Boa Tarde amigos do site!!
Gostaria de saber de vcs como anda o movimento da oficina , a qualidade da clientela pois estou pensando em montar minha oficina em outrfa cidade pois aqui em moro ta muito devagar , pouco recurso pra peças , péssimos clientes enfim ...
Estou no ramo a 17 anos mas estou meio decepcionado com a profissão. Por favor contem aqui suas experiências e me ajudem com informações de lugares bons pra se montar uma oficina!!
Obs...Moro em Guararema -sp cidade com 30 mil habitantese umas 20 oficinas
abraço
Respostas:
OLÁ CPRADO BOA NOITE, NÃO DESANIMA NÃO COMPANHEIRO, AVIDA É ASSIM MESMO É ALTOS E BAIXO
ERGA A CABEÇA E BOLA PRA FRENTE, SEJA SINCEROS E REALISTA COM SEUS CLIENTES QUE LOGO
ELES VOLTA.
A vida é assim: cheia de surpresas, de amigos e de inimigos, de lágrimas e de alegrias, de dores e amores.
É a vida.Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.
UM GRANDE ABRAÇO...
Estas duas palavras vc tem que tirar do seu dicionario. É nas tribulações que tiramos melhor proveito para aprimorarmos nossa vida de uma melhor maneira.
Olha véio, dessa de pouco movimento eu conheço bem, bom, vou te dar algumas dicas ki talvez seja pra outros colegas de muita serventia também, ki pretendo implantar,
Já ouvi de amigos meus aqui do fórum oficina brasil, o cara saiu de uma cidade de são paulo não tão pequena e foi pra uma menor, motivo, a frota estava muito nova e as revisões eram todas das concessionárias, como aqui também em BH,
sob clientela péssima, é assim mesmo: por isso precisamos se possivel procurar, bons pontos comerciais com bastante movimento, talvez nem precise ser em outra cidade, talvez em um bairro de periferia, claro ki não seja assim tão sem giro de dinheiro
Um ponto comercial bom com visibilidade e com bastante movimento, uma troca de óleo vendendo algumas peças, um pouco de borracharia pra chamar clientela, um lavajato pra lavar os próprios carros como também chamar clientela, se possivel também um chaveiro, chama clientela e ainda dá retorno, e ainda se tiver espaço
é bom ter um alinhamento,
Creio eu ki com estas medidas dá sim pra não depender de clientes ruins, é isso ae bola pra frente, Milton
DSC_0018.jpg
Boa noite cprado! Não desanime, esse seu sentimento pode ser por stress, um problema que nós normalmente achamos que é bobagem e não é. Mas bola pra frente aproveite que o serviço está calmo e modifique um pouco sua oficina, descarte oque não é usado, organize o ferramental, aproveite o tempo para fazer um curso de atualização, faça uma pesquisa para ver qual a carência de serviços da sua cidade, se especialize nesta área e divulgue, faça promoções de serviços, faça uma parceria com algum colega da área e principalmente valorize sua mão de obra, por que as vezes de nada adianta a oficina cheia de carros e cobrar- mos pouco mais que nada pelo serviço só para agradar o cliente ou pra que ele volte, o que faz o cliente voltar é o serviço bem executado e a clareza do que foi feito, invista em conhecimento e equipamentos. pesquise no mercado livre você encontra scanners e multimetros bem em conta. Nunca desista dos seus ideais, trabalhe bastante. Um abraço!
Boa noite cprado! Não desanime, esse seu sentimento pode ser por stress, um problema que nós normalmente achamos que é bobagem e não é. Mas bola pra frente aproveite que o serviço está calmo e modifique um pouco sua oficina, descarte oque não é usado, organize o ferramental, aproveite o tempo para fazer um curso de atualização, faça uma pesquisa para ver qual a carência de serviços da sua cidade, se especialize nesta área e divulgue, faça promoções de serviços, faça uma parceria com algum colega da área e principalmente valorize sua mão de obra, por que as vezes de nada adianta a oficina cheia de carros e cobrar- mos pouco mais que nada pelo serviço só para agradar o cliente ou pra que ele volte, o que faz o cliente voltar é o serviço bem executado e a clareza do que foi feito, invista em conhecimento e equipamentos. pesquise no mercado livre você encontra scanners e multimetros bem em conta. Nunca desista dos seus ideais, trabalhe bastante. Um abraço!
BOA NOITE, O AMIGO Elguy FALOU COM CLAREZA APROVEITE ESTAS IDEIAS ,A ACONTECEU COMIGO A UNS 13 ANOS ATRAZ FIZ EXATAMENTE O QUE O COLEGA Elguy COMENTOU HOJE A MINHA EMPREZA ESTA BOMBANDO,ESCOLHO SERVIÇO MAS TEM QUE ESTAR SEMPRE CONSULTANDO O CREDITO DOS CLIENTES POIS JA ESCAPEI DE VARIOS CALOTES NO CADASTRO ANTES DE EXECUTAR O SERVIÇO ,BOA SORTE E INOVE CRIE QUE DA CERTO SUCESSO E BOA SORTE A TODOS
Ligue pra mim irmão,tenho uma proposta a lhe fazer!!!
66 99010341
66 81238886
> . . . valorize sua mão de obra, por que as vezes de nada adianta a oficina cheia de carros e cobrar- mos pouco mais que nada pelo serviço só para agradar o cliente ou pra que ele volte, o que faz o cliente voltar é o serviço bem executado e a clareza do que foi feito . . .
Assino em baixo.
Prefiro ser mal falado por cobrar um pouco mais caro do que por serviço mal feito.
Aí um exemplo amigo, agora é só bola pra frente...
abraço.
Acho que todos deram uma resposta muito boa, isso é legal, em relação ao Amigo com problema. Faça uma pesquisa você mesmo, veja qual clientela você quer, analise sua oficina, pois as vezes o problema está com a gente e não o lugar onde estamos...não quero lhe contra dizer...realmente as vezes sua cidade não seja a melhor... mas se tem 30 mil pessoas...explore melhor...faça propaganda,cobre por hora sem fazer divulgação externa sobre isso, trabalhe questões de organização interna se tiver pessoal junto com você. Se ponha no lugar do seu cliente e veja se sua empresa está dentro de um bom padrão.
A dois anos nossa oficina pegou uma enchente em Nova Friburgo RJ e casa caiu, fiquei muito triste.. após dois anos de luta, minha empresa está maior que a dois anos e melhor que a 7 anos quando eu comecei meu próprio negócio. Fica em paz que tudo isso vai passar, mas você precisar reagir e muito e por muitos anos.....
Cprado boia noite.Não desanime coléga.que tudo vai dar cérto.(tudo o que somos é o resultado dos nóssos pensamentos)Eu iniciei em mecânica automotiva no dia 04/02/1948,na oficina mecânica do meu pai.E sempre batalhando.na maré alta e na maré baixa.Concórdo e agradeço a opinião dos nóssos colégas.Um bom final de semana para todos. MEcânica Hamilton.
É a receita de hoje Carro super financiado, com manutenção programada durante a garantia e carros de melhor qualidade com menos manutenção.
Perdi sem dúvida muitos bons clientes para esta receita, mas em algum momento o carro fica desgastado ou é repassado a segunda mão....
Fico em dúvida também sobre qual modelo "estudar" ou especializar devido a maior numero de modelos e marcas existentes hoje no mercado praticamente cada um com uma estratégia e modelo de reparo especifico. Onde investir em equipamentos???
Não dá para abraçar todos os modelos com qualidade, como não dá para ficar somente nos tradicionais. É fato que vai aparecer Hyundai, Kia e outras marcas recentes que sequer tem peças de reposição acessiveis...
O mercado sem duvida está tomando forma nova e ter uma oficina padrão "hospital" limpa, organizada e bem falada e claro com lucro é um desafio! Mas não impossivel.
Propague seu serviço via panfletos, compras coletivas, descontos para clientes fiéis (cartão fidelidade), receba cartões de crédito (para financiar o cliente) enfim seja criativo e principalmente POSITIVO.
Saiba cobrar pelo seu serviço pois o que mais desanima um reparador é receber como pagamento um tapinha nas costas ou daqueles mais ousados uma reclamação do tipo "po tudo isso para apertar um parafuso" !!!
Amigo o lugar não importa .e bem verdade que ajuda o importante é você está bem com voc~E e passar isso para o veiculo se raramente o carro enguisar sem avisar o dono ele também fala o que quer para continuar andando quando ao bem material fique firme seja honesto contigo mesmo que sua hora vai chegar lhe digo mais si você não tiver uma meta aonde quer chegar você e mais um que vive sem fazer planos ordem e progresso já era levanta a cabeça fique firme vai em frente faça como um fusquinha vai enfrente um grande abraço como do incrível Hulk.
V10 tentei te ligar várias vezes mano....mas não consigo falar com vc...
Meu fone de contato
11 95540 9708 vivo
11 95839 0028 tim
ola se a tua cidade tem uma boa frota de veiculos , carrros semi novos em grande quantidade, ai talvez nao seja este o problema. comece a olhar o teu negocio e veja o que esta faltanto para atrair mais clientes. veja se voce e tua equipe tem qualificaçao em injeçao eletronica ou outros serviços constante, veja se o ambiente da sua oficina esta em ordem como, paredes limpas e pintadas ,piso sempre limpo organizaçao etc, funcionarios com uniforme padronizado e limpos banheiros limpos e sala de espera , o ambiente tem que ser acolhedor pra o cliente, informatizaçao , ficha de cliente e ficha de vieculos com registro das manutençoes feitas , isso gera fidelidade
difercidades de serviços como troca de oleo,suspençao, freios, injeçao,venda de palhetas,aditivos p radiador e lubrificantes ,tem um estoque destas peçasde giro emuito interesante
Muitos devem conhecer , mas é a realidade !!!
Acho que vai servir muito bem nesse topico .
http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/630934
Meu movimento é bem regular, não tão grande mas nunca pouco também, mas isso acontece sempre em oficina mecânica, há momentos no ano que você não tem onde deixar carro na oficina há outros que você fica meio desesperado pra soltar um parafuso.
CPRADO não vou colocar minhas palavras, mas com tudo que foi postado te digo : você não está sozinho, então como postaram : BOLA pra FRENTE, é pra frente que se anda.
( só para descontrair, o único que venceu andando para traz foi MICHAEL JACKSON ) que já morreu, nós estamos vivos, venceremos se acreditarmos que somos capazes, DEUS em CRISTO JESUS te ilumine.B)
Colega, todos já lhe deram ótimos conselhos, realmente vivemos altos e baixos, a crise financeira, e muitos outros fatores.
Mas vale o seguinteº Atendimento,2º conhecimento técnico.3º honestidade ( não quer dizer que é trabalhar barato), 4º não precipite nos orçamentos e diagnósticos, 5º se possível manter scanner e diagramas atualizados,6º corte os cheques e notas, apenas cartão de crédito e débito, 7º corte despezas desnecessárias, funcionários que não vestem a camisa da oficina,8º treine seus funcionários, para não precisardispensar serviço porque é só voce quem faz, guarde o pulo do gato contigo, 8º mantenha um nº reduzido de fornecedores básicos, escoha os que melhor lhe de suporte( garantia) nas peças,9º não invista em equipamentos que na sua região será pouco utilizado,10º procure ter estoque minimo de peças de giro, pastilhas, filtros , juntas, etc, coisas que saem toda hora, 11º Adote trabalhar com hora programada, qume chegou 1º,2º,3º, priorizando e avisando o cliente que segundo o problema do seu veículo, levará determinado tempo para entrega.
Amigo, o que mais queima o filme é marcar para entregar um carro em um determinado tempo, e o ciente chegar e voce está trabalhando em outro carro e o dele parado.
E muitas outras coisas, que organizando sairá bem.
Deus te abençoe!