ola, estou presisando muito da ajuda de vcs, estou com um corolla 1.8 16v automatico com freio abs 2005,
quando se pisa no freio ne uma certa velocidade (60,80,100,...) o volante e o carro trepida muito e quando solta fica normal, verifiquei o freio e a suspencao, encontrei os bracos de direcao e as buchas da bandeijas com folga e as sebistitui, tambem mandei o torneiro mecanico verificar se os discos de freio (os 4 discos) tinha algum empenamento e nao tinha. ao testa-lo novamente na rua o mesmo acontecia, verifiquei o abs com o scaner e nada encontrei. e agora o que pode ser. aguardo.
Respostas:
verifique o empenamento dos discos no local com relogio comparador,deve dar no maximo 10 centesimo de mm;verifique tambem o empenamento dos cubos,nao pode ultrapassar 2 centesimo de mm.
obrigado pela resposta, eu acredito que seja o cubo, pois eu pedi para o torneiro mecanico verificar o enpenamento dos discos e ele disse que nao tem e aproveitou para dar o chamado de " passe" nos dicos, mais eu pedi emprestado para um colega me trazer o relogio comparador para verificar. tambem acredito que seja isso porque eu desliguei o modulo abs e os vss da rodase novamente sai com o carro e o defeito continuou.
EIXO EMPENADO , TRIZETA COM PROBLEMA OU AS TULIPAS COM CALOS OCASIONAM MUITO ISSO
Uma vez eu estava co um caso igual ao seu o disco não apresentada empenamento nenhum mas mesmo assim eu os troquei! e resolveu.
às vezes ele tem um empenamento que nao dá pra perceber e a espessura dele também influência!
Abraço ate++
valeu, ja pedi os discos estou esperando chegar. retorno com a resposta.
Bom dia!
Tulipa e trizetas geralmente apresenta vibrações em acelerações, acredito q o problema esteja no cubo da roda, pois um pequeno empeno nele gera uma grande vibrção principalmente qdo esta freiando.
Desgaste excessivo nos discos de freio mesmo se nao tiver empeno tbm faz vibrar, mas acho q esse problema esta no cubo.
Aguardo resposta!
enfim conseguimos, poblema resolvido troquei os discos, foi os discos mais dificeis de se analizar, pois quando acontece isto em discos solidos, simplismente eu funciono o carro coloco na 1° marcha e encosto um pedaço de serra entre o suporte do amortecedor e o disco e quando ele esta empenado ele fica oscilado ( hora pega na serra hora nao pega), mas em discos ventilador e outra coisa, principalmente ser o veiculo for automatico pois se usa muito o freio ao ponto de aquecelo muito. obrigado vcs me ajudarao muito a tomar essa desisao de trocar os disco, pois eu nao gosto de ficar trocando peças sem certesa e con duvida. ate a proxima.