Senhores, boa noite. Já estou no terceiro Palio. O primeiro foi um Fire 1000 ano 2005, o segundo foi um Fire 1000 Economy ano 2009 e o terceiro é um ELX 1000 também 2009. O meu comentário e questionamento é o seguinte: Todos três Palios apresentaram desgaste irregular nos pneus dianteiros, sendo que o pneu direito gasta muito mais do que o esquerdo. Levantando a parte dianteira do carro com macaco sanfona, ora do lado esquerdo, ora do lado direito, penso/acho que o lado esquerdo dianteiro do carro, lado do motorista, é mais pesado que o o lado direito e isso poderia ser uma explicação para o desgaste desigual dos pneus (?). Pergunto: Os prezados mecânicos já repararam essa característica nesses carros? O lado esquerdo mais pesado (será que é mesmo?) causaria menos desgaste nesse pneu? Abraço para todos.
Respostas:
Colega:
As causas mais conhecidas para ocorrer desgastes de pneus são referente a ângulo da suspensão errados, ou seja o que provoca o desgaste irregular são convergência ou divergência, câmber e cáster.
Onde também temos fatores como pistas ruins, e motoristas que gostam de fazer curvas aceleradas e se a tendência do local forem mais curvas para um lado especifico o pneu vai desgastar que o outro.
Faça o alinhamento e balanceamento entre três a seis meses, devendo levar em consideração a quantidade de quilômetros que você roda.
Att. Diaz
Prezados. Obrigado pelas respostas. Vou realizar algumas experiencias, inclusive tentando de alguma forma constatar se a parte dianteira esquerda do carro é ou não mais pesada conforme penso. No Palio atual, o ELX, o pneu direito da frente está desgastado já bem perto das marquinhas TWI, enquanto que o esquerdo ainda está longe. Estou até pensando em comprar apenas um pneu para substituir o gasto. O desgaste dos pneus pela minha experiencia não me sugere problema de alinhamento ou balanceamento. Vou pesquisar e depois posto aqui se descobrir algo interessante. Abração, bom carnaval e boa semana para todos.
Colega Tuck,
Uma montadora antes de colocar o produto no mercado passam por várias etapas onde envolvem engenharia de vários setores interno até mesmo dos fornecedores, quando se chegam aos prototipo já foram feitas diversos testes e anos de trabalho, tudo isto para o produto nascer, sabemos que um percentual pequeno do total produzido vai apresentar inconveniente, mas nunca 100% e no caso este defeito permanecer por mais de 20 anos que e o período do Palio até então.
No seu caso descrito está focado em seu veículo, caso estivesse acontecendo este fato em determinadas ilha de chassis a Fiat automóveis já teria uma posição, caso o veículo apresenta-se inconformidade de pesos que afetasse o produto, então iria retrabalhar a suspensão, molas, suportes e outros pontos.
Então relação peso entre outras suspeitas isto aconteceria em todos os veículos vendidos.
Em minha opinião deveria procurar um local de sua região e fazer análise estrutural do monobloco, pois o veículo rodando pode apresentar esforços no chassi decorrente a pista, e isto refletir em desgaste no pneu, sendo que alinhamento e feito de maneira estática.
Para afirmar que o veículo nunca teve colisões, acidentes entre outros fica difícil saber o histórico do veículo, mesmo que o Papa fale não dá pra acreditar, quantas pancadas em meio fio e outras situações.
Esta e a minha opinião levando em conta a minha experiência na montadora e fora dela,
Na dúvida faça a verificação do monobloco, acredito que em sua região vai encontrar uma empresa que faz este serviço.
Um abraço
Diaz
Prezados e professor Diaz. Boa tarde. Novamente agradeço a atenção. Estou pensando e vou ainda realizar alguns testes porque essa história não é só desse carro. Aconteceu nos outros também. Ele e os outros foram comprados zero Km e sempre foram ultra bem tratados, carros de "cristaleira", eu diria. Abraço.
Prezados. Continuando este tópico que é mais um bate papo do que o relato de um problema, bolei hoje um sistema para medir o torque de acionamento do meu macaco sanfona e por incrível que pareça, minha teoria de que a dianteira esquerda seria mais pesada que a direita foi por água abaixo. Coloco a seguir os valores aproximados dos torques de acionamento do meu antigo e valoroso “macaquinho sanfona” para os dois lados da frente desse carro: No lado esquerdo, que eu pensei que era mais pesado que o direito, achei um torque máximo de 0,88 Kgfm. No lado direito, o torque máximo medido foi 1,27Kgfm, derrubando por terra minha teoria. Com essas medidas aproximadas, posso dizer que a dianteira direita desses carros é mais pesada que a esquerda. Tenho agora que inventar outra teoria. Abraço para todos.
expMeu nobre Tuch voce tem razao,nao e normal,estes desgastes,aqui naminha oficina,ja tive varios casos,minha
colaboradora do escritorio,tem 1 palio 2013 so desguasta o lado direito,no periudo de garantia,foi na concecionaria tres vezes
nao conseguirao,dar explicaçao,ja levamos,ele no nosso alinhador,de confiança,em outras 2 lojas de alinhamento,dizem esta
tudo em ordem,mas sempre o desguaste,nao some,alguem errou muito este quisito.
expMeu nobre Tuch voce tem razao,nao e normal,estes desgastes,aqui naminha oficina,ja tive varios casos,minha
colaboradora do escritorio,tem 1 palio 2013 so desguasta o lado direito,no periudo de garantia,foi na concecionaria tres vezes
nao conseguirao,dar explicaçao,ja levamos,ele no nosso alinhador,de confiança,em outras 2 lojas de alinhamento,dizem esta
tudo em ordem,mas sempre o desguaste,nao some,alguem errou muito este quisito.
Prezado Claudinei. É isso aí. Como já postei, esse é o terceiro Palio que temos e esse fenômeno se repete. Fico pensando o que poderia causar esse desgaste desigual. Essa roda deve, penso eu, "quicar" mais do que a esquerda, e aí o pneu vai derrapando e lixando mais que o outro (?). Talvez o problema seja na suspensão que permite esse "Quicar" do lado direito, sei lá...Já pensei também se é alguma característica do diferencial que forçaria mais uma roda que a outra...(?). Os mais experientes aqui do fórum acham que esse problema que eu postei e agora o amigo confirma, é devido à alinhamento, balanceamento, monobloco, etc. Eu respeito muito a opinião deles porque indiscutivelmente são professores de mecânica, mas que esse fato acontece, acontece. Vamos ver se aparecem mais opiniões e comentários para essa doideira dos Palios. Alguém já constatou se outro carro da Fiat, por exemplo os Unos, apresentam essa característica? Abraço.
Respirem todos, vocês tão fazendo uma guerra ai por causa do carro e torto e gasta mais la e cá, mais todo mundo se esqueceu de uma coisa. Pra que serve o rodizio de pneus mesmo????? todos os carros independente da marca vão gastar mais o dianteiro direito por questões de ruas mesmo, as rotatórias são todas a esquerda, e cerca de 60% das curvas que a gente faz são para a esquerda tb, junte isso tudo apos 30.000 km e veja como fica, assim como o dianteiro direito e o que mais gasta o traseiro esquerdo e o que mais dura pois ele nas curvas e o que detém o menor peso do veiculo, todo mundo so ve o que gasta mais, e o que dura mais. por isso é feito o rodizio. pois um vai sempre gasta mais que o outro, e o lado direito vai sempre gasta mais, por isso e feito em x ainda em alguns casos. Mesma coisa que nas motos que no pneu sempre gasta mais do lado esquerdo que no direito o pneu, 1 por causa das ruas mais a esquerda e 2 por que antes de para toda vez ela fica no cavalete. e moto não tem geometria para ajuste..
valeu galera espero ter contribuído para o topico
Prezados. Confesso que é a primeira vez que tomo conhecimento desse desgaste irregular, que ele ocorre em muitos ou na maioria dos carros. Acho que nos Palios é muito exagerado. Vou passar a observar e perguntar para parentes e conhecidos que tem outras marcas e modelos de carro. Quanto á questão do rodizio, desde criança eu ouço e leio a respeito desse procedimento mas nunca fiz e não conheço ninguém que faça. Eu sigo a filosofia de um camarada do meu trabalho que dizia que se fizesse rodizio, em pouco tempo teria que comprar 4 pneus novos, e se não fizesse o rodizio teria que comprar apenas dois para a dianteira porque os pneus da traseira duram muito mais que os da dianteira e é melhor deixa-los quietos na traseira. Sempre faço assim e dá certo. Abraço.
Poise ja vi pessoas me comentarem isso tambem, acho que vai muito de cada cliente querer ou não fazer o rodizio, entre trocar os 2 ou 4 pneus, ate pq pneu tb tem validade, 5 anos, imagina so o cara que que anda 10000km por ano, ao fim de 5 anos o pneu dele da trazeira esta bom, pois ja vi casos de durarem mais, mais a sua borracha não esta mais garantida que cumprira sua função. acho que a questao do rodizio ou trocar os pneus de lado vai depender muito tambem do ciclo de uso do carro e qual a km que ele roda por mes. para evitar esse tipo de problema. se o cara for viajante vai notar menos esse desgaste, vai gastar muito a dianteria e a trazeira bem pouco, mais se for ciclo urbano pesado, vai gastar mais a dianteira esquerda, ai o bom e trocar de lado ou fazer rodizio pra minimizar o desgaste.
Prezados. Eu comecei esse tópico e vários participantes postaram boas respostas. Conversei a respeito do fenômeno com meu filho e ele pesquisando na internet encontrou na Wikipedia um artigo intitulado "Torque steering" que é exatamente a respeito desse fenômeno que ocorre PRINCIPALMENTE em carros com tração dianteira e motor transversal. Varias são as causas:
Projeto incorreto da parede lateral do pneu.
Semi arvores com ângulos diferentes devido à:
Comprimentos e diâmetros diferentes dos semi arvores.
Movimentos momentâneos do motor.
Tolerâncias/folgas nos suportes do motor
Rolagem da carroceria.
Uma das rodas quicando.
Torques diferentes nas semi arvores devido a problemas nos rolamentos e/ou diferencial.
Tolerâncias na geometria da suspensão.
Forças de tração diferentes devido a superfície da estrada combinado com o offset do pino mestre. (acho que é o caster).
Quem quiser ler é só acessar a Wikipedia. https://en.wikipedia.org/wiki/Torque_steering
Sendo a Wikipedia em ingles, quem tiver dificuldade pode colocar no google tradutor, que deve dar para ler. Abraço para todos.
a e tem mais esse detalhe que em alguns carros como no palio a caixa não é central, ai um lado e mais comprido que o outro, ou seja da mais torque em um lado e patina mais facil um lado por causa disso.