de um desses fios com positivo, cause um pequeno curto com a massa e "queime" o fusível de alimentação. Dessa forma o "imbatível" Imobilizador perde o controle sobre qualquer sinal que passe pelo seu sistema transforma-se em uma simples "ponte" condutiva, e transmissão de dados ocorre livremente.
ATENÇÃO: É DE SUMA IMPORTÂNCIA, ATRAVÉS DO DIAGRAMA, TER TOTAL CERTEZA DO PIN-OUT, INCLUSIVE NA LIGAÇÃO DO SCANNER, QUE LIGADO INCORRETAMENTE É AVARIADO.
Quanto ao sistema de alimentação do Imobilizador, troque o fusível queimado e ponto final.
Abraços.