olá pessoal, estou em duvida no funcionamento da sonda do new civic flex 2008, sei q ela tem um funcionamento diferente, no fio branco encontro 1,7 volts e no fio azul 2,3 volts sonda antes do catalizador. alguém pode me informar qual a estratégia de funcionamento e valores de trabalho? agradeço dez de já a atenção dos amigos.
Respostas:
Boa noite André Vargas!
Olha de acordo com o catálogo que tenho, a sonda antes do catalizador é uma sonda Banda Larga em que em um dos fios pretos o módulo manda sinal negativo pulsante, no outro fio preto da resistência vem um positivo do relé 9 da caixa de relés no cofre do motor. Fio azul 2,20v e fio branco 1,80v. A resistência entre os dois fios pretos desligados é de 3,5Ω.
BR e + bateria = 12,20v
AZ e + bateria = 12,60v
BR e - bateria = 1,80v
AZ e - bateria = 2,20v
Colega:
Abaixo vou passar algumas informações sobre a sonda lambda Honda:
sabemos que este veículo e equipado com duas sonda lambdas, uma antes e outra pós catalítica, a sonda mais próxima do motor denominada de 1 e responsável pelo A/F air fuel e seu sinal e utilizado pela central para controlar ar / combustível e a sonda 2 tem a finalidade de enviar o sinal e determinar a eficiência da catalítica ambas são aquecidas por resistência internas.
Entretanto a a sonda 2 é alimentada diretamente pela chave de ignição e a sonda 1 por meio do relé que se encontra no vão motor e este rele e controlado pela central de injeção.
Então as sondas lambdas são distintas e difere uma da outra sua estrategia e alimentação.
Sabemos que testes utilizando multímetro não são conclusivos , só e conclusivo se não estiver respondendo.
Então a melhor forma de teste e com osciloscopio onde podemos ver intervalo de tempo entra valores de 300 a 600mS ( milésimos de segundos ).
Caso deseje testes específicos para os testes da Sonda Lambda do Honda New Civic.
Deixe o seu e´mail.
Att Diaz
Colega:
Assim que poder estarei enviando o manual técnico do Honda.
um abraço
Diaz
Essa sonda é complicada. Trata-se de uma banda larga Denso de 4 fios. As do new fit, city e civic tem um funcionamento igual.
Olhando pelo conector da sonda (lado da sonda), com o carro na lenta:
- Terminal 4, fio preto: positivo direto da bateria;
- Terminal 3, fio preto: controle pwm do aquecedor
- Terminal 2, fio azul: sinal* da sonda
- Terminal 1, fio branco: tensão de referência de 2,20 volts VDC (vem da UCE).
* O sinal da sonda oscila bem pouco. Seu valor médio (estequiométrico) é de aproximadamente 1,81 VDC. Tensão maior que 1,81 VDC é mistura rica. Tensão menor que 1,81 VDC é mistura pobre.
Abraço