
Alexandre Alves Bernardes
Olá Grazielly e Ricardo, tudo bem?
Esse tipo de falha relacionada ao controle automático da válvula da borboleta motorizada no Renault Megane pode estar relacionado a alguns pontos além do corpo da borboleta em si:
🔧 1. Chicote elétrico e conectores:
Verifique o chicote que liga o corpo da borboleta à central (ECU). Oxidação, mau contato ou fios partidos internamente podem gerar falhas intermitentes ou permanentes.
🧠 2. Central eletrônica (ECU):
Se a comunicação entre a ECU e o corpo de borboleta estiver comprometida, mesmo um corpo novo pode não funcionar corretamente. Já tive casos em que foi necessário reprogramar ou substituir a ECU.
🧪 3. Aterramento e alimentação:
Cheque os aterramentos do motor e os 5V e 12V que alimentam os sensores. Um mau aterramento pode gerar comportamento estranho.
📈 4. Aprendizado da borboleta:
Após a troca, o corpo de borboleta precisa passar pelo processo de aprendizado/reset com scanner automotivo compatível com Renault.
🔄 5. Transmissão automática impactando o desempenho:
No caso citado pelo Ricardo, onde o carro não tem força para frente mas anda bem em ré, mesmo após troca do câmbio, isso pode ser sintoma de falha no módulo de controle da transmissão (TCM), problema hidráulico interno ou até no conversor de torque.
Sugiro escanear todo o sistema, inclusive a transmissão, com equipamento adequado e verificar DTCs (códigos de falha) ativos e históricos.
25 de julho de 2025 às 15:39