olá senhores, alguém sabe dizer se através desse oscilogramas é possível afirmar que esse comando de valvulas está empenado? é a primeiro vez que uso o TVA para esse fim e meu problema é o seguinte:
esse veículo (Montana 2012) veio de guincho com bielas travadas e fizemos o motor completo, porém não dá marcha lenta (somente se desligar o sensor de fase), a mistura tende a rica o tempo todo e no oscilograma de sincronismo dá erro de 1 dente. Aproveitando: existe algum fabricante de comando confiável que não seja original? digo porque uma vez colocamos um comando CDG e o sincronismo eletrônico não bateu.
Respostas:
segue a imagem do oscilograma ![img=
Cheiro de comando empenado estes comandos de válvulas são ocos qualquer tipo de travamento calço hidráulico eles empenam, abraços boa sorte e fica com Deus
mas o estranho é que esse comando é de ferro fundido. não é aqueles que os ressaltos são montados sob interferência mecânica, e sim fundido e usinado.
Marcel não tenho o teste de vazão
Legal vc postar aqui ..
faz muitos anos q perdemos esta finalidade de imagens. No site GSA vc vai encontrar mais amigos especializados. De uma olhada lá
é sim, original. ![img=
Tira sua dúvida se dá um dente fora , coloca na correia um dente fora, pra ver, um lá vez uma Zafira trocaram aquela capa plástica e o ""v"" tava fora de posição, se no scope dá um dente, compensa isso na engrenagem adiantando ou atrasando, num comando sólido original raramente isso tem problemas,vá não ser desgastes naturais de uso.
Uma maneira que uso pra validar um comando com o 1cc em pms repara que no 4cc as válvulas alinham em balanço, uma maneira de por no ponto, e faça o teste carro que uma ferramenta de fasagem que o 1cc e pms,
Meramente um teste.
Outra coisa tbm se vc trocou a bomba de óleo se o suporte do sensor de rotação está devidamente certo, tem bombas de óleo diferente. Coloca em 1cc pms , e conta os dentes da fônica, não lembro de cabeça, mas é um meio de ver tbm,
bom dia senhores, retornando com um feedback aqui: o problema da Montana realmente era o comando de valvulas empenado, depois de substui-lo, tudo voltou ao normal: pressão do coletor, avanço estabilizou, TVA ficou correto e etc.
Mas em 20 anos de profissão, juro que foi a primeira vez que peguei um comando de ferro fundido com defeito de torção, conferi de todas as formas com a peça nova pra verificar algum desgaste nos cames que pudesse confundir, mas nada de desgaste, só pode ser torção mesmo.
Que bom que vc resolveu seu B.O valeu por compartilhar a solução com a gente abraços e fica com Deus