Carregando os tópicos... por favor aguarde
É engraçado nunca vi estado algum querer dividir com o Rio os royalts do minério de ferro, do ouro, diamante ou qualquer outra riqueza, mas agora querem que o Rio divida sob alegação de que as reservas seriam da União. Pqp! mas as outras riquezas ditas aqui também. Mas vamos fazer o seguinte, os impostos aqui recolhidos pela União que voltem na integra para o Rio de Janeiro, nada de aplicar em outros estados, isso sim é justo, cada estado que viva da riqueza produzida a nivel de sua própria arrecadação de impostos.........Só podem estar de sacanagem.
Além do que, o Rio de Janeiro não pode cobrar o imposto mais importante do produto, o ICMS, porque isso é feito no estado que consome. Mas qualquer leite que sai do Rio Grande do Sul, por exemplo, vai ter recolhido lá o imposto. Essa forma de cobrar faz com que todos os estados tenham uma arrecadação importante no consumo dos derivados de petróleo que o Rio de Janeiro não tem.
Se estabelecesse essa cobrança, resolveria o problema, porque é mais do que o estado consegue hoje com os royalties, mas os outros perderiam muito dinheiro, o que também criaria um grande problema.
Respostas:
JUNIOR MEU AMIGO EU CONCORDO CONTIGO MAS TEM UM POREM AI....SE OS BENEFICIOS SÃO PRO ESTADO PORQUE BELFORD ROXO E CAIXAS (REDUC) NÃO RECEBEM OS BENEFICIOS TAMBEM....PELO MENOS NÃO TO VENDO!.....DA UMA VOLTINHA PROS LADOS DE SANTA CRUZ PERTINHO AI DE VOCE ...AGORA NAS CIDADES DE PRAIA TA UM SHOW....
Julio, alguns municípios recebem os royalts diretamente por estarem ali as reservas, o restante recebe via governo do Estado quando este realiza as suas obras, eu acho que sequer era para estar sendo discutido os royalts já que isso foi um cala a boca que deram ao Rio para este ficar sem o ICMS. O Ibsen Pinheiro deu uma entrevista a qual ele falou que o Rio tem sim que reivindicar o ICMS, só que ele se esquece que acabando a isenção do ICMS aqui os royalts podem deixar de existir pois conforme falei isso foi para compensar a isenção. O ICMS daria ao Rio muito mais dinheiro, eu não consigo é entender quem foi que permitiu um troço desse. Enfim, o Rio deve para de brigar pelos royalts e passar a brigar pelo ICMS já, pois isso sim é justo.