Olá bom dia a todos!
Sou novato aqui no fórum porem não sou mecanico (já fui um dia mas mecanico de moto)
Eu tenho um corolla 2005 que está batendo pino mas em um situação totalmente oposta de como acontece em outros veículos que ja tive, ele bate pino quando estou por exemplo em uma estrada com o giro a mais ou menos 2500 rpm e quando estou apenas 'encostando' no acelerador para manter a velocidade, somente deste jeito e só com o carro com os vidros fechado e rádio desligado é que dá pra ouvir o carro batendo pino(é muito baixinho), em nenhum outro regime de rotação isso ocorre por exemplo, se eu elevar o giro pra 3000 rpm e manter a aceleração, o carro não bate pino, muita gente fala que batida de pino pode ser carbonização, mas eu só uso gasolina de boa procedencia (eu acho) e troco as velas, óleos e filtros sempre antes do prazo que manda o manual e ponho tudo original comprado na própria concessionaria pra não correr risco de colocar componentes errados no carro, o lenta do carro não oscila, o 'folego' dele está bom apesar dos seus 110 mil KM, a unica coisa que percebo de diferente no comportamento dele é que com o carro parado se eu começar a acelerar lentamente, quando o giro chega nos 2500 rpm ele comeca a embolar um pouco e fica trabalhando um pouco mal nesta rotaçao, ai eu piso mais um pouco o giro sobe e ele volta a trabalhar legal.
Por gentileza peço a orientação dos colegas daqui em que ponto começar a averiguar o que pode estar ocorrendo!!!
Respostas:
Retífica completa para resolver a batida de pino.
Questão da falha deve estar relacionado com outra coisa que não seja defeito mecanico.
Retificamos, onde trabalho, uma Fielder, acho que é mesmo ano, km semelhante... resolveu a batida.
Poxa, essa doeu (ou acho que vai doer no meu bolso rsrssr)
Retifica completa num motor toyota com 110 mil km tratado com todo carinho ao longo de toda sua vida(comprei ele zero) é muito pouco pra um carro que se diz "robusto", vou vender ele assim mesmo e pegar outro carro zero de outra marca (eu queria um corolla mais novo), eu vendi meu polo 99 que eu tinha antes desse carro com 200 mil km e o motor ainda sem nenhum problema aparente.
Se tiver caixa para ingressar num novo... beleza.
Se o teu carro estiver inteiro e você não achar algo melhor, invista na retífica.
Foi o que aconteceu onde trabalho: cliente achou tanta porcaria a venda, tanto 0km como usado, que resolveu botar 6contos no motor.
Este problema de alguns corolla é o mesmo que ocorreu com os focus 00, motor zetec: pistão vem na menor medida e a camisa é na maior medida, aí dá folga e o motor "bate pino" de pistão.
Ae Edgar acho muita confiança sua, em diagnosticar um barulho de motor apenas por relato e ainda sugerir ao sr. toscano uma retifica de motor ........ toscano cada caso é um caso !!!!!! á inúmeras variáveis para o surgimento do barulho no motor do seu carro , ainda mais se vc realmente tiver todo este cuidado com as manutenções de seu carro , sugiro a vc que procure um bom profissional para que o mesmo após fazer vários testes relacionado ao surgimento do barulho no motor possa enfim lhe passar um orçamento para solução do real problema !!!!! e jamais mandar retificar o motor do seu carro apenas por dicas , sem testes !!!!!! vlw boa sorte .
obs: meu nome e Jonathan , e moro na cidade de mantena mg , se por ventura vc estiver por perto tenho o mair prazer em ouvir o barulho do motor do seu carro , e após fazer alguns testes lhe passar um laudo do que realmente precisa ser feito para solução do problema !
Louco (rrss desculpe a risada não me leve a mal) eu faço a manutenção religiosamente até os 50 mil km que por coincidencia foi alcançado no fim da garantia de 3 anos, foram feitas todas as revisões na concessionarias e muitas vezes contrariei até o chefe de oficina algumas vezes, por exemplo a troca das velas do meu corolla de acordo com o manual são com 40 mil km e eu sempre mandei trocar com 20 mil km por prevenção, a mesma coisa para o filtro de ar mandam trocar com 20 mil km e eu trocava a cada 10mil km, oleo junto com filtro a cada 5 mil km colocando 10w 40 semi sintetico original da toyota trocados na concessionária até hoje, o filtro de combustível é trocado a cada 60 mil KM neste corolla (é dentro do tanque) e ele foi trocado a primeira vez com 50 mil km e a outra vez com 100 mil km, óleo da caixa automática mandam trocar a primeira vez aos 80 mil km e as seguintes a cada 40 mil km eu troquei a primeira vez com 60 mil km e a outra com 90 mil km e irei trocar a proxima vez quando chegar nos 120 mil km, limpeza da injeção 1 vez por ano, ou seja a manutenção dele é impecável, meu carro está muito inteiro não sou de sacrificar o motor e quase não pego transito pesado, ando todo dia mas saio bem cedo e volto bem tarde, consigo um consumo de 12 km/l dentro da cidade, a batida de pino dele é bem atipica, geralmente um carro "grila" quando alguem força o motor no meu caso é o oposto só acontece quando estou a 110 km/h em torno dos 2500 rpm e encostando levemente no acelerador pra manter o carro em movimento, pra você ter noção se a pista começa a subir um pouco e a velocidade começa a cair e eu piso no acelerador um pouco pra manter a velocidade, a batida de pino para eu to achando que a mistura ta pobre e está ocorrendo isso, neste exato momento o carro não está batendo pino porque passei a abastecer com a Podium da Petrobras ela tem uma octanagem maior e o carro não apresenta o problema, mas basta eu voltar pra gasolina comum que o sintoma retorna, eu vou fazer um check-up geral no sistema de alimentação, já faz quase um ano que fiz a ultima limpeza então vou fazer novamente amanhã já até agendei na concessionaria e ja enchi o tanque com a gasolina comum, vou ver se o carro volta ao normal, assim que que eu pegar o carro e dar uma boa volta com ele eu passo aqui o feedback pra vocês
olá leva seu carro a uma oficina de sua confiança para fazer o teste melhor
este motor se bem cuidado tem uma grande durabilidade obs carbonização
combustivel tipo de oleo e até arrefecimento boa sorte;)
Concordo com o doutrinador,louco e edy.Faça os testes necessarios.Outra coisa,carbonização nem sempre é sinonimo de retificar o motor,e se vc anda muito com o carro em transito pesado,trajetos curtos onde o carro mal chega a temperatura de uso,estradas empoeiradas e de baixa velocidade ,etc este motor pode criar carbonização e necessitar de uma limpeza.Abraços
realmente tou com o colega leva seu carro a um proficional que ele vai poder
dar uma diagnóstico mas confiavel obs este motor sendo bem cuidado dura muito
boa sorte :
ola amigo, cuida só arrume uma outra bobina original e substitua por a do teu carro só para teste! pode estar ai o problema!
abraços
Bom, o que respondi foi por ter recebido o carro com um barulho nesta mesma faixa de RPM (como corrente de comando batendo no guia de nylon interno, ou tensor da corrente com algum problema), normalmente com motor em fase de aquecimento.
Ou seja, frio não havia barulho, a quente também não havia ruido.
Começamos pelo mais fácil: trocar o tensor da corrente do comando e descarbonização química de camara de combustão e bloco do motor (flushing) com limpeza da peneira do óleo (por duas vezes antes do desmonte). Não surtiram efeito algum.
Entramos em contato com a pessoa que faz nossos cabeçotes, que comentou ter um conhecido, de dentro da css aqui da cidade, que que tinha comentado algo sobre ruidos em alguns motores da toyota... ou seja, diz-que-diz que não ajuda, sem mais detalhes, mas que te deixa com uma pulga atrás da orelha.
Entramos em contato com a Toyota daqui, pedindo orientações... óbvio que pediram para levar o carro lá (ou seja, pagar hora técnica deles). Como o dono do referido veículo topou, foi para lá enviado. 280mangos para o técnico de lá dizer que o motor deveria ser trocado por um outro novo (já que css não faz retífica).
O veículo voltou e começamos o desmonte, avaliando tudo antes de retirar o cabeçote: corrente do comando, apoiador da corrente, estado dos mancais dos comandos, do comando em sí... nada anormal detectado, então retiramos o cabeçote no final das contas. Tudo ok com ele, nenhuma carbonização em válvulas, camara de combustão ou pistões. Então... partimos para a retirada do cárter e bielas/pistões.
As camisas de cilindro 2-3 não tinham a mesma medida na parte superior, meio e inferior e o pistão "dançava" ao estar entre o PMS e PMI. Ou seja, o diametro não era parelho na camisa inteira. Não pergunte o porque, mas na fase fria não havia ruido de saia de pistão batendo, nem na fase quente... somente com motor entre frio e "normal".
Pistões novos sobremedida instalados, motor retificado, banho térmico, cabeçote reviado e retificado por completo... e o barulho sumiu.
Já sei de mais dois casos deste mesmo motor, de ano parecido, com o mesmo problema. Um já está no mundo Marlboro (queimando óleo adoidado com 140mil km, óleo 10w40 trocado religiosamente a cada 10mil km) e outro, com boa manutenção também, está dando mesmo ruido do retificado, porém não baixa óleo (e como o dono não tem ouvido mais aguçado, vai deixar quieto).
Sim, motor de toyota é bom, já peguei vários com mais de 200mil km sem problema algum.
Sim, motor Zetec da ford também é bom, 300mil km e óleo 5w30 (este chegou a ter matéria na quatro-rodas sobre as medidas de caisas/cilindros erroneas).
Porém... existem exceções ;)
E, no final das contas, concordo com o que vocês disseram: do dono levar o veículo a um bom reparador para averiguar tudinho. O problema é se o reparador chegar na mesma conclusão que eu cheguei aqui, hahaha!
Olá amigos boa noite. Estou postando aqui o meu feedback depois de executado o serviço de limpeza da injeção. O regulador de pressão estava ruin e os bicos estavam desequalizados, foi feito a limpeza de todo o sistema de injeçao e a troca do regulador, o carro é outro agora, sumiu a batida de pino e o carro está um foguete!!!!
Viajei na sexta feira por 600 km e não ouvi a batida de pino uma só vez e o consumo na estrada baixou muito, estou muito satisfeito e feliz pela batida de pino enfim ter sumido, obrigado a todos pelas dicas!!!!
Obrigado sr . toscano ....rsrs pelo retorno !!!( não leve a mal das risadas ) , e ainda bem que vc foi sábio e prudente em não sair mandado retificar o motor do seu corolla como avia sido sugerido por outras pessoas..... sem au menos ter um principio básico de diagnostico que é ter posse do veiculo pra testes!!!!!! e se precisar do mineirinho aqui tamo ae , hahaha!!!!!!!
valeu pelo retorno amigo, como ja vimos estes sintomas estão cada vez mais em evidençia, e não podemos simplesmente de cara condenarmos um motor! até porque motores de hoje em dia são bem mais dificeis de dar retifica tão cedo!
vamos ficar alertas!
abração