Estava com um corsa na oficina que estava fraco de motor e era para fazer limpeza de bicos.
E fiz a tal limpeza, troquei filtro passei scanner e estava com mistura rica e analisando tudo os sensores estavam corretos e testando o map com a bomba de vacuo ele estava fora do normal no valor de 240 a 280 mmg na bomba de vacuo. Sera que este motor esta fraco mesmo , pelo conhecimento de voces porque eu sou somente eletrecista, Valeu , aguardo respostas
Respostas:
tem que faser um teste de compressao pra saber, deve dar no minimo 120 libras faloww? se der menos ta fraco sim
Verifica se o comando não esta comido e se o comando é o certo deste motor.
SE O VEICULO NÃO DESENVOLVE BEM, E ELE TEM SENSOR DE ROTAÇÃO A POLIA DO VIRA PODE TER GASTADO O ENCAIXE A ONDE VAI A CHAVETA DA ENGRENAGEM ALTERANDO O PONTO E DEIXANDO O VEICULO FRACO SE O MOTOR JÁ ESTIVER COM MUITOS MIL KM RODADO MESSA A COMPRESSÃO DO MESMO .... E ENQUANTO AO MAP...
Sensor de Pressão Absoluta no Coletor de Admissão - MAP
O sensor de pressão absoluta* no coletor de admissão - MAP (Manifold Absolute Pressure) informa à UCE a variação da pressão no interior do coletor de admissão...
O sensor de pressão absoluta* no coletor de admissão - MAP (Manifold Absolute Pressure) informa à UCE a variação da pressão no interior do coletor de admissão em função do regime de carga e da rotação do motor, ou seja, informa a pressão a que está sendo submetido o ar aspirado pelo motor.
Em marcha lenta, quando a borboleta de aceleração está totalmentefechada, a pressão no interior do coletor de admissão é baixa(alta depressão). Com a borboleta totalmente aberta, a pressãono interior do coletor de admissão é alta (baixa depressão).
A UCE utiliza as informações recebidas do sensor MAP para realizaros cálculos do avanço da ignição e da quantidadede combustível a ser injetado no motor.
O sinal do MAP também é utilizado para medir a pressão atmosféricalocal. Com essa informação, o sistema é capaz de se adequarautomaticamente as variações de altitude. O MAP mede a pressãoatmosférica toda vez que é ligada a ignição.
O sensor MAP pode ser analógico ou digital. Ambos são alimentadospela UCE com uma tensão de referência de aproximadamente 5voltsVDC. O analógico envia a UCE um sinal de tensão de corrente contínuacuja intensidade varia com de depressão do coletor de admissão.O digital fornece a UCE um sinal pulsado (pulsos de corrente contínua- em forma de onda quadrada) cuja frequência varia com a depressãono coletor de admissão.
Normalmente, o sensor MAP é ligado à tomada de pressão nocoletor através de uma mangueira de borracha. Em sistemas mais modernoscomo os utilizados nos veículos Volkswagen MI, Novo Vectra, FamíliaPalio 8V (após 99), o sensor vem parafusado diretamente sobre o coletorde admissão (não utiliza mangueira de tomada de pressão).
Testando um sensor de pressão absoluta no coletor de admissão - MAP
Na realização do teste de um sensor de pressão absolutano coletor de admissão - MAP observe os seguintes detalhes:
• Certifique-se da boa condição da carga da bateria e alimentaçãoda UCE;
• Verifique se a mangueira de tomada de pressão do sensor (caso exista)não está furada ou entupida. Mantenha a tomada de pressãodesobstruída;
• O teste do sensor deve ser realizado com os conectores do sensor e daUCE ligados (circuito do sensor em carga), somente dessa forma pode-se simulara verdadeira condição de funcionamento do sensor;
• A medição do sinal deve obedecer a seguinte ordem: -Primeirodevem ser avaliados o aterramento do circuito do sensor e a tensão dealimentação do mesmo. Depois deve ser analisado o sinal enviadopelo sensor à UCE;
• Para o sensor MAP analógico o sinal enviado para a UCE deve sermedido em tensão de corrente contínua VDC. Para o digital, deveser medido em Hertz - Hz**.
• O sinal do sensor deve estar de acordo com a depressão a qual omesmo estiver submetido e com a pressão atmosférica local;
• A medição do sinal pode ser realizada com a chave de igniçãoligada (sem dar partida) aplicando-se depressão com uma bomba de vácuona tomada do sensor ou com o motor em marcha-lenta, comparando-se o sinal dosensor com pressão absoluta do coletor.
* Pressão absoluta é a pressão medida em relação ao vácuo. A maioria dos manômetros mede a pressão em relação a pressão atmosférica. As pressões medidas em relação à pressão atmosférica são denominadas pressões manométricas. Assim: Pressão Absoluta = Pressão Manométrica + Pressão Atmosférica (P Abs = P man + P Atm).
** O sinal do sensor digital também pode ser medido em RPM, porém é mais comum encontrarmos especificações em Hz.
verifiquei a correia dentada e esta no ponto, no scanner ele esta com mistura rica e o map esta um pouco fora em torno de 2,70 volts, e eu eu não tenho o medidor de pressão dos cilindros e o carro esta com + - 170 mil quilometros e por isso que eu penso que pode ser o motor que esta fraco.
HA ALGUNS CORSAS QUE O CLIENTE USA COMBUSTIVEL DE MAL QUALIDADE ASSIM COMO
OLEO BARATO E DEMORA PARA FAZER A TROCA DO OLEO E QUE O VEICULO PRECISA FAZER O MOTOR COM 80 MIL KM E ESSE JA TEM 170 MIL :
Ola amigo,gostaria de saber que ano ele é?
ha grandes mudanças de desempenho da primeira versao à ultima.
se for CORSA EFI ja é fraco por natureza,agora quanto ao map se voçe testou fora do carro com a bomba de vacuo e deu fora dos valores da tabela provavelmente esta com defeito e isto podera causar mistura rica.
Acho q vc deve , primeiro compressão de cilindro , e de uma olhada no comando de valvula , q como o colega a cima falou gosta de gastar
Espero respostas dos testes .
Desculpem não é 170 mil, é 117 mil kilómetros ele é mpfi ano 2002
Ele não abregiro,as velas estão na especificação,combustivel, retire um litro coloque 50% de água, 50% de combustivel no decimetro ele tem que ter o valor de áte 26% de alcool e a dencida de 700°/ 750° na gassolina, o combustivel não apresentando esses valores está Adulterado. OK :
Dirceu Ricardo Müller escreveu:
Estava com um corsa na oficina que estava fraco de motor e era para fazer limpeza de bicos.
E fiz a tal limpeza, troquei filtro passei scanner e estava com mistura rica e analisando tudo os sensores estavam corretos e testando o map com a bomba de vacuo ele estava fora do normal no valor de 240 a 280 mmg na bomba de vacuo. Sera que este motor esta fraco mesmo , pelo conhecimento de voces porque eu sou somente eletrecista, Valeu , aguardo respostas
Vc já examinou o catalizador se não está entupido?
DIRCEU PEGUEI UM PROBLEMA ASSIM E ERA O COMANDO GASTO, PEGUE UM PAQUIMETRO E MECA O MESMO.
É fód? mesmo,o cara nem pra retornar com a solução do problema.
estou esperando o cliente retornar com o veiculo para mim ver se ficou bom dai eu comento mais esses problemas e sobre o catalisador eu não verifiquei mais vou verificar quando o cliente retornar se é que ficou bom só a limpeza dos bicos valeu galera pelas dicas passem bem ;)
amigo ja tive casos assim aqui,em quase todos era a engrenagem de baicho da correia,tire ela pq ela deve estar fora,a chveta dela é fragil e sempre quebra,aproveita e verifica com quantos dentes esta a roda fonica tem q estar com 19 dentes no sensor de rotaçao com a marca de cima na marca mas antes verifique a engrenagem quase certo q é ela.
O cliente estava hoje em minha oficina para fazer um outro servicinho e daí eu perguntei como é que ficou o carro depois do diagnóstico e limpeza de bicos, ele disse que ficou melhor e mesmo assim diz que vai trocar de carro e pegar um 1.6 que puxa melhor do que o 1.0, daí ficou nisso valeu galera pelas dicas B)
http://www.youtube.com/watch?v=oyVen8blQxQ
http://www.youtube.com/watch?v=OjhppXonjLE
faça o teste de compressão do motor com aferramenta ;se estiver ok, verifique o sincronimo do motor(as veses a engrenagem da manivela cria um desgaste na parte da chaveta, analise também a manivela e o catalisador do carro.