Boa noite pessoal, estou pra ficar doido com esse carro ja fiz de tudo e nada dessa luz apagar, é o seguinte, trata-se de um Cross Fox 1.6 2007, na primeira vez que o carro chegou na minha oficina ele havia sofrido um aquecimento, queimou a junta do cabeçote só que o aquecimento foi tao grande que os caras da retifica disse que o cabeçote não prestava mais ai eu comprei deles um cabeçote de algum carro 2012, depois disso montei o carro fiz uma limpeza no Carter que por sinal o oleo que estava lá estava só a graxa deveria ter um tempão que o dono não trocava o oleo, depois disso liberei o carro para o dono falei pra ele retornar em minha oficina uns 3 dias depois pra mim tornar a retirar o Carter e dar mais um limpeza pra tirar aquele restinho de sujeira que cai de novo só que o cabeção não me ouviu e viajou com o carro na viagem a luz do oleo acendeu e ele foi em uma oficina por la, la o mecanico tirou o Carter fez outra limpeza e trocou a cebolinha do oleo, mais a luz do oleo nao parou de piscar depois de quente, ele veio assim mesmo e quando o carro chegou na minha oficina eu coloquei uma cebolinha nova original e nada dela parar de acender, troquei o bomba de oleo e nada dela parar de acender, coloquei uma segunda cebolinha de oleo e nada, testei a pressão do oleo e estava quase zero, quase nao mexia o ponteiro do aparelho, resolvi tirar o carter novamente prar ver se tinha mais sujeira no pescador mais estava limpo, reparei que havia um pouquinho de pó de aluminio parecendo bronzinha gasta, tirei os mancais e as bielas e as bronzinas estavam zeradas nenhum arranhãonzinho, desconfiei do cabeçote e tirei ele e mandei pra retifica pros caras examinarem quando eles tiraram a tampa o comando estava todo comido, resolvi desmontar o bloco e retificar o virabrequim pra 0,25 e fazer logo tudo, dei banho quimico no bloco limpei todos os canais de lubrificação de oleo no bloco , na retifica os caras conseguiram trocar o comando do cabeçote e colocar uma tampa que desse, ja que nao é qualquer tampa que da. Montei o o motor todinho e depois de terminado funcionei o carro e quando o carro esquentou logo depois da ventoinha acionar para a minha supresa a bendita luz o oleo acende na marcha lenta quando da um pequeno toque no acelerador ela apaga, mais ela esta do mesmo jeitinho que estava antes, igualzinha a forma como ela acende.
Senhores ja fiz de tudo, troquei tudo a unica coisa que nao olhei é parte eletrica mais acho que nao tem haver porque se fosse nao daria pressão baixa no aparelho e detalhe o motor funciona redondinho nada bate mesmo antes de eu desmontar tudo eu vi que ele funcionava redondo, a única coisa que eu estou achando que pode ser é o cabeçote, ja que o carro é 2007 e o cabeçote é 2012, nao sei se isso teria haver, amanhã vou ver se tiro essa duvida com o pessoal da retifica, mais se alguem souber de algo e ja pegou defeito parecido me ajude por favor e desculpe por lerem esse livro heheh queria deixar bem explicado.
Obrigado pessoal.
Respostas:
vc fez td certo so vascilou em nao colocar o cabeçote novo, pk se o comando fundiu ficou comido ele gastou a base onde o comando desliza, e ai escapa a pressao de oleo cara pra nao ter mais dor de cabeça tira esse cabeçote e poe um completo com tampa comando tudo completo so que novo msm ai se caba com essa dor de cabeça vai por mim,
Peguei um com o mesmo problema e gravei um video do que eu possívelmente acho que seja o defeito...
http://www.youtube.com/watch?v=xsMr_bRyzac
Se você perceber a biela possui uma folga Radial muito grande com um motor girando a carga máxima certamente não haverá uma linha continua de lubrificação(no meu ponto de vista), sem contar que o colo da biela juntamente ao virabrequim é muito grande vide na imagem...
Ea111.JPG
Essa é uma conclusão minha não é nada certo mas desconfio disto nesses motores. sem contar de pressão em cabeçote etc etc...
P.S: a Vw proclamou esse defeito na linha fox, Voyage e gol com motorização EA 111 ano 2008, eles não iriam ressarcir o dinheiro do cliente mas falaram que estavam dispostos a sanar o problema(na época).
Bom Dia, Leandro excelente dica do nosso amigo RPC, o motor foi montado pela retifica ou por você? Sempre se tem que ter atenção as folgas radiais e axiais, pois dão diferença de pressão do óleo. Outra coisa qual a viscosidade do óleo que o Cliente estava usando e qual você está aplicando? Vai postando os progressos. Abraço
Vicente
Mecânica São Judas Tadeu
Nova Europa - SP
Lembrando que minhas conclusões não são nada comprovadas mas é algo que eu achei estranho e resolvi registrar, pode se tirar essa dúvida em sua retífica onde você manda seus motores, com ferramentas de precisão e conhecimento eles vão saber responder a nós também.
Abraço.
Pessoal muito obrigado por me responderem, eu liguei la na retifica e quando disse que a luz do oleo continuava acendendo eles logo me falaram que era o cabeçote mesmo que nao prestava e inclusive eles me falaram que ja teve uns 3 casos parecidos, amanhã ou depois eu ja terei colocado outro cabeçote e eu digo aqui o resultado.
mec_saojudas: Óleo semi-sintético 15w40, é cliente meu e sempre faz serviço comigo sempre coloco o mesmo oleo o negócio é que o cara é relaxado e sempre deixa passar da troca.
Maravilha leandro ter resolvido o problema! Quanto ao lubrificante atenção que o recomendado pela VW para esse carro é o 5w40 o lubrificantes faz bastante diferença. Aguardamos o resultado, abraço.
Vicente
Mecânica São Judas Tadeu
Nova Europa - SP
O problema era o Cabeçote mesmo coloquei outro e a bendita luz do óleo parou de acender, obrigado a todos !!
mec_saojudas: Valeu pela dica do óleo, vou ver isso com certeza, Obrigado !!
Abraços !!
É isso ae Leandro estamos ajudando e sempre sendo ajudados! Abraço
Vicente
Mecânica São Judas Tadeu
Nova Europa - SP