Amigos estou com um corsa 2005 1.8 flex Multec-H, com o seguinte pepino.
Quando aquece (100 a 102 graus) corta o NEGATIVO do aquecimento da sonda e só volta depois de desligar a chave por aprox 10 segundos.E grava a falha p 135: Falha no aquecimento da sonda.
ja fiz 3 aterramentos novos um no bloco um na carcaça da central e um no chassi.
Troquei a sonda por uma nova Bosch do corsa 1.0 flex, ai vem a duvida esse carro usa sonda planar ou convencinal??
A Bosch nao fabrica sonda para corsa 1.8 flex, preciso tirar essa duvida antes de condenar a central ou proseguir com os testes.
**O carro ja vem de outra oficina e chegou até mim com uma sonda original do Gol
Respostas:
no meu catalogo aqui fala que usa sonda convencional
Boa tarde JotaCar olha até á onde eu sei, todos os carros flex usa sodas planar...
um abraço.
Laurentino,nem todos flex usam sonda planar.Segundo a MTE-THOMSOM,uma forma bem simples de diferenciar uma sonda planar de uma convencional é pelos fios do aquecedor,quando estão em diagonal é convencional e quando estão em paralelos é planar.Pelo desenho fica fácil de entender:
pois é pessoal no meu catalogo bosch nao consta esse modelo sonda liguei para o SAC da bosch e me informaram que nem fabricam essa sonda.Se alguem tiver um corsa ou montana 2005 na oficina e puder olhar o modelo da sonda pra confirmar ficarei muito grato.
HOT que catalogo é o seu??
GUSTAVO vou analisar oque vc falou tem logica..
Passei por um transtorno desses numa montana,so aceitou sonda original gm.
pessoal hoje percebi que a central corta a alimentacao da sonda quando ela aquece ou seja:
Aquece a sonda = aumenta a resistencia ? = central corta...
Pra resumir fiz uma resistencia fixa de +ou- 10 ?/5w e liguei em serie com a alimentacao do aquecimento. problema "resolvido"...temporariamente
Encomendei uma sonda original GM amanha chega..caso nao resolva recoloco a resistencia (adaptacao tecnica) kkkkk e valeu.. a central mais barrata que encontrei foi R$3000 o proprietario disse que prefere vender o carro,fazer oque...
Agradeço a todos e continuo aceitando dicas, Amanha posto oque o resultado definitivo.
Esqueci de citar coloquei uma sonda de um Stilo 1.8 2005 que estava na oficina com a mesma injeçao multec e o problema apareceu mais cedo antes mesmo de aquecer o carro por completo... mas amanha coloco uma original pra ver
da mte...e tenho um tbm que ganhei de um amigo entregador de revistas, esse catalogo que tem varias peças com preços e aplicaçoes
JotaCar escreveu:
pessoal hoje percebi que a central corta a alimentacao da sonda quando ela aquece ou seja:
Aquece a sonda = aumenta a resistencia ? = central corta...
Pra resumir fiz uma resistencia fixa de +ou- 10 ?/5w e liguei em serie com a alimentacao do aquecimento. problema "resolvido"...temporariamente
Encomendei uma sonda original GM amanha chega..caso nao resolva recoloco a resistencia (adaptacao tecnica) kkkkk e valeu.. a central mais barrata que encontrei foi R$3000 o proprietario disse que prefere vender o carro,fazer oque...
Jota, até onde eu sei, uma das diferenças da planar e da convencional é justamente esta. Na convencional, a alimentação é 12v direto, na planar, a alimentação é variável, ou seja, nem sempre é 12v. Como dito, a maioria dos flex usa planar, salvo excessões. Não tenho total certeza, mas penso que se usar a planar vai funcionar tudo OK.Se for a original, melhor ainda...
Pessoal um problema que ja vinha de outras oficinas, o cliente ja chegou falando que tinha que trocar a central confesso que tbm suspeitei dela e até presquisei o valor.
RESULTADO tao simples que da até raiva.. .perdi meio dia trocando sondas e fazendo uma adaptacao. Comprei uma sonda original GM ( R$ Facada) RESOLVIDO o problema.... :
Obrigado a todos pelas dicas..
jota pode ficar sossegado,voce nao foi o primeiro e nem sera o
ultimo.
mas afinal a sonda original ea a planar ou a convencional