Bom dia.
Prezados, estou com um problema em um Corsa EFI 1.0 94 a gasolina que não estou conseguindo resolver, gostaria se alguém puder me ajudar, me enviar no e-mail [email protected] uma possível solução.
O problema é o seguinte:
Quando se liga o carro pela primeira vez no dia ou quando o motor esfria completamnete, ele vai desacelerando e pipocando até morrer.
Quando se dá a partida novamente, ele se estabiliza e funciona perfeitamente.
O detalhe é o seguinte, se eu desligar a bateria e efetuar o reset da centralina, quando religo a bateria 48 horas depois e dou a partida o motor não morre.
Pelo teste de lampejo não acusa erro algum, apenas código 12.
Já efetuei a troca dos seguintes componentes e nada, tudo ORIGINAL GM.
- Motor de passo
- Sensor da posição da borboleta
- Sensor de temperatura do coletor
- Sensor MAP
Gostaria de saber também em que posição deixar o sensor de octana (95 ou 91), é utilizado gasolina comum com o aditivo da GM.
Agradeço desde já a ajuda!
Respostas:
com o equipamento de teste no modo teste atuadores, "Controle de RPM",
aumentar e diminuir a rotação.
Com caneta de polaridade verificar a existência de pulsos nos terminais
do motor de passo (terminais C5, C6, C4 e C3).
Caso contrário: verificar o chicote (curto ou circuito aberto); possível
defeito na UC
- verificar a resistência das bobinas do motor de passo: 40 a 60 ohms
- verificar possíveis obstruções no corpo da borboleta
- verificar travamento da haste do motor de passo
Se as verificações acima estiverem em ordem: falha intermitente ou possível
defeito na UC
Nota: este código pode ser gravado, também, na presença de problemas
mecânicos; ou defeitos associados ao sensor de pressão de coletor.
Boa tarde.
Obrigado pela atenção.
O problema é sinistro demais, pois se eu zerar a centralina, com o motor GELADO e ligar o veículo, tudo funciona perfeitamente, porém depois que ele esfria o problema volta a ocorrer.
Com motor quente não existe o defeito, apenas pela manhã!
Quando ele está para morrer, se desligar e religar o motor tudo vai ok!
É muito estranho, já troquei tudo, menos a sonda e no Kaptor não acusa nada, até bomba de combustível troquei, é um barulho de AR comprimido dentro do TBI e aí ele morre.
Vou aterra-la como vi em outros posts e ver no que vai dar hoje e amanhãa pela manhã e depois se não funcionar vou desliga-la, pois este carro está queimando um pouco de óleo.
Postarei os resultados.
É possível que o sistema de alimentação e relês não esteja mantendo o módulo alimentado por alguns segundos para efetuar o Power Latch após o desligamento do motor.
Faça o teste do reajuste de posição do motor de passo ao desligar o motor, verificando os pulsos com uma caneta de polaridade, caso não sejam verificados os pulsos é provável que já "enjambraram" a parte elétrica e assim não acontece o Power Latch.
Não esqueça também de verificar a pressão de bomba e pressão residual.