Boa tarde galera, estou com uma duvida, comprei um conector c2 para o corsa, paguei 150 por ele na tecnomotor, mais nao ha comunicaçao entre o carro e o aparelho a mns e ( erro de comunicaçao) igual quando ha igniçao ta desligada, alguem tem uma luz pra me dar ? Abraço a todos.
Respostas:
Ola amigo prados,você testou a continuidade dos fios até a central?Pode ser que tenha algum fio quebrado ou algo do tipo.
>Ola amigo prados,você testou a continuidade dos fios até a central?Pode ser que tenha algum fio quebrado ou algo do tipo.
Pra ser sincero, nao nao fiz o teste nao, vou fazer hoje a noite, pode ser sim que tenha algum fio rompido, nao fiz o teste porque ja era muito tarde, mais hoje eu faço, logo mais fou um retorno
Ola boa tarde, amigo se for o corsa com a central multec pra conferir se o problema esta na linha k é só vc fazer um jamper nos terminais A e B , se houver comunicação , vai ficar piscando a lampada de injeção no painel.Fazer o jamper na tomada de diagnose.
c for o corsa mais antigo tem que alimentar o conector externamente c for padrão obd2 verifica positivo no pino 16 e terra no 4.
Colega:
Vamos fazer passa a passa;
Todo o sistema de ligação do aparelho esta certo pois o aparelho esta sendo alimentadoo e enviando mensagem de erro de comunicação no visor;
1° Caso o veículo tenha anti furto não vai funcionar , caso tiver acione o anti furto e faça os testes com a porta fechada.
2° Tente fazer o serviço em outro veículo do mesmo modelo, para saber se o veículo que você esta tentando scannear tem algum defeito que não deixa entrar em comunicação.
ATT, Diaz
>Ola boa tarde, amigo se for o corsa com a central multec pra conferir se o problema esta na linha k é só vc fazer um jamper nos terminais A e B , se houver comunicação , vai ficar piscando a lampada de injeção no painel.Fazer o jamper na tomada de diagnose.
ok amigo vou fazer sim amanhã cedo, depois dou um retorno obrigado
Boa Noite,
Acredito tratar-se de uma linha de dados serial. Mas é possível testar a rede de comunicação.
Para isso, como já dito, basta “jampear” os terminais A e B do conector de diagnóstico ALDL 10 (até 1999) ou os terminais 5 e 6 do conector de diagnóstico OBD-II e em seguida ligar a linha 15.
Com esse procedimento, a lâmpada de anomalia irá piscar, indicando o número do código gravado. Entretanto o primeiro código deverá ser ignorado, pois não representa uma avaria, e sim, que o motor está estático.
Cada piscada possui um tempo variado, longo ou curto, e este código é traduzido como um número de dois dígitos que identifica a falha. Piscadas duradouras referem-se a dezena, e as piscadas mais rápidas a sua unidade.
Explicando:
Uma linha de comunicação serial é o meio físico onde ocorre à transferência de dados entre a ECU e o Scanner. A interconexão se dá pelo pino G do conector ALDL 10 ou pelo pino 7 no modelo OBD-II.
Quando desconectado esse pino não apresenta nenhum sinal, e nesse caso o próprio Scanner alimenta o terminal de comunicação serial (G ou 7) com respectiva tensão.
O fato de alimentar a linha de dados com nível alto, e esse ser seu estado natural de “repouso”, significa que nos momentos onde não há comunicação entre ECU e Scanner o nível lógico sempre fica sempre em 1.
A informação deve fluir da ECU para o Scanner e vice-versa. Visto a existência de apenas uma linha de dados no conector não é possível que o fluxo ocorra nos dois sentidos simultaneamente. Logo se trata de uma comunicação serial em modo Half-Duplex, o que torna a comunicação como assíncrona.
Neste sistema o Scanner avisa a ECU que ele está ali “plugado” e pronto para receber os dados, e a isso damos o nome de Handshake, e começa no momento que fornecemos nível alto na linha de dados. Mas apenas isso não é suficiente para iniciar a comunicação. O processo de conexão realmente começa quando enviamos uma série de 3 pulsos “negativos”, com o tempo de duração de 450ms, 200ms e 450ms separados por intervalos de 200ms.
Espero ter ajudado os colegas a entender tal funcionamento.
Boa Noite a Todos.
>c for o corsa mais antigo tem que alimentar o conector externamente c for padrão obd2 verifica positivo no pino 16 e terra no 4.
amigo chicobice desculpe as poucas informaçoes, o corsa é 95 gasolina 1.0 multec spi mono ponto, vou verificar sua dica obrigado
>c for o corsa mais antigo tem que alimentar o conector externamente c for padrão obd2 verifica positivo no pino 16 e terra no 4.
amigo chicobice desculpe as poucas informaçoes, o corsa é 95 gasolina 1.0 multec spi mono ponto, vou verificar sua dica obrigado
Prado o aparelho seu e o Rasther?
Ele funciona a tela e esta informando que não deu comunicação?
Então existe alimentação, são aqueles cabos ligados a bateria até o seu aparelho ou do acendedor de cigarros até o seu aparelho.
Quando usava o Rasther II e não se comunicava uma das razões eram anti furto que tinha que acionar e fechar as portas.
Outra pergunta este carro entra em funcionamento qual o defeito??:?
Diaz
>Colega:
Vamos fazer passa a passa;
Todo o sistema de ligação do aparelho esta certo pois o aparelho esta sendo alimentadoo e enviando mensagem de erro de comunicação no visor;
1° Caso o veículo tenha anti furto não vai funcionar , caso tiver acione o anti furto e faça os testes com a porta fechada.
2° Tente fazer o serviço em outro veículo do mesmo modelo, para saber se o veículo que você esta tentando scannear tem algum defeito que não deixa entrar em comunicação.
ATT, Diaz
prezado diaz grande satisfação em falar com você novamente, então realmente o carro tem um sistema anti-furto, porem ele só aciona alguns minutos após da porta ter sido aberta, vou fazer como disse, tentar realizar o procedimento com a porta fechada, grande abraço amanhã eu dou um retorno boa noite. grande abraço.
>Boa Noite,
Acredito tratar-se de uma linha de dados serial. Mas é possível testar a rede de comunicação.
Para isso, como já dito, basta “jampear” os terminais A e B do conector de diagnóstico ALDL 10 (até 1999) ou os terminais 5 e 6 do conector de diagnóstico OBD-II e em seguida ligar a linha 15.
Com esse procedimento, a lâmpada de anomalia irá piscar, indicando o número do código gravado. Entretanto o primeiro código deverá ser ignorado, pois não representa uma avaria, e sim, que o motor está estático.
Cada piscada possui um tempo variado, longo ou curto, e este código é traduzido como um número de dois dígitos que identifica a falha. Piscadas duradouras referem-se a dezena, e as piscadas mais rápidas a sua unidade.
Explicando:
Uma linha de comunicação serial é o meio físico onde ocorre à transferência de dados entre a ECU e o Scanner. A interconexão se dá pelo pino G do conector ALDL 10 ou pelo pino 7 no modelo OBD-II.
Quando desconectado esse pino não apresenta nenhum sinal, e nesse caso o próprio Scanner alimenta o terminal de comunicação serial (G ou 7) com respectiva tensão.
O fato de alimentar a linha de dados com nível alto, e esse ser seu estado natural de “repouso”, significa que nos momentos onde não há comunicação entre ECU e Scanner o nível lógico sempre fica sempre em 1.
A informação deve fluir da ECU para o Scanner e vice-versa. Visto a existência de apenas uma linha de dados no conector não é possível que o fluxo ocorra nos dois sentidos simultaneamente. Logo se trata de uma comunicação serial em modo Half-Duplex, o que torna a comunicação como assíncrona.
Neste sistema o Scanner avisa a ECU que ele está ali “plugado” e pronto para receber os dados, e a isso damos o nome de Handshake, e começa no momento que fornecemos nível alto na linha de dados. Mas apenas isso não é suficiente para iniciar a comunicação. O processo de conexão realmente começa quando enviamos uma série de 3 pulsos “negativos”, com o tempo de duração de 450ms, 200ms e 450ms separados por intervalos de 200ms.
Espero ter ajudado os colegas a entender tal funcionamento.
Boa Noite a Todos.
uauuu amigo que conhecimento é esse? vou mastigar as informaçoes de vagazinho pra ver se chego lá, acabei o curso de injeção há pouco tempo, curso que se aprende somente o basico sabe como é. senai te poem em pé, andar é com voce. mais com ajuda dos amigos eu chego lá. forte abraço até amanhã.
>c for o corsa mais antigo tem que alimentar o conector externamente c for padrão obd2 verifica positivo no pino 16 e terra no 4.
amigo chicobice desculpe as poucas informaçoes, o corsa é 95 gasolina 1.0 multec spi mono ponto, vou verificar sua dica obrigado
Prado o aparelho seu e o Rasther?
Ele funciona a tela e esta informando que não deu comunicação?
Então existe alimentação, são aqueles cabos ligados a bateria até o seu aparelho ou do acendedor de cigarros até o seu aparelho.
Quando usava o Rasther II e não se comunicava uma das razões eram anti furto que tinha que acionar e fechar as portas.
Outra pergunta este carro entra em funcionamento qual o defeito??:?
Diaz
bom dia amigo comecei os testes, sim é o rasther o primeirinho, sim a mns é erro de comunicaçao, sim os cabos estão ligados ao aparelho a bateria, tentei fazer o teste com a porta fechada mais ainda persisti o problema, o carro funciona sim estou andando com ele, o problema é ao freiar o carro redução de marchas a rotação continua alta ex; se estiver em 4 e reduzir para uma 2 a rotação continua a de 4 e vai baixando aos poucos, acredito ser atuador de marcha lenta. e falhas que acredito ser bobina que esta com fulga de centelhas .
Colega Prados,
Com aparelho instalado, chave de ignição virada, porta fechada e botão do anti furto acionado ele comunica com a central?
Defeitos relacionados com anomalia que descreve:
-Atuador de marcha lenta
-Sensor de posição de borboleta
-Verificar aterramento do cabeçote , perto do cilindro mestre e alojamento bateria remova limpe e aperte novamente,
-Observe os conectores o estado de conservação, terminais e contaminação.
--Sensor de velocidade ( painel )
........................Importante...................
-Substitua rotor, cabos, tampa e velas de ignição e acerte o posicionamento do distribuidor.
att. Diaz
>Colega Prados,
Com aparelho instalado, chave de ignição virada, porta fechada e botão do anti furto acionado ele comunica com a central?
Defeitos relacionados com anomalia que descreve:
-Atuador de marcha lenta
-Sensor de posição de borboleta
-Verificar aterramento do cabeçote , perto do cilindro mestre e alojamento bateria remova limpe e aperte novamente,
-Observe os conectores o estado de conservação, terminais e contaminação.
--Sensor de velocidade ( painel )
........................Importante...................
-Substitua rotor, cabos, tampa e velas de ignição e acerte o posicionamento do distribuidor.
att. Diaz
caro Diaz com o aparelho ligado porta,fechada e anti furto desligado, ainda não há comunicação ( ERRO DE COMUNICAÇÃO) referente ao jamp no terminal A e o terminal B que me disseram fiquei com medo, pois o terminal A é negativo e o terminal B é positivo, isso não vai da curto na central? existe positivo no pino 16 e no pino 04 não há fio. retirei o atuador de marcha lenta para limpeza e uma inspeção visual mais não obtive muito sucesso, troquei a bobina de ignição devido a uma fuga de centelha, bateria com 12.30 motor parado e 14 04 + OU - motor ligado, vou providenciar troca das velas, os cabo estão com 04 ohms , to arriscando no atuador de marcha lenta, mais o que queria mesmo era ver o scaner funcionando nesse carro, mais to tomando pau dele.
Prados:
Veja o seu e`mail , passei um informativo.
Confirme o recebimento, pode fazer conforme a dica.
att. Diaz
Prados,
O positivo no pino B é apenas um retorno, ou seja, não possui potencia.
Att;
>Prados,
O positivo no pino B é apenas um retorno, ou seja, não possui potencia.
Att;
Amigo Leandro,
Já passei para o Prados o procedimento por e`mail e a tabela com os códigos.
Acredito que o defeito do veículo seja:
Atuador de marcha lenta
Sensor de posição de borboleta
Verificar aterramento do cabeçote, bateria ou aquele próximo do servo freio
Att. Diaz
>Prados,
O positivo no pino B é apenas um retorno, ou seja, não possui potencia.
Att;
Ok amigo leandro obrigado
>Prados,
O positivo no pino B é apenas um retorno, ou seja, não possui potencia.
Att;
Amigo Leandro,
Já passei para o Prados o procedimento por e`mail e a tabela com os códigos.
Acredito que o defeito do veículo seja:
Atuador de marcha lenta
Sensor de posição de borboleta
Verificar aterramento do cabeçote, bateria ou aquele próximo do servo freio
Att. Diaz
amigo aqui na frente da minha casa tem uma igreja evangelica a qual começa os cultos as 18;00hs e chegou um cliente que a frequenta, ele possui um corsa 94, quando ele chegou pedi que deixasse o carro comigo para fazer um teste com scaner, coloquei-o e o procedimento foi tudo bem sem nenhum problema, fiz o escaneamento e nehuma falha foi detectada. procedimento normal, logo vi que o problema realmente é no carro e não no cabo, amigo vou verifica meu e-mail obrigado amanhã dou um retorno. boa noite fica com Deus.
>Prados:
Veja o seu e`mail , passei um informativo.
Confirme o recebimento, pode fazer conforme a dica.
att. Diaz
Amigo recebi sim seu informativo, obrigado retorno a trabalhar nesse carro hoje, tive problemas novamente na homorcinetica deslisante, soltou do cambio.
>Como vai, Prado?
Carro resolvido?
Abraço.
Ainda não amigo, acho que esse carro gostou de mim e não quer mais embora kkkk, então o Diaz me enviou uma ilustração de como proceder, fazendo o jamp entre os pinos de cima do conector ALDL , e diante do que mostrou( piscadas da luz de anomalia) retirei o sensor de marcha lenta e o TPS.para a alizar com o multimetro, o sensor de marcha lenta deu 50.2 onhm e o tps deu 0 mesmo rodando no encaixe do eixo , comprei um da magneti marelli hoje e vou montar pra ver, mais o que esta me preocupando mesmo é que a junta hômorcinetica voltou a soltar do cambio, retirei o carte para ver se havia alguma coisa errada mais não vi nada de anormal, e nem folgas excessivas. mais se tiver mais alguma dicas vai ser muito bem vinda professor, forte abraço.
Prezado Prado,
Está muito bem assessorado pelo Dias. Entretanto, estamos à disposição.
Abraço.
>Prezado Prado,
Está muito bem assessorado pelo Dias. Entretanto, estamos à disposição.
Abraço.
amigos parei de mexer ou apanhar agora do carro 00, recoloquei a homorcinética no lugar, o marcha lenta e o tps novo, ao ligar o carro na primeira partida, o carro estava uma verdadeira sinfonia, maiiiiiiiiis percebi que o problema ainda está la, e só começa apos o carro aquecido com pequenos estouros no cano de escape, e luz de anomalia continua ascendendo defeito ( carro muito acelerado parecendo entrada de ar ou sensor de temperatura dando pau sabe? amanha essa novela continua boa noite a todos.
>Boa tarde galera, estou com uma duvida, comprei um conector c2 para o corsa, paguei 150 por ele na tecnomotor, mais nao ha comunicaçao entre o carro e o aparelho a mns e ( erro de comunicaçao) igual quando ha igniçao ta desligada, alguem tem uma luz pra me dar ? Abraço a todos.
Galera caso reolvido, descupem a demora para postar a soluçao, e que ultimamente so esta aparecendo b.o feio por aqui, sem tempo ate para tomar agua kkk, pessoao dessa vez nao fiquei muito contente, comigo mesmo, apos avaliar os chicotes como os amigos disseram pude notar que hora vinha positivo hora nao no chicote do motor de passo, provocando uma variaçao, como nao tenho conhecimento que julgo nescessario em eletrica, resolvi levar o carro ate um "amigo" auto eletrico, que fez o reparo do chicote. O carro ficou bom, mais infeliente pela falta de conhecimento.de minha parte, fez com que acrecentace um valor de 330 reais a mais no orçamento que eu tinha dado ao cliente, valor esse cobrado por ele 330 reais por um reparo, no chicote, mais infelizmente optei por fazer assim, para nao fazer algo que nao tivesse qualidade. Abraços a todos e mais uma vez obrigado a todos que estiveram empenhado a me ajudar, ate uma proxima, que nao esta nada loge kkk abraços.
Prezado Amigo Prados,
Não existem motivos para você se desapontar consigo mesmo, meu caro!
Pelo fato de você ter se empenhado por dias nesse carro, além do que eu observei que em uma postagem anterior você escreveu "que havia parado de mexer no carro à 00"...: ....
Você é um "Profissional Dedicado e Esforçado", e isso é o bastante para nós, seus Amigos, nos orgulharmos de tê-lo conosco.
Quanto aos Conhecimentos, nós todos necessitamos adquiri-los constantemente, porém nem sempre as condições são favoráveis, por mais que nos esforcemos. Mas saiba nesse espaço você possui muitos amigos que não lhe negariam auxílio a sua pessoa.
Inclusive, nesse caso eu, o Dias, o Junindiesel, e muitos outros tentaram auxiliá-lo, e vou te contar uma coisa, às vezes nós ficamos agoniados ajudando, uma vez "adotamos" o problema para nós e queremos ver o desfecho. Entretanto o "virtual" limita-nos de ajudá-lo de uma melhor forma. Pelo menos por enquanto. Acredito que o OB está trabalhando de forma árdua por uma maior interatividade entre nós Profissionais.
Mas, me mande um e-mail, Prados. Vou te mandar uma apostila minha.
Abraços
>Prezado Amigo Prados,
Não existem motivos para você se desapontar consigo mesmo, meu caro!
Pelo fato de você ter se empenhado por dias nesse carro, além do que eu observei que em uma postagem anterior você escreveu "que havia parado de mexer no carro à 00"...: ....
Você é um "Profissional Dedicado e Esforçado", e isso é o bastante para nós, seus Amigos, nos orgulharmos de tê-lo conosco.
Quanto aos Conhecimentos, nós todos necessitamos adquiri-los constantemente, porém nem sempre as condições são favoráveis, por mais que nos esforcemos. Mas saiba nesse espaço você possui muitos amigos que não lhe negariam auxílio a sua pessoa.
Inclusive, nesse caso eu, o Dias, o Junindiesel, e muitos outros tentaram auxiliá-lo, e vou te contar uma coisa, às vezes nós ficamos agoniados ajudando, uma vez "adotamos" o problema para nós e queremos ver o desfecho. Entretanto o "virtual" limita-nos de ajudá-lo de uma melhor forma. Pelo menos por enquanto. Acredito que o OB está trabalhando de forma árdua por uma maior interatividade entre nós Profissionais.
Mas, me mande um e-mail, Prados. Vou te mandar uma apostila minha.
Abraços
Caro amigo leandro, primeiramente quero agradecer plr suas palavras, e dizer que sinto muito orgulho de fazer parte deste forum, e um previlegio chama-lo de amigo mais uma vez agradeço a vc ao Diaz e a todos que me ajudaram, todos deste forum sao pessoas fantasticas, muito obrigado pela apostila, tenha certeza que vai ser de muitissimo valor para mim, vou te mandar o e-mail
Prados. entra no site da tecnomotor e veja se não há atualizações até onde seu scaner suporta. quem sabe, novos procedimentos, ajustes finos, Vag. Boa Sorte ai.
Compre uma ELM 327 baixe o Forscan pelo site da Ford. aquilo as vz quebra uma Arvore meu filho.
Prados, Parabéns pelo empenho e interação com os participantes que colaboraram.
Mais um caso resolvido com o verdadeiro espírito colaborativo deste Fórum!
Att
Prados, Parabéns pelo empenho e interação com os participantes que colaboraram.
Mais um caso resolvido com o verdadeiro espírito colaborativo deste Fórum!
Att
>Prados, Parabéns pelo empenho e interação com os participantes que colaboraram.
Mais um caso resolvido com o verdadeiro espírito colaborativo deste Fórum!
Att
valeuuuuuu.