Pessoal estou com uma Courrier 2008 11000km e o carro esquenta quase até o vermelho no painel.
Troquei a termostatica , testei o rotor da bomba,o radiador está limpíssimo a ventoinha está no sentido certo,entra o segundo estágio,ou seja tudo normal. qdo o carro esquenta a temp. da mangueira superior está a 94° e a inferior a 58° as ventoinhas a mil por hora,o sinal do sensor da termostatica com os 12 volts,ou seja tudo operando normal.Porém quase no vermelho. Nesse momento vc, dá umas 2 aceleradas para subir o giro do motor até uns 4000rpm e a temperatura cai na hora. como se desencantasse a termostatica pela velocidade da agua. já troquei 2 termostaticas achando ser defeito da mesma. mas não mudou nada. RESUMINDO SOCORRO....
Respostas:
Como vc testou o rotor da bomba????
O sacaner marca uma temperatura do ECT igual ao medido pelo termômetro???
Para testar o rotor da bomba ,saquei a mesma fora e tentei ver se ele patinava no eixo virando com a mão,fiz muita força e ele nem deu bola..
não satisfeito coloquei a bomba em banho maria e deixei chegar a 100° e tentei de novo,NADA, duro que nem pedra. No scanner as temperaturas são identicas,mas mesmo assim troquei o sensor de temperatura.
Obrigado com a ajuda de vcs. vamos chegar lá.
Restam muitas soluções, uma delas acho que é simples, trava a termostática aberta e deixa desligado o conector, verifique, ok?
Novato, sem se identificar de forma correta fica complicado. Mas tudo leva a crer ser ar no sistema ou obstrução.
Vc pode fazer o teste do nariz também.
Esta termostatica não trava aberta. Pois aquele conector que entra nela é uma resistencia que aquece a valvula internamente acelerando sua abertura.deixando ele desligado não aquece a resistencia e a valvula não abre antes dos 100° ou mais de temp.
B) Pelo que li, a temperatura real esta ok! O problema e que o termometro do painel indica temperatura alta, certo? Faça o seguinte liga as lanternas e ve se altera a indicação, observa tambem o indicaor de combustivel, pois ja vi muitos destes paineis da ford ter problemas com o aterramento tanto do painel, como da carroceria. que amigo sugeriu jae um grande passo, ve scanner qual a temperatura que ele marca.
Att.:
Amigão vai uma dica ai ar no sistema, as duas mangueiras tem que estarem quente da mesma maneira, a partir de um serto tempo, Em tão vai, olha se o radiador tem uma saida do lado esquerdo na parte de cima, se tiver aqueça o motor ate que ele suba a temperatura,ao meio quando notar que a temperatura subiu, desligue o carro e comece a brir o reservatorio de agua aos poucos sem deixar vazar agua somente o vapor , depois de ter feito isso, com a tampa aberta sangre o radiador, vai perceber que a agua fria vai sair primeiro, logo depois a agua quente, se ele não tiver a saida em cima , vai ter uma mangueira, da na mesma obiserve a manqueira, se não esta entupida pois elas contem um bujao dentro delas com uma saida mais fina , geralmente perto da entrada da mangueira, nos aqui costumamos retirar este bujão pois da uma melhor sirculação de agua, a agua fria com a agua quente não se misturão causando o ar no sistema, feito isso vai ver que a temperatura,vai voltar ao normal, espero ter ajudado.