Carregando os tópicos... por favor aguarde
Respostas:
<t><p>Colega:</p> <p>As causas mais conhecidas para ocorrer desgastes de pneus são referente a ângulo da suspensão errados, ou seja o que provoca o desgaste irregular são convergência ou divergência, câmber e cáster.</p> <p>Onde também temos fatores como pistas ruins, e motoristas que gostam de fazer curvas aceleradas e se a tendência do local forem mais curvas para um lado especifico o pneu vai desgastar que o outro. </p> <p>Faça o alinhamento e balanceamento entre três a seis meses, devendo levar em consideração a quantidade de quilômetros que você roda.</p> <p>Att. Diaz</p></t>
<t><p>Prezados. Obrigado pelas respostas. Vou realizar algumas experiencias, inclusive tentando de alguma forma constatar se a parte dianteira esquerda do carro é ou não mais pesada conforme penso. No Palio atual, o ELX, o pneu direito da frente está desgastado já bem perto das marquinhas TWI, enquanto que o esquerdo ainda está longe. Estou até pensando em comprar apenas um pneu para substituir o gasto. O desgaste dos pneus pela minha experiencia não me sugere problema de alinhamento ou balanceamento. Vou pesquisar e depois posto aqui se descobrir algo interessante. Abração, bom carnaval e boa semana para todos.</p></t>
<t><p>Colega Tuck,</p> <p>Uma montadora antes de colocar o produto no mercado passam por várias etapas onde envolvem engenharia de vários setores interno até mesmo dos fornecedores, quando se chegam aos prototipo já foram feitas diversos testes e anos de trabalho, tudo isto para o produto nascer, sabemos que um percentual pequeno do total produzido vai apresentar inconveniente, mas nunca 100% e no caso este defeito permanecer por mais de 20 anos que e o período do Palio até então. </p> <p>No seu caso descrito está focado em seu veículo, caso estivesse acontecendo este fato em determinadas ilha de chassis a Fiat automóveis já teria uma posição, caso o veículo apresenta-se inconformidade de pesos que afetasse o produto, então iria retrabalhar a suspensão, molas, suportes e outros pontos.</p> <p>Então relação peso entre outras suspeitas isto aconteceria em todos os veículos vendidos.</p> <p>Em minha opinião deveria procurar um local de sua região e fazer análise estrutural do monobloco, pois o veículo rodando pode apresentar esforços no chassi decorrente a pista, e isto refletir em desgaste no pneu, sendo que alinhamento e feito de maneira estática.</p> <p>Para afirmar que o veículo nunca teve colisões, acidentes entre outros fica difícil saber o histórico do veículo, mesmo que o Papa fale não dá pra acreditar, quantas pancadas em meio fio e outras situações.</p> <p>Esta e a minha opinião levando em conta a minha experiência na montadora e fora dela, </p> <p>Na dúvida faça a verificação do monobloco, acredito que em sua região vai encontrar uma empresa que faz este serviço.</p> <p>Um abraço </p> <p>Diaz</p></t>
<t><p>Prezados e professor Diaz. Boa tarde. Novamente agradeço a atenção. Estou pensando e vou ainda realizar alguns testes porque essa história não é só desse carro. Aconteceu nos outros também. Ele e os outros foram comprados zero Km e sempre foram ultra bem tratados, carros de "cristaleira", eu diria. Abraço.</p></t>
<t><p>Prezados. Continuando este tópico que é mais um bate papo do que o relato de um problema, bolei hoje um sistema para medir o torque de acionamento do meu macaco sanfona e por incrível que pareça, minha teoria de que a dianteira esquerda seria mais pesada que a direita foi por água abaixo. Coloco a seguir os valores aproximados dos torques de acionamento do meu antigo e valoroso “macaquinho sanfona” para os dois lados da frente desse carro: No lado esquerdo, que eu pensei que era mais pesado que o direito, achei um torque máximo de 0,88 Kgfm. No lado direito, o torque máximo medido foi 1,27Kgfm, derrubando por terra minha teoria. Com essas medidas aproximadas, posso dizer que a dianteira direita desses carros é mais pesada que a esquerda. Tenho agora que inventar outra teoria. Abraço para todos.</p></t>
<t><p> expMeu nobre Tuch voce tem razao,nao e normal,estes desgastes,aqui naminha oficina,ja tive varios casos,minha </p> <p>colaboradora do escritorio,tem 1 palio 2013 so desguasta o lado direito,no periudo de garantia,foi na concecionaria tres vezes </p> <p>nao conseguirao,dar explicaçao,ja levamos,ele no nosso alinhador,de confiança,em outras 2 lojas de alinhamento,dizem esta </p> <p> tudo em ordem,mas sempre o desguaste,nao some,alguem errou muito este quisito.</p></t>
<t><p> expMeu nobre Tuch voce tem razao,nao e normal,estes desgastes,aqui naminha oficina,ja tive varios casos,minha </p> <p>colaboradora do escritorio,tem 1 palio 2013 so desguasta o lado direito,no periudo de garantia,foi na concecionaria tres vezes </p> <p>nao conseguirao,dar explicaçao,ja levamos,ele no nosso alinhador,de confiança,em outras 2 lojas de alinhamento,dizem esta </p> <p> tudo em ordem,mas sempre o desguaste,nao some,alguem errou muito este quisito.</p></t>
<t><p>Prezado Claudinei. É isso aí. Como já postei, esse é o terceiro Palio que temos e esse fenômeno se repete. Fico pensando o que poderia causar esse desgaste desigual. Essa roda deve, penso eu, "quicar" mais do que a esquerda, e aí o pneu vai derrapando e lixando mais que o outro (?). Talvez o problema seja na suspensão que permite esse "Quicar" do lado direito, sei lá...Já pensei também se é alguma característica do diferencial que forçaria mais uma roda que a outra...(?). Os mais experientes aqui do fórum acham que esse problema que eu postei e agora o amigo confirma, é devido à alinhamento, balanceamento, monobloco, etc. Eu respeito muito a opinião deles porque indiscutivelmente são professores de mecânica, mas que esse fato acontece, acontece. Vamos ver se aparecem mais opiniões e comentários para essa doideira dos Palios. Alguém já constatou se outro carro da Fiat, por exemplo os Unos, apresentam essa característica? Abraço.</p></t>
<t><p>Respirem todos, vocês tão fazendo uma guerra ai por causa do carro e torto e gasta mais la e cá, mais todo mundo se esqueceu de uma coisa. Pra que serve o rodizio de pneus mesmo????? todos os carros independente da marca vão gastar mais o dianteiro direito por questões de ruas mesmo, as rotatórias são todas a esquerda, e cerca de 60% das curvas que a gente faz são para a esquerda tb, junte isso tudo apos 30.000 km e veja como fica, assim como o dianteiro direito e o que mais gasta o traseiro esquerdo e o que mais dura pois ele nas curvas e o que detém o menor peso do veiculo, todo mundo so ve o que gasta mais, e o que dura mais. por isso é feito o rodizio. pois um vai sempre gasta mais que o outro, e o lado direito vai sempre gasta mais, por isso e feito em x ainda em alguns casos. Mesma coisa que nas motos que no pneu sempre gasta mais do lado esquerdo que no direito o pneu, 1 por causa das ruas mais a esquerda e 2 por que antes de para toda vez ela fica no cavalete. e moto não tem geometria para ajuste.. </p> <p>valeu galera espero ter contribuído para o topico</p></t>
<t><p>Prezados. Confesso que é a primeira vez que tomo conhecimento desse desgaste irregular, que ele ocorre em muitos ou na maioria dos carros. Acho que nos Palios é muito exagerado. Vou passar a observar e perguntar para parentes e conhecidos que tem outras marcas e modelos de carro. Quanto á questão do rodizio, desde criança eu ouço e leio a respeito desse procedimento mas nunca fiz e não conheço ninguém que faça. Eu sigo a filosofia de um camarada do meu trabalho que dizia que se fizesse rodizio, em pouco tempo teria que comprar 4 pneus novos, e se não fizesse o rodizio teria que comprar apenas dois para a dianteira porque os pneus da traseira duram muito mais que os da dianteira e é melhor deixa-los quietos na traseira. Sempre faço assim e dá certo. Abraço.</p></t>
<t><p>Poise ja vi pessoas me comentarem isso tambem, acho que vai muito de cada cliente querer ou não fazer o rodizio, entre trocar os 2 ou 4 pneus, ate pq pneu tb tem validade, 5 anos, imagina so o cara que que anda 10000km por ano, ao fim de 5 anos o pneu dele da trazeira esta bom, pois ja vi casos de durarem mais, mais a sua borracha não esta mais garantida que cumprira sua função. acho que a questao do rodizio ou trocar os pneus de lado vai depender muito tambem do ciclo de uso do carro e qual a km que ele roda por mes. para evitar esse tipo de problema. se o cara for viajante vai notar menos esse desgaste, vai gastar muito a dianteria e a trazeira bem pouco, mais se for ciclo urbano pesado, vai gastar mais a dianteira esquerda, ai o bom e trocar de lado ou fazer rodizio pra minimizar o desgaste.</p></t>
<t><p>Prezados. Eu comecei esse tópico e vários participantes postaram boas respostas. Conversei a respeito do fenômeno com meu filho e ele pesquisando na internet encontrou na Wikipedia um artigo intitulado "Torque steering" que é exatamente a respeito desse fenômeno que ocorre PRINCIPALMENTE em carros com tração dianteira e motor transversal. Varias são as causas:</p> <p>Projeto incorreto da parede lateral do pneu.</p> <p>Semi arvores com ângulos diferentes devido à:</p> <p>Comprimentos e diâmetros diferentes dos semi arvores.</p> <p>Movimentos momentâneos do motor.</p> <p>Tolerâncias/folgas nos suportes do motor</p> <p>Rolagem da carroceria.</p> <p>Uma das rodas quicando. </p> <p>Torques diferentes nas semi arvores devido a problemas nos rolamentos e/ou diferencial.</p> <p>Tolerâncias na geometria da suspensão.</p> <p>Forças de tração diferentes devido a superfície da estrada combinado com o offset do pino mestre. (acho que é o caster).</p> <p>Quem quiser ler é só acessar a Wikipedia. <a class="postlink" href="https://en.wikipedia.org/wiki/Torque_steering">https://en.wikipedia.org/wiki/Torque_steering</a></p> <p>Sendo a Wikipedia em ingles, quem tiver dificuldade pode colocar no google tradutor, que deve dar para ler. Abraço para todos.</p></t>
<t><p>a e tem mais esse detalhe que em alguns carros como no palio a caixa não é central, ai um lado e mais comprido que o outro, ou seja da mais torque em um lado e patina mais facil um lado por causa disso.</p></t>