Bom dia amigos estou com corsa 1.0 16v 1999 na minha oficina, que esta apresentando o seguinte defeito quando ele esquenta (depois que é acionado a ventoinha) em marcha lenta ele começa acender a luz do óleo.
Já foi feito a troca do oleo e filtro, bomba de oleo, sensor de oleo.
Por favor coloque a sua opnião, estou desconfiado da valvula de alivio do filtro de oleo, ela pode fazer isso?
Respostas:
Pode sim.. Mas como esta o estado deste motor? Me refiro tanto a desgastes, como tbm limpeza. Não há fuga de óleo pelos mancais do dos eixos de comando do cabeçote? Quanto a pressão do óleo, encontra-se dentro do especifícado? Já verificou a valvúla de alivío da pressão do óleo no cabeçote? Espero ter ajudado e tbm espero estar tentando ajudar um outro coléga reparador!!! Pois vc não fez sua assinatura no roda pé!...
Obrigado amigos o problema estava na valvula de alivio do filtro de oleo.
IMPOSSÍVEL, a válvula localizada no filtro de óleo não é de alivio e sim uma válvula que permite quando aberta que o óleo passe sem realizar a filtragem ( by pass ). Se ainda o interruptor da luz de óleo se localizasse no circuito após o filtro até poderia interferir, e assim mesmo se houvesse problemas de lubrificação, agora no Corsa com este interruptor localizado antes do filtro de óleo nuncaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ps. Só se o filtro estiver furado e deixando o óleo vazar todo, tipo como o filtro não estivesse no lugar. Vamos pra outra que essa não colou.
ja procurei saber sobre essa valvula de alivio do cabeçote ate em retificas mas nao tem no cabeçote do 16v.
se estou errado voces estao com a palavra.
eu ja vi filtro novo instalado fazer o motor acender a luz e bater tucho isso durante a partida em alguns casos ate durante funcionamento. Rapidamente foi substituida a peça e sanou o defeito (obs.: nao tinha vasamento algum no filtro e em nemhuma parte do motor)
* veiculos em questão eram um gol motor ap totalflex, saveiro motor ap tb