meus amigos estou com um pepino pra descascar,estamos com o seguinte defeito nessa courier zetec 1.6 8v esse carro esta perdendo potencia com o simtoma de alimentacao de combustivel,pra constatar usei o medidor de vazao e pressao de combustivel,tem um porem o defeito esta intermitente,parece mas quente,resolvir anda no carro ha primeira vista estava ok dando 2.4 bar de pressao,mas andando mas com o carro ha pressao foi caindo aparecendo o defeito ha pressao vai pra zero,atraves disso resolvir trocar ha bomba e filtro depois disso aparentemente o defeito sumiu,mas entreguei o carro depois de alguns dias o carro voltou com o mesmo sintoma,atraves disso resolvir limpar o tanque,coloquei um regulador de combustivel pra teste,testei ha alimentacao eletrica atraves do multimetro e no momento do defeito ha tensao fica boa dando 13,4v ,UM DETALHE ESTOU MEDINDO HA PRESSAO NA SAIDA DE COMBUSTIVEL NO CORPO DA BOMBA NA CACAMBA,FIZ OUTRO TESTE LEVANDO HA ALIMENTACAO DIRETA DA BATERIA ATE O CONECTOR DA BOMBA E O DEFEITO PERSISTE ,CONFERIR O SISTEMA DE SUSPIRO DO TANQUE APARENTEMENTE ESTA NORMAL,MANGUEIRA TODAS NORMAIS,GOSTARIA DE DICAS,OBRIGADO
Respostas:
danieleletron vc medindo direto na caçamba está deixando de testar o conujnto por completo. Pq nao medir lá na flauta tb ? assim se no meio do caminho tiver uma mangueira dobrada vc vai achar o defeito. Creio que vc trocou o rele preventivamente, creio que todo mundo devia fazer isso , não só trocar a bomba e o filtro e pre filtro . Digo isso pq certa vez na oficina nos deparamso com um defdito estranho numa blazer que aparecia só depois de + de 100 km rodados e no final era o relé cortando. O mais facil vc ja dignosticou que é realmente a pressão caindo, então é so criar uma linha raciocinio nos testes a serem feitos.Vc nso informou da pressão da bomba.. mas e a vazão? a pressão é acumulativa a vazão vc ja enxerga q está fora do normal.
verifique o suspiro do tanque!! para possivel entopimento!!
verifique a tampa do tanque tambem!!
ande com o carro, quando ele dar o defeito va
embaixo do tanqie e ve si o tanque não esta encolhido!
ja passei por uma desse em um UNO!!
olá!!!
Troque o pré filtro da bomba ( aquele que parece um pé de pato ).
Vc disse que verificou a vazão??nesse sistema o minimo é de 1.5 litros/minuto de combustivel!!!
meus amigos ha bomba de combustivel e o seu pre filtro ja foi trocado duas vezes,e com relacao a posicao do manometro de pressao de combustivel penso que estou medindo na saida seja melhor do que medir na flauta,ja que ha pressao esta caindo nessa posicao o defeito se encontra pra tras do manometro,agora com relacao o suspiro do motor ja conferir tambem,gostaria de algum teste de como identificar o suspiro intupido,quando abasteca o combustivel entra normalmente,gostaria de dicas,estou ha disposicao de todos,obrigado
VOCE CONFERIU O POSITIVO DA BOMBA (MAIS DE 13 VOLTS)VAI UMA DICA. CONFIRA TAMBEM O ATERRAMENTO OU SEJA O SINAL NEGATIVO,POIS PODE HAVER MAU CONTATO E PERDA DE NEGATIVO.
meu amigo peguei 2 fio liguei diretamente na bateria ate o conector da bomba eletrica de combustivel sendo positivo e negativo,obrigado
Conveniente deixar manometro na linha e voltimetro ligado na bomba tambem e observar se no momento que a pressão cair se a voltagem cai tambem.
Tire a tampa do tanque caso a pressão caia e a voltagem não.
amigo tive um defeito muito parecido com o seu so que o carro queimava o fusivel , era um fiesta 2002 1.6 8v , troquei a bomba e entreguei o veiculo uma semana apos queimou o fusivel ,andando com o carro a presao caia depois de um certo tempo com bomba filtro mangueiras regulador tudo novo como o carro tinha gas ,continuava andando e o fusivel queimava , era o fundo do tanque , se vc reparar no fundo do tanque ha uma cupula de plastico para manter a gasolina na bomba ja que a mesma nao tem nenhum sistema que mantenha a gasolina nela ao subir ladeiras,essa cupula com o tempo deforma se vc forçar ela para baixo vai ver que a mesma desce e sobe novamente ,ela deformada espreme o pre filtro e tampa a boca da bomba fazendo a mesma ter dificuldade de aspirar gasolina depois de um certo tempo ela aquece e começa a cair a pressao , o certo e trocar o tanque mas esse cliente mesmo mandou eu arrancar a mesma cupula , esta que eu cortei com uma talhadeira esta muito deformada . o veiculo ficou bom e nao queimou mas fusivel.espero ter ajudado e precisar estamos ai abraço
meu amigos já'andei no carro sem ha tampa do tanque,o defeito aparece andando ha pressao de alimentacao da bomba caia e ha voltagem fica em 13,5v medindo no multimetro,esse carro ha bomba de combustivel tem o corpo incorporado na bomba, gostaria de dicas,obrigado
Caro amigo com relação ao respiro do tanque vc pode fazer o teste deixando sem a tampa do bocal de abastecimento. Um outro teste deve ser feito medindo a amperagem .o valor deve ser de aproximadamente uns 3 amperes ( bomba nova)
Fazer um diagnóstico mais aprofundado é o único caminho, já apanhei muito com estes defeitos e até hoje aparecem situações que me dão uma surra.
Vc precisa determinar se quando cai a pressão é falta de combustível ou defeito de alimentação elétrica, me parece que elétrica vc já verificou então resta combustível.
Se é falta de combustível deve-se descobrir se é pré-filtro empregnado de impurezas, vc disse que trocou 2 vezes mas a cada vez que trocou estava como?
O copo pode estar ficando vazio durante o funcionamento, já passei por situações em que o retorno era direcionado para fora do copo e depois de alguns minutos começava a dar falta porque o enchimento do copo pela base não é plenamente suficiente, o sistema depende tb do retorno para manter o nível adequado, lembro que este combustível do copo trabalha em um ciclo contínuo de abastecimento entre a linha e o retorno para dentro do copo, uma mínima parte apenas é consumida pelos injetores.
Outro defeito que já me causou muita dor de cabeça nos veículos mais velhos como o motor Torque foi o borbulhamento do combustível dentro da linha e flauta pois removeram o isolamento térmico e o calor provocado pelo motor fazia o combustível ferver e esta falha foi muito difícil de descobrir.
meus amigoS, ja ANDEI SEM HA TAMPA DO TANQUE,LIMPEI O TANQUE,FIZ UMA LIGACAO DIRETA DA BATERIA ATE O CONECTOR DA BOMBA,CONFERIR SUSPIRO DO MOTOR,CANISTER,COLOQUEI OUTRA TAMPA DO TANQUE,CONFERIR MANGUEIRAS DE EMTRADA E RETORNO,JA TROQUEI ESSA BOMBA DUAS VEZES,SENDO ORIGINAL HA MESMA,E NAO CONTENTE RESOLVIR INSTALAR UMA BOMBA DE TESTE E O DEFEITO PERSISTIU,TROQUEI FILTRO DE COMBUSTIVEL,O MANOMETRO ESTA LIGADO PERTO DA SAIDA DO COPO DA BOMBA NA CACAMBA,ESSE MODELO TRABALHA COMPLETO COPO E BOMBA JUNTO E MANGUEIRAS NO MEIO E TAMPA SEPARADA,BOMBA TROCADA FOI COLOCADA ORIGINAL,CHEGOU PRA MIM MONTADO HA BOMBA,TROQUEI REGULADOR DE PRESSAO EM CARGO DE TESTE,ANDANDO COM O CARRO HA PRESSAO HA PRINCIPIO FICA EM 2.4,QUANDO DAR O DEFEITO CAI GRADATIVAMENTE ATE CHEGA PERTO DO ZERO BAR,NESSE MOMENTO INSTALO O MULTIMETRO E A TENSAO ESTA EM 13,5 OU SEJA NORMAL E A PRESSAO PERTO DO ZERO,SEM CONTAR QUE FIZ UMA LIGACAO DIRETA EM PARALELO COM O CONECTOR ORIGINAL VINDO DA BATERIA SENDO + E - e o danado do defeito persiste no momento do defeito ha pressao esta baixa,ESTOU AGRADECIDO PELA AJUDA DE TODOS,QUERO QUE VOCES POSSA ME AJUDA AINDA MAIS,O DEFEITO ESTA BEM COMPLICADO,OBRIGADO
=========================<>========================
Mensagem editada pelo Moderador.
Este fórum é destinado a discussão de assuntos que envolvam Reparação automotiva.
Se não puder ajudar, seja educado e não escreva nada.
A Moderação.
VC JÁ TENTOU ANDAR COM O CARRO COM A BOMBA FORA DO TANQUE?
TA PARECENDO PROBLEMA INTERNO NO TANQUE MESMO TENTA ANDAR COM UM GALÃO DE COMBUSTIVEL PRA VER SE SARA O DEFEITO.
SE SARAR VAI PRA CIMA DO COPO OU ALGUMA COISA QUE ESTÁ TAMPANDO A ALIMENTAÇÃO DA BOMBA.
Boa tarde!Muitas Courrier já passaram por aqui com esse mesmo defeito e era simplesmente o pré filtro!!!!No Focus acontece a mesma coisa!Um detalhe "muito importante" é a "marca do pré filtro".Acreditem que já troquei muitas bombas desses carros por causa da "MARDITA MARCA DO PRÉ FILTRO"!Ele não fica sujo mas dificulta a passagem do combustível,compre outra marca e teste!Com certeza é problema de cavitação da bomba.
Verifique possibilidade de mau contato nos terminais internos na bomba,em vez de voltimetro use um amperimetro para monitorar a bomba se for mau contato a amperagem diminui.
Mensagem editada pelo Moderador.
Este fórum é destinado a discussão de assuntos que envolvam Reparação automotiva.
Se não puder ajudar, seja educado e não escreva nada.
A Moderação.
Ja peguei um assim que o defeito era a tampa da bomba do tanque dando mau contato nos terminais, qdo esquentava ele cortava até o carro parar.
Troquei a mesma solucionado o problema.
Verifique se nao esta com esse mesmo problema
Abraços
Mateus01, veja que para um correto diagnostico seguindo sua dica, é colocar o manômetro e deixa-lo numa posição que se possa andar com o carro e monitorar a pressão, aqui eu coloco preso no para-brisa pelo limpador. Coisa básica que quase ninguém faz.
VERIFIQUE SE NÃO ESTA SUJANO O TANQUE, SE VC JA TROCOU A BOMBA ,O RELÉ TAMBEM É FUNDAMENTAL POIS QUANDO DA PROBLEMA NA BOMBA TAMBÉM PODE PREJUDICAR O RELÉ, VEJA SE QUANDO VC ABRE A TAMPA DO TANQUE FAZ UM BARULHO MUITO ALTO.
Mecanico 01 disse:
Mateus01, veja que para um correto diagnostico seguindo sua dica, é colocar o manômetro e deixa-lo numa posição que se possa andar com o carro e monitorar a pressão, aqui eu coloco preso no para-brisa pelo limpador. Coisa básica que quase ninguém faz.
Concordo com voce neste carro que citei o defeito solucionado, eu só consegui constatar o defeito com o manometro preso no limpador do parabrisas.
Modo facil de se achar qdo da o problema
Valeu lembrar a questao do manometro
Abraços
provavelmente o combustivel não esta entrando na caneca da bomba!!
a valvula da caneca deve esta travando!!
PELO Q VC ESTA FALANDO ME PARECE Q NO MODULO DA BOMBA ELETRICA NAO ESTA FICANDO CHEIA DE COMBUSTIVEL....PQ O RETORNO TEM Q CAIR DENTRO DO CANECO DA BOMBA SENDO Q O MESMO SO ENTRA GASOLINA MAS NAO SAI.O SEU DEFEITO PODE SER A VALVULA DE RETENCAO DO CANECO....VC PODE FAZER UM TESTE COM O TANQUE CHEIO,POIS SE FOR ISSO O DEFEITO COM O TANQUE CHEIO IRA PARAR...ABRACO
Certa vez o dono do carro me procurou dizendo que o carro estava com problemas e que um mecânico havia trocado por duas vezes a bomba de combustível, porém o defeito persistia. Coloquei o manômetro e na estrada a pressão começou a cair até o carro parar, voltei para oficina baixei o tanque e tirei a bomba. O bom é que o mexânico trocou a bomba mas não trocou o pré filtro, que estava praticamente todo obstruído, ai era só andar para terminar de entupir. Isso é falta de qualificação, o profissional qualificado passa a entender como as coisas funcionam e a saber como realmente realizar um correto conserto.
Esse Daniel lembra o glorioso MICARECA pede ajuda recebe muitas dicas, normalmente não da retorno e quando o faz não convense. :
O colega coloca a mangueira direto na bomba direto na saida da bomba cortando este encaixe ai de cima na entrada ela costuma a vasar preste atenção que a bomba se for original, a saida da bomba é lisa e a universal é com sertos relevos , se voce colocar ela fora vai ver vasando combustivel é só uma dica valeu. coloca o manometro vai ver presão vazando, valeu.
meus amigos,estou muito contente com ha ajuda de todos,agradeco,cheguei ha uma conclusao fazendo os teste com ha bomba e copo do lado de fora,cheguei ha uma conclusao com o copo cheio nao dar defeito,a medida que a gasolina vai cabando o defeito aparece,entreguei o carro para o cliente,condenando o copo e bomba novamente,ja que é ha segunda instalada,o cliente comprou o copo inteiro montado de fabrica,falei pra ele anda esses dias para efeito de teste provavelmente o defeito ira sumir,o cliente irar fazer isso,e vamos comprar outra peca em outro fornecedor,acredito eu que ha bomba esta com defeito de serie,obrigado