Boa noite amigos!
Estou com um fiat uno ano 1993 motor 1.5 ie com sistema de injeção marelli g7, onde ao ler a memória de falhas no sistema de injeção do mesmo, ele me retorno o código de defeito passado e presente 00039, que o aparelho descreve apenas como código reservado. Algum de voces tem como me ajudar a traduzir esse código. O veículo teve a ecu substituída, onde na ecu que pertencia ao mesmo ele retornava o dtc 00051- falha memória eepron ecu, e este bendito código 00039. Após substituir a ecu ele passou a retornar apenas o 00039. Os parametros de funcionamento do veículo estão bons, ele apenas apresente falhas em alguns momentos durante as acelerações, e essas falhas não aparentam ser do sistema de ignição. Lembrando que conferi sensor tps, map, rotação quanto ao funcionamento e continuidade do chicote, além também da pressão da linha de combustível, onde todos funcionam dentro da normalidade.
Lembrando que o fabricante de meu equipamento não conseguiu me ajudar até o momento sobre a descrição do código
Enfim descobri decifrar o danado do código de defeito, que era não funcionamento da lampada que indica mau funcionamento do sistema de injeção. Obrigado a todos pela cooperação!
Respostas:
>Cod. 039 = Curto circuito sensor posição borboleta.
Obrigado Rlmac!
Essa tradução voce conseguiu na literatura da alfateste. Eu consegui essa tradução através da base de dados da alfateste, testei o sensor tps e o seu chicote e o mesmo não apresentou defeito, com interrupção na pista. o chicote do mesmo também está legal. Me parece que essa tradução de códigos de sistemas antigos muda de fabricante de equipamentos de diagnóstico, no meu caso o scanner que uso é o Raven II.
tenta ir num colega e usar outra marca de scanner. depois posta ai
esse uno tem sensor de posição de borboleta?
o uno 1.0 95 i num tem será que esssa central ta com aplicação correta.
ola, bom dia. ontem peguei um uno 1.5 e tava com este mesmo sintoma! mas é claro não tinha este código erro ai!
mas o bicho tava com defeito no conector da sonda, retirei o conector e fico zero bala!
Vou verificar esse conector da sonda, realmente entra muita agua no mesmo e da muito mal contato.
>ola, bom dia. ontem peguei um uno 1.5 e tava com este mesmo sintoma! mas é claro não tinha este código erro ai!
mas o bicho tava com defeito no conector da sonda, retirei o conector e fico zero bala!
Eu até fui até um colega meu que possui o rasther box. Mas ele estava muito ocupado, preferi não incomodar o mesmo. Eu queria mesmo é saber a descrição desse código na base de dados da tecnomotor.
Sensor de posição de borboleta muitos da vezes não achamos defeitos nem com osciloscópio, porem observe no scanner se mostra a Posição de tps - fechado e aberto.
>Cod. 039 = Curto circuito sensor posição borboleta.
Obrigado Rlmac!
Essa tradução voce conseguiu na literatura da alfateste. Eu consegui essa tradução através da base de dados da alfateste, testei o sensor tps e o seu chicote e o mesmo não apresentou defeito, com interrupção na pista. o chicote do mesmo também está legal. Me parece que essa tradução de códigos de sistemas antigos muda de fabricante de equipamentos de diagnóstico, no meu caso o scanner que uso é o Raven II.
Obrigado BCS pela atenção!
Os parametros de funcionamento do sensor lidos com o scanner estão bons, o angulo de abertura e o estado da borboleta fechado aberto estão correspondendo bem.
>Sensor de posição de borboleta muitos da vezes não achamos defeitos nem com osciloscópio, porem observe no scanner se mostra a Posição de tps - fechado e aberto.
Cod. 039 = Curto circuito sensor posição borboleta.
Obrigado Rlmac!
Essa tradução voce conseguiu na literatura da alfateste. Eu consegui essa tradução através da base de dados da alfateste, testei o sensor tps e o seu chicote e o mesmo não apresentou defeito, com interrupção na pista. o chicote do mesmo também está legal. Me parece que essa tradução de códigos de sistemas antigos muda de fabricante de equipamentos de diagnóstico, no meu caso o scanner que uso é o Raven II.
Nos g7 o Napro mostra em modo continuo alem das leituras mostra diretamente se tem algum sensor com falha,isto e,mostrava,na versao usb esse sistema nao consigo ler mais,consegue comunicaçao mas mostra todos os parametros fora e diz que todos os sensores estao ruins,pode ser defeito da atualizaçao????
ola bom dia , como vc já trocou a central e o defeito continua , vc vai ter que ver uma coisa pois muda a eprom de um ano pra o outro tempra,uno e fiorino de 92 a 94 eprom dip 27c256 e de 94 a 96 eprom dip27c512 se vc pegou a central em desmanche cuidado esse defeito é tipico de processador a central ai é g7 ?ou g7.11 ?
Obrigado pela atenção Chipreset!
Infelizmente, nem a ecu que tenho e nem a que estava aplicada no veículo não apresentam a etiqueta de identificação. O sistema parou de acusar e memória eepron depois que substitui a ecu, mas o código de defeito reservado fabricante 00039 ele continua a acusar. O veículo aqui é de ano de fabricação 1993. A central minha que utilizei de teste apesar de estar sem etiqueta de identificação foi retirada de uma elba ano de fabricação 1994.
>ola bom dia , como vc já trocou a central e o defeito continua , vc vai ter que ver uma coisa pois muda a eprom de um ano pra o outro tempra,uno e fiorino de 92 a 94 eprom dip 27c256 e de 94 a 96 eprom dip27c512 se vc pegou a central em desmanche cuidado esse defeito é tipico de processador a central ai é g7 ?ou g7.11 ?
Pessoal o problema que estava gerando o código de defeito era a coisa mais boba. Efetuei uma leitura do sistema de injeção com o equipamento rasther da tecnomotor e o mesmo acusou o código de defeito 016- lâmpada de anomalia, e realmente após isso fui observar que a lampada que acusa mau funcionamento do sistema de injeção não está funcionando. Quanto a falha no funcionamento estou desconfiada de interferência eletromagnética do sistema de ignição, vou testa-lo e posto os resultados.