Curso técnico de OSCILOSCÓPIO aplicado á Injeção Eletrônica Flex e Diesel em PIRACICABA
• Data: de 17 a 22 de JANEIRO de 2011
• Local: Oficina Mecauto - (19) 3434-0871
Informações e reservas de vagas:
• Mari Brum - (51) 8420-5588 - [email protected]
• José Lopes Ferreira - (19) 3434-0871
• VAGAS LIMITADAS Á 12 PARTICIPANTES
Base técnica do treinamento:
- Minipa MS1005;
- Bosch KTS 550;
- Interro PDA 2500;
- Sun LS2000.
Curso de OSCILOSCÓPIO AUTOMOTIVO
Osciloscópio
Forma gráfica de um sinal elétrico
Tipos de ondas
• Ondas senóides
• Ondas quadradas e retangulares
• Ondas triangulares e dente de serra
• Compostas
• Pulsos ou escalas
Tensão elétrica alternada e continua
Tensão alternada
• Onda senoidal
• Amplitude do sinal elétrico alternado
• Freqüência do sinal elétrico alternado
Tensão contínua
• Amplitude do sinal elétrico contínuo pulsado
• Freqüência do sinal elétrico contínuo pulsado
Ondas quadradas e retangulares
Período e Freqüência;
PWM ou Ciclo de trabalho (%)
TENSÃO DE BASE ou Sensibilidade vertical (Tensão de amostragem)
• Ajustes de TENSÃO DE BASE
• Erros de ajuste de TENSÃO DE BASE
TEMPO DE BASE ou Sensibilidade horizontal (Velocidade de amostragem)
• Ajustes de TEMPO DE BASE
• Erros de ajuste de TEMPO DE BASE
Sensores potenciométricos
• Sensor de fluxo de ar (VAF) para UCE´s analógicas
• Sensor de fluxo de ar (VAF) para UCE´s digitais
• Sensor de posição de borboleta de aceleração (Sistema com acelerador eletrônico)
• Sensor de posição do pedal do acelerador;
• Sensor duplo do pedal do acelerador
• Sensor de posição da borboleta do estrangulador do freio motor;
• Sensor de posição da válvula EGR;
Sensores térmicos
• Sensor de temperatura do motor;
• Sensor de temperatura do ar;
• Sensor de temperatura do óleo do motor;
• Sensor de temperatura do óleo diesel;
• Sensor de temperatura do óleo do câmbio automático.
Sensores de carga
• Sensor de pressão absoluta do motor;
• Sensor de pressão do turbocompressor do motor;
• Sensor de pressão atmosférica;
• Sensor de pressão do tanque de combustível;
Sensores de massa de ar por filme aquecido ou fio aquecido
• Sensor de massa de ar analógico;
• Sensor de massa de ar digital;
Sensores de movimento por efeito indutivo
• Sensor de rotação do motor;
• Sensor de fase do comando de válvulas do motor;
• Sensor de velocidade do sistema ABS;
• Sensor de velocidade para o TCM;
Sensores de movimento por efeito hall
• Sensor de rotação e PMS do motor;
• Sensor de fase do comando de válvulas do motor;
• Sensor de velocidade do sistema ABS;
Sensores de oxigênio
• Sensor de oxigênio por célula de zircônio;
Sensores de vibração por cristal piezelétrico
• Sensor de detonação;
Reles
• Bomba elétrica de combustível;
• Alimentação do sistema;
• Alimentação do sistema ABS;
Solenóides elétricos
• Eletroinjetores monoponto;
• Eletroinjetores multiponto;
• Válvula de purga do cânister;
• Válvula de controle da EGR;
Motores elétricos
• Bomba elétrica de combustível;
• Bomba de recuperação do ABS;
• Bomba de injeção secundária de ar;
Atuadores de marcha lenta
• Motores de passo a passo;
• Atuador de marcha lenta por solenóide elétrico;
• Atuador de marcha lenta eletropneumático;
Estágios de potência transistorizados para controle de ignição
• Lógica de trabalho do transistor
• Diagrama esquemático de ligação do estágio de potencia de ignição
• Como testar um transistor NPN
• Como testar um transistor PNP
Sistemas de ignição e Transformadores elétricos
• Bobina de ignição convencional;
• Bobina de ignição dupla (DIS)
• Bobina de ignição individual (COP)
Sistema elétrico
• Alternador;
• Teste de saída dos diodos do alternador;
• Queda de tensão em reles de carga;
• Queda de tensão em aterramentos;
• Ruidos elétricos;
• Tensão presentes em canos de descarga e catalisador;
Carga horária: 30 horas