Ola pessoal o cliente chegou com esta courie motor zetec rocam 1.6 gasolina com a junta do cabeçote queimada e o oleo havia se misturado com a agua e a cabeça dos pistoes estava coberta de agua, observaçao o veiculo possui kit gas, bom a retifica condenou o cabeçote e o mesmo foi substituido por um remanufaturado, apos a substituiçao e teste na oficina o veiculo se comportou normal nivel de agua ok, mangueiras do radiador quentes e ventoinha disparando normalmente, ponteiro de temperatura estavel no meio, mas apos fazer um teste na rua rodando alguns kilometros a temperatura subiu, estacionei e percebi que a agua do rezervatorio tinha baixado mas ao abrir a tampa a agua retorna e o estranho que a mangueira superior do radiador fica quente e a inferior fria, causando a impressao de ar no sistema, observaçao o veiculo esta sem a valvula termostatica, o radiador foi sangrado por varias vezes, o cliente afirma que este era o problema anterior uma mangueira quente e outra fria, parece ser ar no sistema, bom ele tambem informou que a bomba ja tinha sido substituida o radiador removido e limpo, o cavalete de agua tambem foi substituido, eu comfesso que estou meio perdido, alguem tem alguma ideia? Qualquer ajuda sera bem vinda.
Respostas:
Caro reinaldo, esse motor nao pode ficar sem a valvula termostatica, coloque original, sangre retirando o sensor de temperatua, se tiver sangrador no radiador, abra, retire todo ar, verifique as mangueiras finas entupimentos, tambemverifique a tampa do reservatorio, se tiver duvida, troque, coloque aditivo, pelo menos 2 lts de radiex rosa, pois esse sistema trabalha bem quente. Se o ventilador for de 2 velocidades, com ar condicionaro, verifique o resistor da primeira velocidade. ok. boa sorte. paulo
Ola amigo, eu gostaria de entender o porque deste veiculo nao poder trabalhar sem a valvula um amigo ja me disse isto, para min a valvula so atua quando atinge sua temperatura de trabalho, ou seja a sua funçao e fazer com que o motor atinja a sua temperatura de trabalho mais rapido, estando fechada quando o motor esta frio e aberta quando atinge a temperatura ideal, com isto eu entendo que, com ou sem ela o motor deveria funcionar normamente, mas eu gostaria de uma explicaçao logica porque nao pode deixar sem a valvula? Amigo paulo neste caso, o radiador tem o sangrador no qual foi executado o sangramento do ar, e a tampa do reservatorio tambem e nova, e quanto a mangueira eu ja verifiquei e a fina que saido reservatorio para o cavalete realmente tinha uma obstruçao mas nao total era um pedaço de bico de plastico, eu removi mas o problema persiste, a mangueira superior esquenta normalmente e a inferior fica fria, e quanto a resistencia do ja tinha pensado nisto mas ainda nao verifiquei, este veiculo nao tem ar condicionado, paulo muito obrigado pela sua atençao, gostaria da informaçao sobre a valvula se nao for encomodo agradeço.
Ola amigo, bom pode ate ser mas o cliente informa que trocou a pouco tempo, mas vou verificar, e porque vc acha que com o veiculo parado a ventoinha dispara normalmente e as duas mangueiras estao com temperaturas iguais e ao rodar com o veiculo por alguns Km a temperatura sobe e a mangueira inferior fica fria, parece ar no sistema nao deixando a agua circular.
amigo reinaldo, bom dia. o assunto è complexo mas vamos tentar explicar.
desde o lançamento dos passats chevetes que o sistema de arrefecimento
trocam agua entre motor x cabeçote na fase fria.aquceu valvula se abre e o
ciclo se completa.
as vezes nos aparece casos em que temos que retirar a valvula termostatica
p/ testes nao tem outro jeito, ai è que vem o detalhe.sempre que tenho que
proceder nestes testes estanco aquela mangueira intermediaria, a agua
forçosamente tera que circular entre motor x radiador. faça isso se nao
aquecer voçe nao tem problemas no sistema ( este procedimento è para devidos
testes, se for colocar valv. termostatica libere a mangueira intermediaria)
dependendo do estado em que resida se ficar sem valv. nao teras problemas.
( o nosso amigo canal là no rio grande do sul com essa temperatura negati-
va nao tem jeito, tem que colocar valv.)
montei muitos motores de kombi diesel fazia isso e nunca tive problemas de
super aquecimento.
Bom dia amigo, eu so nao kapitei qual mangueira e esta, teos neste sistema uma mangueira que sai do rezervatorio para o bloco do motor logo atras da bomba espesura media e uma outra mais fina que sai do reservatorio para o cavalete de agua, no cavalete temos 3 saidas e duas delas sao para o ar quente que no caso aki nao e utilizado entao temos um junçao mangueira ligada de um lado a outro, e a mais fina e a do reservatorio e as outras duas mais grossas sao do radiador a inferior e a superior, entao qual delas vc se refere, eu entendi que vc quis dizer a mangueira que sai do reservatorio para o bloco a tras da bomba e isto mesmo?
Outra hipótese que andei pensado e que poderia ser a boba de agua pois o motor sofreu um aquecimento grande e como outro colega descreveu a cima o rotor e de plastico e quando o motor esta com a temperatura baixa ela funciona, mas quando chega a uma temperatura alta o rotor se solta rodando em falso onde a circulaçao de agua nao acontece, e talvez seja por isto que a mangueira inferior fique fria e a superior quente, mas eu gostaria de realizar o teste que vc citou assim que eu identificar a mangueira mencionada, e muito obrigado pela atençao.
sonene escreveu:
amigo reinaldo, bom dia. o assunto è complexo mas vamos tentar explicar.
desde o lançamento dos passats chevetes que o sistema de arrefecimento
trocam agua entre motor x cabeçote na fase fria.aquceu valvula se abre e o
ciclo se completa.
as vezes nos aparece casos em que temos que retirar a valvula termostatica
p/ testes nao tem outro jeito, ai è que vem o detalhe.sempre que tenho que
proceder nestes testes estanco aquela mangueira intermediaria, a agua
forçosamente tera que circular entre motor x radiador. faça isso se nao
aquecer voçe nao tem problemas no sistema ( este procedimento è para devidos
testes, se for colocar valv. termostatica libere a mangueira intermediaria)
dependendo do estado em que resida se ficar sem valv. nao teras problemas.
( o nosso amigo canal là no rio grande do sul com essa temperatura negati-
va nao tem jeito, tem que colocar valv.)
montei muitos motores de kombi diesel fazia isso e nunca tive problemas de
super aquecimento.Boa essa Sonene, ontem a tarde(17/07/10)foi a tarde mais fria da última década aqui no sul, não passou dos 4 graus, ai vcs imaginem como é difícil trabalhar, fica tudo mais difícil, mas vamos a luta, quanto a trabalhar parado e na rua, a questão é que na rua o sistema trabalha em carga maior, ou seja o motor é forçado muito mais, consequentemente, a tendencia da temperatura é se elevar, exigindo mais do sistema de arrefecimento, e quando ele está praticamente no limite, na rua(em carga) ele irá mostrar que não esta bem o suficiente para suportar.
Bom dia amigo, qual seria esta mangueira exatamente, vc quer dizer a que sai do reservatorio para o bloco atras da bomba de agua?
Olha pessoal andei pensando e vou dar uma verificada conforme o amigo descreveu acima sobre a bomba ter sofrido aquecimento e soltado o rotor, faz um certo sentido pois quando a temperatura esta baixa a agua circula deixando ambas as mangueiras do radiador quentes mas quando a temperatura fica mais alta o rotor como deve ser de plastico solta e roda em falso nao circulando a agua pelo sistema, talvez seja por isto que a mangueira inferior fique fria ao ponto de vc abrir o sangrador e agua estar apenas morna, vou verificar e retorno.Obrigado a todos pela atençao.
pela minha experiencia sem a valvula aquece desordenadamente pois como circula com uma vazao maior de agua ela passa tao rapida pelo radiador que nao chega a trocar de calor pois com a valvula a vazao é controlada e passa mais lentamente pelo radidor dando tempo de resfriala.
reinaldo boa tarde. sobre a questao da bomba eu nao descarto isso è um fato
relevante.
mas quanto a qual mangueira em si voçe deve estancar eu sò poderia lhe dizer
com um corpo de valvulas em maos.
nao è a priori muito dificil de descobrir, voçe deve se atentar se existe
alguma ligaçao entre a entrada de agua fria do radiador c/ outras conecçoes
tente deixar somente entrada e saida de agua.
desculpe a demora è que eu costumo entrar sò de manhâ antes de sair pra
labuta
(talves voçe tenha que estancar no proprio corpo,mas ai este ja ficaria
p/ testes futuros)ou usa lo sem problemas se desejar
Na oficina que trabalho faço eletrica e injeçao,parte mecanica fica ao lado,um colega mecanico da mesma oficina recebeu uma currier fervendo,testou radiador,retirou a valvula,mesmo assim aqueceu,resolveu tirar cabeçote,testado,trocado junta,entregou o carro e no outro dia retornou aquecendo.Jogaram a culpa na parte eletrica,revizei e tudo ok.Como tinha aprendido aqui no site,coloquei a valvula termostatica e o cliente ta feliz ate hoje.Ha carros que a valvula exerce 2 funçoes :
Ola pessoal muito obrigado pela colaboraçao de todos, o caso foi resolvido coloquei a valvula termostatica e sangrei o ar do sistema pelo sangrador do radiador e a manqueira fina de retorno do reservatorio, e sai para teste na rua e submeti o veiculo a altas rotaçoes peguei pesado mesmo, e tudo ok, satisteito com os teste entreguei o veiculo ao cliente para viajem, pois depois de um teste pesado como o que fiz nao acreditei que iria dar pau de novo, liguei umas 3 horas depois para o cliete que confirmou ja estar em sua cidade e que tudo estava ok.
Resumindo este veiculo nao pode ficar sem a valvula termostatica, e como o amigo Denicol descreve, sem a valvula aquece desordenadamente pois como circula com uma vazao maior de agua ela passa tao rapida pelo radiador que nao chega a trocar de calor pois com a valvula a vazao é controlada e passa mais lentamente pelo radidor dando tempo de resfriala.
Reinaldo leal escreveu:
Ola pessoal muito obrigado pela colaboraçao de todos, o caso foi resolvido coloquei a valvula termostatica e sangrei o ar do sistema pelo sangrador do radiador e a manqueira fina de retorno do reservatorio, e sai para teste na rua e submeti o veiculo a altas rotaçoes peguei pesado mesmo, e tudo ok, satisteito com os teste entreguei o veiculo ao cliente para viajem, pois depois de um teste pesado como o que fiz nao acreditei que iria dar pau de novo, liguei umas 3 horas depois para o cliete que confirmou ja estar em sua cidade e que tudo estava ok.
Resumindo este veiculo nao pode ficar sem a valvula termostatica, e como o amigo Denicol descreve, sem a valvula aquece desordenadamente pois como circula com uma vazao maior de agua ela passa tao rapida pelo radiador que nao chega a trocar de calor pois com a valvula a vazao é controlada e passa mais lentamente pelo radidor dando tempo de resfriala. ;) : : :
Obrigado Reinaldo Leal pelo retorno, canal valeu pela explicação.
Nao e pelo motivo da agua passar muito rapido pelo radiador(colmeias finas)e sim porque com a valvula fechada a agua circula so no motor,quando abre libera a passagem ao radiador e fecha uma outra,forçando a agua ir ao radiador,carros que possuem carcaças de valvulas com varias passagens de agua,dificilmente trabalharam normal sem a mesma,palios 16v. que o diga
isso ai tente funcionar un uno 1.6 argentino sem esta valvula e so me ferei.foi so colocar um conjunto novo e tudo ficou ok.
muito bom esta ai uma raçao de nao economizar
se fuciona , é assim que tem que ser ,com valvula
Reinaldo leal escreveu:
Ola pessoal o cliente chegou com esta courie motor zetec rocam 1.6 gasolina com a junta do cabeçote queimada e o oleo havia se misturado com a agua e a cabeça dos pistoes estava coberta de agua, observaçao o veiculo possui kit gas, bom a retifica condenou o cabeçote e o mesmo foi substituido por um remanufaturado, apos a substituiçao e teste na oficina o veiculo se comportou normal nivel de agua ok, mangueiras do radiador quentes e ventoinha disparando normalmente, ponteiro de temperatura estavel no meio, mas apos fazer um teste na rua rodando alguns kilometros a temperatura subiu, estacionei e percebi que a agua do rezervatorio tinha baixado mas ao abrir a tampa a agua retorna e o estranho que a mangueira superior do radiador fica quente e a inferior fria, causando a impressao de ar no sistema, observaçao o veiculo esta sem a valvula termostatica, o radiador foi sangrado por varias vezes, o cliente afirma que este era o problema anterior uma mangueira quente e outra fria, parece ser ar no sistema, bom ele tambem informou que a bomba ja tinha sido substituida o radiador removido e limpo, o cavalete de agua tambem foi substituido, eu comfesso que estou meio perdido, alguem tem alguma ideia? Qualquer ajuda sera bem vinda.VALEU PELO RETORNO E QUE ESSA GRANDE FALHA NÃO SE RETIPA MAIS :
>Nao e pelo motivo da agua passar muito rapido pelo radiador(colmeias finas)e sim porque com a valvula fechada a agua circula so no motor,quando abre libera a passagem ao radiador e fecha uma outra,forçando a agua ir ao radiador,carros que possuem carcaças de valvulas com varias passagens de agua,dificilmente trabalharam normal sem a mesma,palios 16v. que o diga
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issu aee amigo, minha dica eh simplesmente q prestem atençao nas mangueiras e galerias de cada caso, de onde vem e pra onde vao, tive problemas com o marea 1.8 e agora com essa courrier, e sempre msm coisa, pessoal capa a valvula e ae q a coisa fica feia msm. no caso do marea eu tive como isolar a mangueira q fazia o retorno pro bloco, mas nessa courrier o corpo q passa a agua eh mt grande pra isolar, sem chance de deixar sem a valvula...
vale lembrar q no meu caso contin uo com ele esquentando pacas, mesmo com a valvula nova, mas graças aos amigos do forum tenho a bomba pra verificar amanha, pois eu desconhecia o fato dela se soltar quando em alta temperatura....
vlw pessoal, belo trabalho...