Carregando os tópicos... por favor aguarde
meus amigos,chegou esse carro na oficina com o seguinte sintoma ruim pra pegar,principalmente quando deixa um tempinho sem funciona,passei rasther,estava tudo ok,fui imaginando que poderia ser af trocado,sensor de temperatura,bomba,sensor de rotacao etc,mas resolvir tentar funcionar o carro novamente,percebir um cheiro de combustivel,resolvir antes de fazer alguns teste mas conclusivo de conferir o solenoide da partida fria,para minha surpresa a mangueira que vai no solenoide e vai ate a carcaca do filtro de ar estava saindo combustivel,atraves disso percebir que o defeito do carro era excesso de combustivel,mas tem um porem O CARRO ESTAVA RECONHECIDO NA GASOLINA E ESTAVA NA GASOLINA,E QUANDO SE DAVA HA PARTIDA NAO ALIMENTAVA HA BOMBA,ATE AI TUDO OK,atraves disso percebir que se invertesse as mangueira iria resolver, SERA QUE AS MANGUEIRAS DO SOLENOIDE DE SAIDA DE COMBUSTIVEL PARA O SOLENOIDE E A MANGUEIRA QUE VAI NO CORPO ESTAVA TROCADA OU O SOLENOIDE DEU DEFEITO ,COM HA MANEIRA DE LIGACAO DE FABRICA E SE QUISER RESOLVER PODE SE USAR ESSE PROCESSO DE INVERSAO DAS MANGUEIRAS? VAMOS TROCAR IDEIAS,OBRIGADO.
Respostas:
meus amigos ,gostaria de discutir esse tema,vamos trocar ideias,obrigado
Estranho.....mas p/ mim da forma em q vc disse o problema é a solenóide.
meus amigos é a segunda vez que pego um defeito desse,para solucionar invertir as mangueira do solenoide,só que saos carros bem originais,acredito que as mangueiras ja'saiu de fabrica dessa posicao ou tem defeito no solenoide que pode ser resolvido simplismente invertendo as posicao das mangueiras,isso nao é uma afirmacao,so'uma suposicao,por isso que resolvir postar PARA QUE NOS POSSAMOS DEBATER E ATE PARA SABER SE ALGUEM JA PEGOU ALGO ASSIM,OBRIGADO
amigo ja peguei um gol com esse problema, esses carro gol tem no resevatorio uma saida na parte de cima que liga au filtro de ar, tem um t que liga u motor-bomba a saida para ufiltro quando entope a-gasolina fica passando direto para ufiltro de ar. ai acausa do esseço.:(
meu amigo esse gol é o geracao 4,tem ha bombinha que fica no reservatorio de partida fria,atraves disso sai uma mangueira de alimentacao para o solenoide,que se encontra uma saida para o corpo e outra para ha carcaca do filtro de ar,ou seja o solenoide trabalha com TRES CANINHO NA SUA CONSTRUCAO,VAMOS DEBATER.OBRIGADO
Não dá para debater algo mal explicado, seria necessário você refazer o texto de forma que aquele que não presenciou o defeito de perto, como você, conseguisse ter total compreensão do problema. Agora, o maior problema da reparação automotiva é a falta de conhecimento técnico, isto se aplica inclusive a mim, e digo isto porque se você tivesse em mãos o diagrama de ligação deste sistema de partida a frio seria, então só verificar se a ligação estaria correta. Mas, pelo pouco que pude entender em sua explicação, você inverteu as ligações, o fato de inverter não significa resolver o problema, até porque inverte, mas não sabe se essa inversão foi para corrigir ou para desabilitar quem sabe a partida a frio. Gosto da mecânica em que o que se faz é dentro de procedimentos técnicos e seguindo o projeto, o projeto ou a montagem de fábrica pode até estar errado, mas para corrigir tem que ser feito sabendo o que faz, e não trocar por trocar para ver no que dá. Digo isto porque aqui em minha região como aqui mesmo na net, o que vejo de procedimentos equivocados é uma festa, o que vejo de mecânicos que não conhecem o ciclo otto, que são muitos, trabalhando na área é outra festa, com isso muitas vezes pego carro que passa por diversas oficinas, onde fizeram N serviços desnecessários e o problema mesmo não foi resolvido, pego serviço faço o reparo e cobro ($) muito por isso, defeito muitas das vezes bobo, simples de resolver, que o mecânico com um pouco de conhecimento básico teria total condição de consertar. Outra coisa, tem muitos mecânicos que até tem o conhecimento, mas não sabe aplica-los, outro erro. Ninguém sabe tudo, eu sei muito pouco, mas o pouco que sei me possibilita ao menos fazer um diagnóstico que evita ao menos fazer serviço desnecessários. Fica o ALERTA.
meu amigo,preste bem atencao,a explicacao esta correta,esse solenoide tem 03 caninho,01 um de alimentacao,02 uma mangueira vai para o corpo,03 outra mangueira que é ligada na carcaca do filtro de ar,ate ai tudo bem?SEM CORRENTE no solenoide(01 um caninho do solenoide DAR passagem de gasolina para 03 o caninho que vai na carcaca do filtro de ar,vamos pensar,se o caninho numero 01 é o de entrada de combustivel vindo da bomba do reservatorio e o caninho n 03 vai na carcaca do filtro de ar,consequencia,no caninho 01 fica combustivel acumulado,sendo que sem corrente no solenoide ha passagem fica aberta para o caninho n03,vindo assim dar excesso de combustivel na carcaca e caindo para dentro do corpo de borboleta,EU RESOLVIR O DEFEITO DO CARRO,invertendo ha posicao das mangueiras dos caninho numero 01 e 02,conclusao se o caninho(mangueira) n 01 fica combustivel(já que é de entrada para o solenoide),e sem corrente no solenoide ha passagem de combustivel para o caninho 03,invertendo as mangueiras do caninho 01 para 02 e virce versa,chegamos ha conclusao que dessa maneira sem corrente eletrica no solenoide o caninho 02 da mangueira do corpo vai ficar com passagem livre para o caninho 03 da mangueira da carcaca do filtro,SENDO ASSIM NAO COMPROMETE O INJETAMENTO DA PARTIDA FRIA E NAO FICA INJETANDO SEM NECESSIDADE ,ESSE SOLENOIDE TEM DOIS FUNCIONAMENTO,JÁ QUE SEM CORRENTE ELETRICA HA PASSAGEM FICA RESTRITA HA SOMENTE HA DOIS CANINHO E UM SOBRA POR EXEMPLO CANINHO NUMERO 01 SEM CORRENTE PASSAGEM ABERTA PARA O CANINHO NUMERO 03,O NUMERO 02 SOBRA,JA COM CORRENTE NUMERO 03 SOBRA E HA PASSAGEM MUDA PARA NUMERO 01 E 02,SERA QUE SOLENOIDE DEU DEFEITO OU ESSAS POSICAO DAS MANGUEIRAS FORAM INVERTIDAS ANTERIORMENTE OBRIGADO,LEEM COM ATENCAO,
Acredito muito que você esteja se referindo a uma eletro-válvula de 3 vias, se for isso esta deve ser do tipo ora libera passagem para um circuito r ora para outro, sendo certo que 01 tem que ser entrada comum a ambos os circuitos, já os outros 02 tem que ver qual circuito seria liberado dentro do projeto. Ficar-mos falando de coisas as quais não temos certeza é complicado, isto porque provavelmente não chegaremos a nenhuma conclusão com a certeza necessária.
Ps. Falar em caninho 01,02 e 03 fica complicado, qual seria o 01? qual seria o 02? E qual seria o 03? Eu trabalho antes procurando entender o sistema, seja com esquemas ou testando o sistema para descobrir seu funcionamento. Eu acho meio difícil alguém ter entendido sua explicação. A única coisa que eu sei é quando vc diz que trocou, mas trocou e ficou bom, mas se fez o certo isso estou longe de ter essa certeza.
Tambem ja peguei esse defeito num polo,mas o problema tava mesmo no solenoide,nao vedava,esse modelo de 3vias,quando nao energizado existe passagem livre entre a entrada principal(eletro-bomba)e carcaça do filtro,dessa maneira nao tem vacuo nessa regiao,usada para liberar vapores do reservatorio,to certo ou to errado????
OLá!
Sempre que pego esse problema, a causa é o respiro do tanque de combustível de partida à frio. Sem respiro, a pressão interna força a saida do combustível pela tubulação e chega até a cuba do filtro do ar.
Espero ter ajudado.
Paulo Costa
Boa tarde meus amigos. Na realidade se trata de uma solenoide tres duas vias. ela trabalha normal aberta para um lado e normal fechada para o outro lado. na sua parte superior perto da alimentacao 12v existe uma saida que NAO vai para o filtro de ar como vcs estao falando, na realidade ela vel do canister. Vcs ja repararam onde é a entrada da mangueira do canister desse carro???? entao é tambem nessa solenoide. É simples de entender. Quando ela esta alimentada 12V fecha a saida do canister e abre a da partida a frio. Quando nao esta energizada ela mantem normal aberta para o canister e fecha a bombinha da partida a frio. dessa maneira se tiver mangueira trocada vai haver um arrasto do combustivel da partida a frio e o enriquecimento da mistura. por outro lado o cheiro de combustivel NAO sera decorrente desse "excesso" mas sim dos gases do tanque ja que nao terao por onde sair. BLZ? o teste para saber qual a possicao correta é simples: bomba de vacuo na solenoide sem 12V, onde nao tiver estanquiedade vai para o canister, onde houver para a bomba. Abraço!B)