Olá pessoal! Tem um Corsa C aqui 1.0 VHC hatch ano 2003 que acontece o seguinte: Quando atinge a velocidade de 60km acima, ao pisar no freio o carro puxa literalmente pro lado esquerdo. "Tudo" foi revisado nesse carro e no sistema de freio,cilindro mestre e de rodas,pinças,lonas,pastilhas,sangria,discos,tambores etc...! Só nos resta um ítem: As válvulas corretor de frenagem que vão pras rodas traseiras! Confesso que nunca peguei um problema assim com essas válvulas.Não é na dianteira pois o volante não vira na hora de freiar,é o carro que joga pro lado.Isolamos a traseira e sumiu o defeito.Peço um auxílio aos companheiros se já tiveram problemas semelhantes!Obrigado.
Respostas:
veja se o eixo traseiro não esta atravessado, alinhamento do eixo traseiro.
: Mas ja fizeram algun reparo no freio ,porque o cilindro de roda pode estar diferente ou a valvula .
Se trocaram cilindros de rodas trazeiros,confira o diametro interno dos mesmo,devem ser identicos.
Verifique se os mangotes de freios estão com a mesma vazão de oleo(pode estar com obstrução)
Amigo, tive 2 problemas parecidos, quando se pisava no freio, o caro se jogava para um determinado lado e depois de muito quebra cabeça, os 2 problemas eram amortecedores.
Da uma olhadinha com carinho neles.
Abraços
da uma atenção especial para as buchas da ponta do tensor e das balanças ´´bandeijas´´ quando freia ela se desloca para tras e o carro vira com força sem o volante virar chega a ser perigoso boa sorte
buxa do tensor ,quando fadigada ao freiar atrasa o caster ,lavandoa a roda para negativo,tanbem de uma olhada na longarina pode aver uma trinca e tambem causa isso.
Cafb, os cilindros de rodas e os flexíveis foram conferidos e trocamos mesmo assim pra questão de reparos e manutenção preventiva,o interessante é que esse defeito aconteceu do nada ou seja; "Nada foi mexido até o defeito aparecer".Sendo assim o cliente pediu uma revisão geral no freio e por experiência checamos todo o veículo em relação suspenção etc...!QUIUQUI,sua sugestão é bem aproveitável,mesmo nós analizarmos com cuidado elas podem ter problemas,iremos conferir!Já ao grande danboy, eu gostaria de confirmar assim como citei na mensagem de entrada se as válvulas corretoras de frenagem podem causar esse problema!! Eu sei que na "teoria" podem sim;; mas aqui "cada válvula" custa cerca de R$ 180,00 e vejam vocês..., comprar duas pra teste e não ser...! Tudo bem que pra uma empresa da qual eu trabalho esse valor talvez não seja tão significante mas,entendam que o patrão quer resultados coerentes!Obrigado de coração pela grande força e apoio dos amigos.Amanhã irei expor todas estas idéias ao mecânico que está trabalhando nesse veículo, pedir que as execute e fiquem tranquilos que não os deixarei na mão assim que resolver esse "abacaxi com pepino".Obrigado.
Ola Paulista vc experimentou isolar a valvula colocando um conduite ligando direto nos canos, no uno aqui acontece muito isso e fazemos esse teste.
Inverta as peças de um lado para outro .
Cilindro
Flexivel
Tambor
O que pode acontecer tambem sao os pinos da pinça de freio dianteira estarem presos de um lado .
Quando é assim precisa ver tudo com muito cuidado , pode ser algo bem simples .
Marcecavel,ainda não fizemos esse teste, mas amanhã citarei essa dica também. O que fizemos foi isolar as rodas traseiras e tudo o que já citei e o defeito parou.Mas tenho um pressentimento que será as válvulas corretoras de frenagem! Postarei resultados! Valeu..
p.s.: falando nisso o OAFG está solitário não acha?
Amigos, só pra reforçar, esse Corsa é o da carroceria nova conhecido como "Corsa C"! Ainda estamos quebrando testa com ele,usamos todas as dicas em relação à amortecedores,buchas da bandejas e eixo traseiro, chassis em relação com trincas ou empenos.Isolamos mais uma vez os freios traseiros e parou de puxar, então só nos resta substituir as válvulas corretoras de frenagem. Uma delas encontramos mas a outra está difícil pois uma é diferente da outra. Pegamos o nº do chassis e ligamos pra concessionária e nos informaram que a aplicação de ambas estão corretas apesarem de construções diferentes pois pra cada lado tem uma designinação! Complicado heim? Mas vamos fazer o correto.Prometo mantê-los informado.
presiza checar suspensão no geral principalmente terminal de direção.
passei por isso erra terminal de direção com folga
A tempo:
Paulista,como o sistema de freio é cruzado,poderias colocar manometro de pressão na saida do mangote trazeiro direito e anotar a pressão com o acionamento do freio e fazer o mesmo teste com o lado esquerdo.Antes de comprar as valvulas corretoras.
Não sei se o cilindro mestre foi trocado ou só revisado.
Bom serviço.
EU entendo o que ests passando em relaçao a patrao vs funcionario, vc ja deu as dicas e possiveis causas, so de um mecanico procurar uma net para solucionar abacaxis e um grande futuro, agora quem precisa defender o nome da empresa e ele.Enquanto ao carro ,se ele puxa para esq. e porque o lado esq. esta com mais frenagem ,ja tentou desrregular mais este lado,mas aianda acredito que ainda e a valvula, porque o carro estava bom, e vc ja olhou tudo.boa sorte...
Danboy, já desregulamos tanto o lado que puxa quanto as duas traseiras, sendo assim o defeito para, quando isolamos a traseira também para, só estamos aguardando a chegada da outra válvula pra testar.
Enfim.... resolvido esse pepino!! Eram as válvulas corretoras de frenagem. Talvez não precisássemos ter tanto trabalho se esses componentes fossem fáceis de achar por aqui. Mas vejem pelo "lado positivo": Quantas dicas foram postadas das possíveis causas que fazem um veículo puxar ao pisar no freio!! Parabéns aos grandes heróis que participaram deste tópico pra me ajudar.Muito obrigado amigos! ;)
Parabens, nosso trabalho de mecanica hoje em dia e bastante trabalhoso, so com persistencia e paciencia e ajuda de amigos conseguimos resolver, e obrigado por nos dar a resposta que solucionou. :)
Valeu pelo retorno.
Casos fora do cotidiano nos fazem trabalhar mais com os neuronios,rsrsrsrs,mas a satisfação do caso resolvido faz muito bem ao profissional.
Grande abraço.
cafb escreveu:
Valeu pelo retorno.
Casos fora do cotidiano nos fazem trabalhar mais com os neuronios,rsrsrsrs,mas a satisfação do caso resolvido faz muito bem ao profissional.
Grande abraço.
E como essa satisfação faz bem...!!! Valeu mesmo.