olá amigos,gostaria que comentassem um caso que aconteceu com um amigo: Ele levou seu gol MI 01 para fazer uma revisão e troca de aditivo em uma mecanica aqui no bairro,retirou o carro na quinta e no sabado levou seu irmão na rod. tietê(somos aqui do abc)na volta a luz de tempê.acendeu,ele encostou o carro rapidamente,apareceu um "mexânico"em uma marajó caindo aos pedaços,e se propôs a arrumar,mexeu(segundo meu amigo que é leigo em mecânica)retirou a termostática e encaixou o corpo novamente,disse que a peça tinha travado porquê o aditivo era muito forte(radiex)e encheu a peça de sujeira,no outro dia levou o carro na mecânica e eles "ñ quiseram nem saber"pois tinham"fuçado"no serviço deles,mas meu amigo estava numa situaçâo difícil,perto de uma favela perigosa e anoitecendo,resumindo,ele deixou pra lá pra ja que ñ estragou o motor,mas teve que refazer o serviço em outra oficina,como o cliente deve agir em um caso desse? OBS;o carro superaqueceu mesmo,ñ foi mau contato da luz,já que segundo ele a mangueira ficou parecendo uma "jibóia",e vazou muita água do expansão.Obrigado
Nesse caso é onde a ética e o bom senso devem prevalecer.A oficina que executou a revisão deveria receber o cliente e apurar o que aconteceu pois se removendo a válvula o motor não mais aqueceu,das duas uma,ou realmente o aditivo estava com a porcentagem bem acima do permitido ou a válvula deu problema e de toda forma deveriam atendê-lo e só assim discutir sobre uma garantia ou não.Ao meu pensar,mesmo que o cliente deixe outra oficina mexer onde executamos o serviço tem que ser verificado rigorosamente se o defeito foi onde consertamos,caso não,devemos mostrar ao cliente e explicarmos o fato e uma possível perda de garantia, mas nunca deixar de atendê-lo.Um cliente chateado é um risco pra imagem da oficina e se ele estiver sem razão,cabe à nós demonstrarmos profissionalismo e competência para explicar.
Paulista_ escreveu:
Nesse caso é onde a ética e o bom senso devem prevalecer.A oficina que executou a revisão deveria receber o cliente e apurar o que aconteceu pois se removendo a válvula o motor não mais aqueceu,das duas uma,ou realmente o aditivo estava com a porcentagem bem acima do permitido ou a válvula deu problema e de toda forma deveriam atendê-lo e só assim discutir sobre uma garantia ou não.Ao meu pensar,mesmo que o cliente deixe outra oficina mexer onde executamos o serviço tem que ser verificado rigorosamente se o defeito foi onde consertamos,caso não,devemos mostrar ao cliente e explicarmos o fato e uma possível perda de garantia, mas nunca deixar de atendê-lo.Um cliente chateado é um risco pra imagem da oficina e se ele estiver sem razão,cabe à nós demonstrarmos profissionalismo e competência para explicar.
É isso ai Paulista é bem assim, concordo com vc.
morya escreveu:
olá amigos,gostaria que comentassem um caso que aconteceu com um amigo: Ele levou seu gol MI 01 para fazer uma revisão e troca de aditivo em uma mecanica aqui no bairro,retirou o carro na quinta e no sabado levou seu irmão na rod. tietê(somos aqui do abc)na volta a luz de tempê.acendeu,ele encostou o carro rapidamente,apareceu um "mexânico"em uma marajó caindo aos pedaços,e se propôs a arrumar,mexeu(segundo meu amigo que é leigo em mecânica)retirou a termostática e encaixou o corpo novamente,disse que a peça tinha travado porquê o aditivo era muito forte(radiex)e encheu a peça de sujeira,no outro dia levou o carro na mecânica e eles "ñ quiseram nem saber"pois tinham"fuçado"no serviço deles,mas meu amigo estava numa situaçâo difícil,perto de uma favela perigosa e anoitecendo,resumindo,ele deixou pra lá pra ja que ñ estragou o motor,mas teve que refazer o serviço em outra oficina,como o cliente deve agir em um caso desse? OBS;o carro superaqueceu mesmo,ñ foi mau contato da luz,já que segundo ele a mangueira ficou parecendo uma "jibóia",e vazou muita água do expansão.Obrigado
O seu amigo deveria ter rebocado o carro de volta a oficina que tinha mexido anteriormente, como deixou outro mexer, ele automaticamente perde a garantia do serviço, penso assim e pronto.
facil falar de bom sensor quando não somos nós que teremos que dar garantia. Acho que o dono do carro deveria ter entrado em contato com a oficina e ter pedido orientação, um socorro ou guincho, caso fosse negado, ai sim, faria em outro lugar e até cobraria o que tinha gastado com outro mecânico.
Aqui na HT, se um cliente tiver problema com serviço em garantia, se ele não tiver seguro, vamos até ele ou rebocamos o carro por nossa conta.
A Oficina que realizou o serviço, deveria ter recebido o veiculo, indagado o cliente por que ele mandou outra pessoa mexer, diria que a garantia deixou de existir a partir do momento que terceiros mexeu. Pois o cliente deveria ter rebocado o veiculo ou telefonado para oficina executora. Agora com relaçao a alta concentraçao do aditivo, so se a oficina colocou mais de tres litros do aditivo concentrado ou sintetico, pois o diludo na ficaria alem da concentraçao pois a quantidade do mesmo seria em torno de 06 a 7lts, que e o tamanho do sistema.
A RADIEX TEM ECELENTE PRODUTOS. NAS CONCENTRAÇOES INDICADAS. Agora com a limpesa do sistema a valvula pode ter ficado com deficinecia em abrir e fechar. Diria que se o cliente quisesse faria o serviço novamente com uma nova mao de obra.
Concordo com o ADG HIGH TORQUE, mas, desde que a oficina executante assuma o compromisso com as despesas do reboque.
Como ele mesmo diz que assume em casos assim.
E também concordo com o jeronimo50, pois no dia que era e no horário que estava, acho que o dono do carro fez certo, e acho que tem que ocorrer uma analise de caso e ter um bom senso e o cliente deveria ser atendido, e com uma boa conversa explicar a causa da perca da garantia, pois um cliente sempre conhece 5 pessoas e cada uma dessas 5 pessoas conhecem mais 5 e por ai vai a fofoca, e mais um profissional queimada, já ouviram falar da estória do telefone sem fio?
morya escreveu:
olá amigos,gostaria que comentassem um caso que aconteceu com um amigo: Ele levou seu gol MI 01 para fazer uma revisão e troca de aditivo em uma mecanica aqui no bairro,retirou o carro na quinta e no sabado levou seu irmão na rod. tietê(somos aqui do abc)na volta a luz de tempê.acendeu,ele encostou o carro rapidamente,apareceu um "mexânico"em uma marajó caindo aos pedaços,e se propôs a arrumar,mexeu(segundo meu amigo que é leigo em mecânica)retirou a termostática e encaixou o corpo novamente,disse que a peça tinha travado porquê o aditivo era muito forte(radiex)e encheu a peça de sujeira,no outro dia levou o carro na mecânica e eles "ñ quiseram nem saber"pois tinham"fuçado"no serviço deles,mas meu amigo estava numa situaçâo difícil,perto de uma favela perigosa e anoitecendo,resumindo,ele deixou pra lá pra ja que ñ estragou o motor,mas teve que refazer o serviço em outra oficina,como o cliente deve agir em um caso desse? OBS;o carro superaqueceu mesmo,ñ foi mau contato da luz,já que segundo ele a mangueira ficou parecendo uma "jibóia",e vazou muita água do expansão.ObrigadoOLHA NA MINHA OPINIÃO SEU AMIGO DEVERIA LIGAR PARA O MECANICO E EXPLICAR A SITUAÇÃO , ESSE MEXANICO QUE MEXEU DIZ QUE TRAVOU A TERMOSTATICA SERÁ? ELA ESTAVA SUJA MESMO ? SERA QUE NÃO FOI UM MAL CONTATO , SE O MECANICO QUE FEZ O SERVIÇO TIVESSE NEGADO SOCORRO AI SIM ELE TERIA QUE PROCURAR OUTRO E DEPOIS TEM MUITOS MEXANICOS QUE ACHÃO QUE QUEIMANDO OUTROS ELE GANHA CLIENTE :
Bom Eu sou Reparador, mas, vou assumir a postura de Cliente.
Supõe-se que esteja fazendo um tratamento dentário, meu dente comece a doer, em um momento em que a clinica estaria fechada.
Eu ligaria para meu dentista e tomaria as providências ditadas por ele. Até poder ir em sua clinica e resolver o problema.
Em jamais em Hipótese Alguma, pediria para alguém que ESTIVESE PASSANDO arrancasse meu dente .
Fardin escreveu:
Bom Eu sou Reparador, mas, vou assumir a postura de Cliente.
Supõe-se que esteja fazendo um tratamento dentário, meu dente comece a doer, em um momento em que a clinica estaria fechada.
Eu ligaria para meu dentista e tomaria as providências ditadas por ele. Até poder ir em sua clinica e resolver o problema.
Em jamais em Hipótese Alguma, pediria para alguém que ESTIVESE PASSANDO arrancasse meu dente .FARDIN E SE ESSE ALGUÉM FOSSE UM PICARETA RSRS TA FEITO A B.... :
SÓ QUE FARDIM PARA O DENTE NAO TEM GARANTIA - VOCE FAZ UM TRATAMENTO EM UM DENTE MAIS AO SE ALIMENTAR MACHUCA O MESMO E ELE COMEÇA A DOER - VOCE TEM AGUMAS OPÇOES ENTRE ELAS SE TIVER O TELEFONE DO SEU DENTISTA LIGA PARA O MESMO - ELE VAI TE PASSAR UM ANALGESICO C/ ANTINFLAMATORIO - SE FORES A OUTRO VAI SER A MESMA COISA. SE O DENTISTA TE FERRAR - ELE VAI RESPONDER PROCESSO, A NAO SER QUE VC NAO QUEIRA. PENSA CADA CASO E UM CASO. Mais o fato acima é diferente. Aqui na minha oficina, numa limpesa de arrefecimento, no minimo o carro fica funcionando, e deixamos o eletroventilador dispar por tres vezes no minimo. Para poder liberar o mesmo para o cliente e ainda informamos o que o mesmo deve fazer no dia seguinte.
Pois é ..... Vão me desculpar, mas, estas historinha de estava numa favela ..... Me tiram do sério .
E se o cara fez ponte safena e passar mal frente a uma favela ? Vai chamar uma Ambulância ou vai pedir para alguém abrir seu peito ali mesmo, e se vier a óbito ? Vai querer Garantia? Ah ! Pare!
jeronimo50 escreveu:
SÓ QUE FARDIM PARA O DENTE NAO TEM GARANTIA - VOCE FAZ UM TRATAMENTO EM UM DENTE MAIS AO SE ALIMENTAR MACHUCA O MESMO E ELE COMEÇA A DOER - VOCE TEM AGUMAS OPÇOES ENTRE ELAS SE TIVER O TELEFONE DO SEU DENTISTA LIGA PARA O MESMO - ELE VAI TE PASSAR UM ANALGESICO C/ ANTINFLAMATORIO - SE FORES A OUTRO VAI SER A MESMA COISA. SE O DENTISTA TE FERRAR - ELE VAI RESPONDER PROCESSO, A NAO SER QUE VC NAO QUEIRA. PENSA CADA CASO E UM CASO. Mais o fato acima é diferente. Aqui na minha oficina, numa limpesa de arrefecimento, no minimo o carro fica funcionando, e deixamos o eletroventilador dispar por tres vezes no minimo. Para poder liberar o mesmo para o cliente e ainda informamos o que o mesmo deve fazer no dia seguinte.
Vc pode fazer tudo bonitinho, mas nada impede os imprevistos, alguma coisa sempre pode dar errado, ate mesmo porque vc nao trocou todo o sistema de arrefecimento, em uma simples limpeza, vc pode ferrar com varios componentes do sistema. Nao tem jeito, garantia e so na oficina que fez o servico, isso e fato.
Acho que essa comparação de dente ou um ser humano com um carro ou motor não vem ao caso, são coisas totalmente diferentes...
Mas isso é uma coisa muito pessoal, prefiro levar no bom senso, tentar convencer o cliente numa boa conversa do que perdê-lo.
Afinal quem precisa dele somos nós, e não o contrario.
É Isso mesmo Hight Tork, para isso existem guinchos, e garanto que iria demorar menos um Guincho doque o cara levou para tirar a válvula.
E vamos Lembar o cara não foi em outra oficina. o que poderia ocorrer no caso de um guincheiro recomendar alguma. Simplesmente confiou seu veículo a um cara que estava passando que o mesmo citou com MEXANICO! E Ainda quer Garantia ?
webmecanico escreveu:
Acho que essa comparação de dente ou um ser humano com um carro ou motor não vem ao caso, são coisas totalmente diferentes...
Mas isso é uma coisa muito pessoal, prefiro levar no bom senso, tentar convencer o cliente numa boa conversa do que perdê-lo.
Afinal quem precisa dele somos nós, e não o contrario.
Isso e fato, mas imagine vc acabar de trocar uma correia dentada de um audi turbo, ai ela se rompe, empena todas as valvulas e o cara para em um mecanico na rua, tira o cabecote de dopois te liga falando que vc fez caca no carro dele?
Gente,nao e so oficina nao, qualquer produto, seja eletronico como tv, radio ou computador, carros, pecas, relogios, se der pau, outra pessoa nao pode por a mao, so quem efetuou o reparo ou vendeu o produto pode reparar ou substituir um componente ou servico em garantia.
ADG HIGH TORQUE escreveu:
jeronimo50 escreveu:
SÓ QUE FARDIM PARA O DENTE NAO TEM GARANTIA - VOCE FAZ UM TRATAMENTO EM UM DENTE MAIS AO SE ALIMENTAR MACHUCA O MESMO E ELE COMEÇA A DOER - VOCE TEM AGUMAS OPÇOES ENTRE ELAS SE TIVER O TELEFONE DO SEU DENTISTA LIGA PARA O MESMO - ELE VAI TE PASSAR UM ANALGESICO C/ ANTINFLAMATORIO - SE FORES A OUTRO VAI SER A MESMA COISA. SE O DENTISTA TE FERRAR - ELE VAI RESPONDER PROCESSO, A NAO SER QUE VC NAO QUEIRA. PENSA CADA CASO E UM CASO. Mais o fato acima é diferente. Aqui na minha oficina, numa limpesa de arrefecimento, no minimo o carro fica funcionando, e deixamos o eletroventilador dispar por tres vezes no minimo. Para poder liberar o mesmo para o cliente e ainda informamos o que o mesmo deve fazer no dia seguinte.
Vc pode fazer tudo bonitinho, mas nada impede os imprevistos, alguma coisa sempre pode dar errado, ate mesmo porque vc nao trocou todo o sistema de arrefecimento, em uma simples limpeza, vc pode ferrar com varios componentes do sistema. Nao tem jeito, garantia e so na oficina que fez o servico, isso e fato.EXATO SEMPRE PODE ACONTECER ALGUMA COISA E QUEM ACHA AO CONTRARIO PODE SER SURPREENDIDO BASTA TER UM POUCO DE EXPERIENCIA, NEM CRISTO AGRADOU A TODOS, VAI SER OS MECANICOS QUE VAI AGRADAR
Realmente, não pensei neste fato, nesta gravidade, neste ponto você tem razão mesmo, eu so descordo do fato do mecânico despresar o cliente, e não querer da um parecer do caso, entende?
Ex.: imagine um cliente que te confia os carros que ele teve por por anos e ocorre um caso deste, nao podemos despresa-lo, e tentar contornar a situação...
ADG HIGH TORQUE escreveu:
webmecanico escreveu:
Acho que essa comparação de dente ou um ser humano com um carro ou motor não vem ao caso, são coisas totalmente diferentes...
Mas isso é uma coisa muito pessoal, prefiro levar no bom senso, tentar convencer o cliente numa boa conversa do que perdê-lo.
Afinal quem precisa dele somos nós, e não o contrario.
Isso e fato, mas imagine vc acabar de trocar uma correia dentada de um audi turbo, ai ela se rompe, empena todas as valvulas e o cara para em um mecanico na rua, tira o cabecote de dopois te liga falando que vc fez caca no carro dele?
Gente,nao e so oficina nao, qualquer produto, seja eletronico como tv, radio ou computador, carros, pecas, relogios, se der pau, outra pessoa nao pode por a mao, so quem efetuou o reparo ou vendeu o produto pode reparar ou substituir um componente ou servico em garantia.
Claro! estou com vc e nao tiro.
A relacao entre oficina e cliente tem que ser a melhor possivel, um respeitando o outro, suas regras e normas.
O cliente tem o direito da garantia, a oficina tem o direito de nao mexerem no servico deles, simples assim, pois so assim e possivel a oficina ter certeza que o erro foi deles e o cliente feliz por ter a garantia do seu lado.
Mas ca entre nos, se a oficina for picareta, mesmo estando errada eles vao fugir,rs
Não é a questão de Humanos ou máquinas a questão é que ele deveria ter retornado a oficina que efetuou o serviço e não deixado outro mecher. E Tinha recursos para isso, tinha sim! Um guincho demoraria um tempo menor, portanto a desculpa do local em que estava para min não procede.
Sabemos que todos os produtos eletroeletrônicos etc que compramos vem com seu devido lacre e que a violação acarreta em perca de garantia .
Me desculpem quem discorda, mas, a minha opinião é que o Cliente não Foi Lezado.
ADG HIGH TORQUE escreveu:
Claro! estou com vc e nao tiro.
A relacao entre oficina e cliente tem que ser a melhor possivel, um respeitando o outro, suas regras e normas.
O cliente tem o direito da garantia, a oficina tem o direito de nao mexerem no servico deles, simples assim, pois so assim e possivel a oficina ter certeza que o erro foi deles e o cliente feliz por ter a garantia do seu lado.
Mas ca entre nos, se a oficina for picareta, mesmo estando errada eles vao fugir,rs
hahahah é verdade!
Fardin escreveu:
Não é a questão de Humanos ou máquinas a questão é que ele deveria ter retornado a oficina que efetuou o serviço e não deixado outro mecher. E Tinha recursos para isso, tinha sim! Um guincho demoraria um tempo menor, portanto a desculpa do local em que estava para min não procede.
Sabemos que todos os produtos eletroeletrônicos etc que compramos vem com seu devido lacre e que a violação acarreta em perca de garantia .
Me desculpem quem discorda, mas, a minha opinião é que o Cliente não Foi Lezado.
Concordo Fardin, vc está certo, mas como falei com o HDG, o ideal é uma boa conversa e respeito, e tentar convercer o cliente, e não desampara-lo, como foi feito.
O cliente apavorou e autorizou o dito "mexanico" a remover a valvula a meu entender ali na rua mesmo.. tipicamente..garantia é garantia meus é como o ADG disse ele teria q ter ligado pra oficina pra resolver. Ja pensou o tempo q o mexanico levou pra desmontar e montar tudo sem a valvula, o guincho rapidinho teria tirado ele da area de risco e ele tinah econimizado a mao de obra do retorno.
Concordo com vc web, bom senso educao cabem em qualquer lugar e resovem muita coisa. Aqui na região sofremos com preços de mão de obra, qtas vezes eu ouvi de clientes, ah mais o bói fria ganha R$25,00 ao dia aí vou explicar que temos aparelhos que custam caro, que treinamento é caro! Qdo na realidade estou me segurando para não dizer pq vc num leva para o bóia fria arrumar então? Não estou desmerecendo a classe pois eles colhem o alimento que comemos, mas eu não tenho culpa do serviço dele ter valores tão baixo, talves nem ele.... Eu também num iria arramcar mandioca a dia todo, hum! Mais nem por 200 contos.
Só que no cazo em questão Houve um desentendimento não estavamos presente na situação para saber quem errou.
Mas o fato é que o cliente não foi lesado pela oficina. qt a SG
Fardin escreveu:
Concordo com vc web, bom senso educação cabem em qualquer lugar e resovem muita coisa. Aqui na região sofremos com preços de mão de obra, qtas vezes eu ouvi de clientes, ah mais o bói fria ganha R$25,00 ao dia aí vou explicar que temos aparelhos que custam caro, que treinamento é caro! Qdo na realidade estou me segurando para não dizer pq vc num leva para o bóia fria arrumar então? Não estou desmerecendo a classe pois eles colhem o alimento que comemos, mas eu não tenho culpa do serviço dele ter valores tão baixo, talves nem ele.... Eu também num iria arramcar mandioca a dia todo, hum! Mais nem por 200 contos.
Só que no cazo em questão Houve um desentendimento não estavamos presente na situação para saber quem errou.
Mas o fato é que o cliente não foi lesado pela oficina. qt a SG
É verdade!!!
É isso ai mais um cliente satisfeito com os mecânicos que gostam de tirar o da reta : Eu ne cinto assim : com u carater de algums :