Ao rastrear o sistema , acusou o codigo p0420 ( sistema catalizador bloco 1 eficiencia abaixo do limite ) troquei as duas sonda lambdas,porem ao rodar 60 km novamente acendeu a luz de injeção e acusou o cod p0420,ao conferir os parâmetros no rastreador,estava o seguinte 1-sinal de resposta correto-A/F oscilando entre mistura pobre e rica.Na sonda 2-sinal de resposta correto,porém a A/F travado em mistura pobre.vcs poderiam me ajudar. desde já obrigado.
Respostas:
Realmente,a segunda sonda nao deve oscilar,fica sempre em mistura mais pobre,seu problema deve ser catalizador mesmo,,,,
Olá colega, corrigindo
A segunda sonda na linha GM sempre fica travado em mistura rica ,700 Mvolts .
É bom saber que estes tipos de catalizadores trabalham de maneira diferentes, quando se tem mistura rica na 1º sonda, o sinal de saída do catalizador na 2º sonda é mistura pobre.
ola siqueira não entendi sua corresão! como assim na linha gm sempre fica travado em mistura rica, 700Mvolts?
Em primeiro lugar, precisamos entender como o catalizador funciona,
o catalizador funciona em dois estagio, no primeiro estagio ele queba
as moléculas de NOX arrancando oxigênio e prendendo o nitrogênio
para em seguida reagir com o nitrogênio transformando em N2.
Agora o oxigênio que ficou livre vai reagir com o CO e HC que
sera transformado em CO2 e H20.
Mas agora vamos falar da segunda sonda, que tem como unica função
informar se tem oxigênio ou não, e se tem oxigênio é porque o catalizador
não esta cumprindo a sua função que de usar todo o oxigênio para reagir com
o combustível não queimado no motor. Então devemos ter em mente que a
sonda pós catalizador não pode indicar mistura pobre, porque não pode sobrar
oxigênio depois do catalizador. Agora um detalhe, teste de sonda não é em
marcha lenta, e sim acima de 2000 rpm, e se você testa a segunda sonda
em marcha lenta, ela vai indicar mistura pobre, mas se você fazer o teste
em 2000 rpm e com temperatura normal, ela tem de indicar 600 a 700mv
se o catalizador está normal. Obs. se você receber um veiculo com o
código P0420 e P0430, este código é exclusivo de falha do catalizador.
não é sonda, é catalizador, não troque sonda que não vai resolver, apague
o código deixe o carro andar de 80 a 140 km, e se for catalizador ela
vai acender novamente.
Bom amigos, lógico, que odas as sugestões são mais do que verdadeiras, mas cada caso é um caso.
Peguei um Prisma com este defeito e era sincronismo da correia.
At
Galera o defeito destes carros são sonda mesmo, elas dão defeito no primario e So uma original resolve!
Sonda bosch planar so pode ser usado no banco 1 mas no banco 2 só a Delphi é compatível!
>Em primeiro lugar, precisamos entender como o catalizador funciona,
o catalizador funciona em dois estagio, no primeiro estagio ele queba
as moléculas de NOX arrancando oxigênio e prendendo o nitrogênio
para em seguida reagir com o nitrogênio transformando em N2.
Agora o oxigênio que ficou livre vai reagir com o CO e HC que
sera transformado em CO2 e H20.
Mas agora vamos falar da segunda sonda, que tem como unica função
informar se tem oxigênio ou não, e se tem oxigênio é porque o catalizador
não esta cumprindo a sua função que de usar todo o oxigênio para reagir com
o combustível não queimado no motor. Então devemos ter em mente que a
sonda pós catalizador não pode indicar mistura pobre, porque não pode sobrar
oxigênio depois do catalizador. Agora um detalhe, teste de sonda não é em
marcha lenta, e sim acima de 2000 rpm, e se você testa a segunda sonda
em marcha lenta, ela vai indicar mistura pobre, mas se você fazer o teste
em 2000 rpm e com temperatura normal, ela tem de indicar 600 a 700mv
se o catalizador está normal. Obs. se você receber um veiculo com o
código P0420 e P0430, este código é exclusivo de falha do catalizador.
não é sonda, é catalizador, não troque sonda que não vai resolver, apague
o código deixe o carro andar de 80 a 140 km, e se for catalizador ela
vai acender novamente.
Vou acrescentar mais uns detalhes sobre o catalizador.
O catalizador tem limite, ou seja para que ele tenha eficiência, o motor tem que estar
eficiente, bem regulado, não pode tem outras falhas como velas, cabos, bicos e sincronismo e mais.
Eu não Quiz dizer, nem aqui, nem em outro tópico, onde falei sobre o catalizador, que tem que trocar o catalizador,
até porque é uma peça cara e precisa ter certeza de que a falha é dela. E também quero acreditar que estou
dando ajuda a pessoas que tem um minimo de conhecimento e que já foi esgotadas todos as outras alternativas
que são o básico de um diagnóstico, porque se um motor está com excesso o catalizador jamais sera eficiente.
BOM DIA Cara Isto ta Com Cara de Bicos Injetores da Uma Atencao Especial Neles as Vezes eles dao a mesma vazao acima ou a baixo e tai o problema espero ter te ajudado
Bom dia , todas as respostas dos colegas são validas , na linha Gm eu uso sempre sondas originais mais para você tirar a divida passe o carro em um analizador de gases .
Olá pessoal, acho que algum colega aí já explicou porque o catalizador em bom estado vai apresentar mistura rica travada.
Mais , se o motor apresentar mistura rica, o sinal da sonda 2 vai ficar pobre .