Boa tarde.
Estamos com um Corsa 1.4 Econoflex 2011, que já passou em várias oficinas e caiu agora na nossa mão.
Com o scanner, ele mostra "sensor de detonação". O mesmo está bom (já fizemos um teste na bancada), foi medido continuidade do sensor até a ECU e a cablagem está íntegra.
Eu consigo apagar a falha e o carro funciona normalmente. Saio com o carro e após algum tempo, a luz de anomalia volta a acender.
Pergunta: alguém já pegou algum GM assim?
Obrigado.
Respostas:
Nunca peguei nada assim.
Mas indico ao amigo checar:
Se não há fugas por parte da bobina.
Se não ha vibrações excessivas por conta de coxim.
Torque correto do sensor no bloco.
O que faz a falha voltar após ser apagada com scanners por exemplo, acima de tantos km, ou velocidade, ou tempo, temperatura..etc.Descubra se há alguma relação.
NA LINHA FIAT E MUITO COMUM APARECER O CODIGO DE DEFEITO ACUSANDO SENSOR DE DETONAÇÃO EO DEFEITO NÃO TER NADA A VER COM ELE,POIS QUALQUER FALHA NO SISTEMA DE IGNIÇÃO PODE GERAR O CODIGO DE DEFEITO DO SENSOR DE DETONAÇÃO POIS AO PERCEBER DETONAÇÃO FORA DOS SEUS PARAMETROS NO MOTOR A CENTRAL GERA UM CODIGO DE DEFEITO QUE NO APARELHO DA DETONAÇÃO,ENTÃO ANTES DE TROCAR O SESOR DA UMA VERIFICADA NOS BICOS VELAS CABOS FILTROS LIMPA TBI PONTO QUE ACREDITO QUE O SENSOR DE DETONAÇÃO SOME O DEFEITO..ESPERO TER AJUDADO ABRAÇOS FUIIII
Meu amigo, já peguei esse caso na linha GM Corsa, para resolução no meu caso fiz uma limpeza e novo torque nos pontos de aterramento ( principalmente aquele do bloco do motor) e também uma limpeza dá base do bloco onde fica alojado o sensor de detonação com o seu devido torque, com isso o DEFEITO foi solucionado, mas também segue as orientações dos amigos acima, der RETORNO.
Obrigado à todos pelas dicas. Vou fazer tudo o que os colegas falaram e voltarei para postar se o tópico foi resolvido ou não.Muito obrigado.
Boa tarde, amigo alem das dicas dos colegas acima, vale dar uma olhada no sistema de alternador ( rolamentos folgados na carcaça dele por ex), já vi a vibração causada por isso dar interferencia no sensor de detonação.
Olá Alexandre, como nosso amigo citou acima, na maioria das vezes a falha não está no sensor. Uma dica que te dou (já aconteceu comigo) é verificar o ponto de sincronismo da correia, a posição correta da polia do eixo de comando (deve estar na posição B) e se há folga na chaveta da roda fônica.
Verifique e poste os resultados.
Verifique se não está com o coxim do motor dianteiro quebrado.
Colocar a mangueira da flauta num galão (use um extensor), ligar o relê da bomba de combustível direto. Extrair toda a gasolina que possivelmente está adulterada fazendo o motor entrar em detonação. Colocar nova gasolina de procedência. Já peguei um cobalt assim. Meu email [email protected] ou [email protected]...
Meu amigo, em respeito a todos participantes e crescimento de todos, post o resultado final, ajudamos mas cobramos uma resposta.
Pessoal, deixe-me atualizá-los sobre o carro.
A mangueira de combustível estava dobrada em um ponto, o que possivelmente restringia a vazão. Desdobrei-a e o carro funcionou por muito mais tempo sem dar a pane, mas, após alguns minutos, a luz de anomalia acendeu (antes, com menos de 300 metros percorridos, a luz MIL acendia. Após esse procedimento, demorou quase 30 minutos, com mais de 15 km percorridos).
O carro vai voltar hoje. Vou atualizá-los sobre novos testes e possíveis panes nos próximos dias.
Novamente, obrigado à todos!!!
CONCLUÍDO!!
No teste com o multímetro na cablagem, estava tudo normal, porém, desconfiamos que o eletroduto (conduíte) estava com fita isolante (que vai para a ECU).
Abrimos e...bingo!! O cabo do sensor estava com emenda mal feita. Com a vibração, a pane aparecia, pois em algum momento, o sinal era perdido. Aliás, que emenda horrorosa!!! Mas a camuflagem no "chicote" estava bem feita.
Por isso é bom desconfiar de qq sinal de que o carro foi "fuçado".
Fizemos o reparo no cabo, com solda e acabou o problema.
Obrigado à todos!!
Como faço para CONCLUIR esse tópico???
RESOLVIDA A PANE.
Alexandre, estamos felizes por ter conseguido resolver este defeito
Quero que saiba que tivemos mais uma oportunidade de aprender com você, um pouco mais sobre este mundo da reparação automotiva
Reforço também a importância da participação de todos do Fórum
Parabéns e obrigado a todos
Alexandre, estamos felizes por ter conseguido resolver este defeito
Quero que saiba que tivemos mais uma oportunidade de aprender com você, um pouco mais sobre este mundo da reparação automotiva
Reforço também a importância da participação de todos do Fórum
Parabéns e obrigado a todos
Prezado Alexandre e participantes do fórum. Mais um carro fuxicado com defeito "plantado" por um lambão, que depois vai estourar dando coça no profissional. Quem vai imaginar que um serviço simples como uma emenda em dois fios não foi corretamente feita? Tem que raspar os fios com faca, depois tem que soldar bem soldado, com capricho, depois tem que testar a emenda inclusive tracionando para ver se ficou bem feita mesmo... É de lascar...Abraço para todos.
:) Entao qual foi a soluçao? do corsa amigo .