Bom Senhores.
Mais uma dúvida me surgiu enquanto conversava com alguns colegas: afinal, "passar o scanner", ou fazer a leitura de erros na memória da ECU, deve ou não ser cobrado??
Na minha oficina, eu nao cobro nada do cliente, mesmo que ele venha somente para isso, pois considero que, mesmo tendo um alto investimento, não acho que seja tão alto assim para que eu cobre toda vez que ele é usado.
E vocês? Costumam cobrar pra passar o scanner? Aqui em foz algumas oficinas chegam a cobrar mais de 100 reais por isso.
Respostas:
Andrade_Font escreveu:
Bom Senhores.
Mais uma dúvida me surgiu enquanto conversava com alguns colegas: afinal, "passar o scanner", ou fazer a leitura de erros na memória da ECU, deve ou não ser cobrado??
Na minha oficina, eu nao cobro nada do cliente, mesmo que ele venha somente para isso, pois considero que, mesmo tendo um alto investimento, não acho que seja tão alto assim para que eu cobre toda vez que ele é usado.
E vocês? Costumam cobrar pra passar o scanner? Aqui em foz algumas oficinas chegam a cobrar mais de 100 reais por isso.
mais do que justo cobra!!!
um advogado cobra a c....um medico cobra a....etc....
por que nao, cobra pra consultar um veiculo?pó via SCANNER!!!
tem que valorizar a profissao!!!
mais um dia nois chega lá ,a cobrar tambem pelo consulta
Andrade_Font escreveu:
Bom Senhores.
Mais uma dúvida me surgiu enquanto conversava com alguns colegas: afinal, "passar o scanner", ou fazer a leitura de erros na memória da ECU, deve ou não ser cobrado??
Na minha oficina, eu nao cobro nada do cliente, mesmo que ele venha somente para isso, pois considero que, mesmo tendo um alto investimento, não acho que seja tão alto assim para que eu cobre toda vez que ele é usado.
E vocês? Costumam cobrar pra passar o scanner? Aqui em foz algumas oficinas chegam a cobrar mais de 100 reais por isso.
RESPEITANO AS OPINIÃO DOS OUTROS , SÓ QUE EU ACHO QUE TEM QUE COBRAR SIM ,
POR QUE SE NÃO FICA MAMÃO RSRSR VOCE INVESTE O CLIENTE PROCURA O MECANICO QUE NÃO INVESTE AI O CLIENTE VAI NA SUA OFICINA VOCE PASSA O SCANNER ACHA O DEFEITO AI ELE LEVA PARA O MECANICO QUE NÃO INVESTE E "COBRA BARATINHO"
MESMO QUE HA QUEM DIZ QUE O SCANNER SERVE PARA VENDER SERVIÇOS POIS VOCE
VE TODO O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA MAS ISSO É ALGUM CASO ESPECIAL ,COLOQUE UMA COISA NA CABEÇA QUANDO TIVER QUE FASER AS ATUALIZAÇOES , MANUTENÇÃO DOS APARELHOS QUEM É QUE VAI TE AJUDAR OU TA POUCO LIGANO PRA VOCE RSRS
QUANDO VOCE VAI DESBLOQUEAR UM CELULAR O QUE ELES FASEM RSRS ELES DIZEM QUE DÃO UMA INJEÇAO E LA SE VAO CINQUENTÃO MAS RESOLVE, QUANDO VOCE PASSA O APARELHO VOCE FAZ AJUSTE ECT... OU ESTOU ERRADO ?????
cobro SIM!!!!
CARA TU COMPRA UM EQUIPAMENTO QUE TEM UM CUSTO
DE $7.000.00!! QUE FOI O QUE EU PAGUEI EM UM NAPRO!
SEMANA PASSADA.
AGORA O CARA ME CHEGA AQUI QUERENDO DE GRAÇA!!
ELE QUE VA COMPRA UM SCANER PARA ELE!!
TEM QUE COBRAR SIM!!!
Tem que ser cobrado sim!Não precisa ser o mesmo preço de um diagnostico,mas sim apenas um rastreamento.Tem que ter bom senso e "malícia",ou seja,se não tiver nada de errado beleza,receberemos pelo rastreamento,mas se detectarmos algo fora do normal,temos que explicar ao cliente que terá que fazer um check-up mais profundo e assim passamos o preço do mesmo.Se ele perguntar o que está de errado "é claro que não iremos entregar o ouro assim de mão beijada pelo simples preço de uma consulta",nesse caso diremos à ele que há um problema no sistema de injeção e que para detectarmos temos que fazer verificações!Infelizmente existem muitos clientes que vem até nós,pedem pra passar o scanner,saber o que está de errado e fazer em outro lugar.
Aqui na empresa é cobrado R$ 30,00 no mínimo.
De graça não fazemos nada.
Abraço
Interessante ouvir outras opniões.
E já cheguei a cobrar 50 ou 60 reais de alguns clientes, mas como quase todos os que não são clientes antigos chegam até mim por indicação, então eu não acho muito justo.
E é até engraço, porque eu criei esse tópico porque ontem mesmo veio um cliente que havia passado na oficina semana passada, passei o scanner pra ele, não cobrei nada.
Ele levou até outro mecânico, passou qual era o erro (sensor TPS sem sinal, o motor ficava falhando), o mecânico tentou "consertar" (começou a trocar um monte de peça), esse cliente levou quase 500 reais de prejuízo antes de volta pra minha oficina, com a maior cara lavada.
Testei novemente o carro do cliente e achei o problema: falta de terra pro sensor, pois estava com o fio partido.
Ou seja, o ele achou que ia sair barato pra ele mas acabou saindo bem caro, e por um problema bem facil de resolver.....
É por esse motivo que devemos ter bom senso e malícia.Se o cliente chega pela primeira vez,essa atitude com certeza se tornará rotineira e ele poderá alegar o porque que agora deu pra cobrar?Nesse seu caso ele deveria pagar o dobro;pelo seu conserto e pela falta de conhecimento de outro
galera, eu fiz tipo um consórcio pra comprar o meu...
eu pago $ 363.02 por mês sem ter o equipamento, apesar
de ter toda a técnica para operá-lo...
enquanto eu "aguardo",AINDA pago 50 paws pros caras passarem pq
EU ACHO JUSTO... !!!
logo sai o meu, e o primeiro cliente que eu axar na reta,
não vou perdoar não fiii...!!!
o cliente tem que entender, que não estamos aqui pra fazer caridade
mais prestar serviços,e pra prestar serviço de "QUALIDADE" nós temos
que ter um custo, e pra cobrir esse custo nós temos que cobrar (o justo)...
isso não é só pelo aparelho,e nosso diagnóstico ??
já atendi cliente na estrada passando fome por causa de um cabo de bobina
escapado... nem se arrisca abrir o capô pq não sabem nada !!!
aê vc chega lá soca o bixo no lugar e diz simplesmente- não é nada não... !!!???
Acho ou acredito que temos que cobrar. Pois é um investimento alto. Dos clientes não cobro, mais existe aqueles que não são clientes e vem so para ver o que é. Esses cobro.
bom amigos eu cobro da seguinte forma, eu digo para o cliente que o diagnóstico custa 50,00 para que ele fique sabendo qual o defeito que tem o veículo, mas se ele for fazer o serviço comigo na minha oficina eu nao cobro os 50,00 pois não devemos rebaixar nossa categoria, pago contador, impostos, agua, luz, telefone, internet, marketing, iptu, compro equipamentos , ferramentas e etc... se nao for pra cobrar é melhor fechar a oficina e fazer caridade, pois tem muito malandro ai pegando o diagnostico e levando em oficinas onde o cara nao paga nem a agua nem a luz , assim estamos contribuindo para que profissionais informais, que trabalham sonegando 100% continuem a tirar o pão de nossas bocas, entao amigos vamos se unir pois senao vamos todos quebrar.carlos porto alegre rio grande do sul.
sim e nao. existem casos e casos.se eu tiver que usar o meu napro que ralei
muito pra pagar pra resolver um problema eu cobro mas, todavia se nada for
achado de errado fica dificil. mas se tiver algum problema e envolver a
minha mao de obra e esses parcos conhecimentos de 40 anos de graxa ai è
a parte
boa noite a todos.
no dia dia de oficina ocorre diversas situações e cada tipo de veiculo com suas particularidades.
utilisamos o scanner somente como ferramenta de trabalho,mesmo que o cliente ou algum mecanico queira pagar pela leitura não fazemos,
cobramos pelo orçamento(serviços referente a injeção ou eletronica)o preço varia com o tipo de veiculo,um vw g5 com epc acessa (80 reais o orçamento),um importado com chech engine acessa 150 o orçamento
tenho observado que de dois anos para cá até borracharia , funilaria ,loja de peças, posto de gasolina,tem maquina de limpeza de bico e scanner
uma coisa é fato,serviço tem para todas as oficinas,o que não pode acontecer é um profissional querer scanear um veiculo, com o sistema errado e ainda imprimir o diagnostico com mais de 20 falhas e mandar o cliente comprar todas as peças,ou desprogramar um veiculo que esta bom,
OLá pessoal ,a minha opinião é :
Esse negócio de só passar scanner p/ cliente pega mal as vezes , ele acha que eu vou arrumar o veículo pra ele por R$ 50 mangos, apenas trocando o que acusa no código de falhas do scanner , sendo que o scanner não faz leitura em pressão e vazão de bomba de combustível,não verifica resistência dos cabos de velas, não examina oxidação nos cabos terras, catalizador entupido, filtro obstruído, faísca da bobina de ignição,não verifica o estado dos bicos injetores , velas desgastadas , etc, etc, etc ......................
Imaginem quanto eu cobro aquí para verificar tudo isto que descrevi acima e mais um pouco ainda de verificações ?
Aqui eu cobro R$ 200 para dar o orçamento, não acho caro, mas verifico tudo, dificilmente tenho retorno de serviço executado.
Cobro R$ 200 , ainda é mais barato do que uma consulta que um Médico cobra.
respondendo á pergunta feita no tópico, Sim , devemos cobrar para passar o scanner, pois as atualizações de scanners não são de graça, custa caro.
cobre sim, claro! assim vc da valor a imagem do seu serviço e tb ao seu conhecimento. Todo ferramental tem seu custo e faz a diferença, não vamos querer investir alto em equipamentos como o scanner e querer rastrear de graça pra fazer bonito pra cliente não. O cliente tem mais que obrigação de pagar por isso assim como temos a obrigação dfe prestar um bom serviço!
DEVE COBRAR SIM,VEJA´UM COISA,PARA O CLIENTE NÃO IMPORTA O QUANTO CUSTOU O TEU EQUIPAMENTO. A DIFERENÇA TA NO CONHECIMENTO DE CADA UM.
EU COSTUMO PENÇAR ASSIM QUANDO COBRO R$50 PARA FESER UM DIAGUINOSTICO,R$10 MEU SCANNER R$10 MÃO DE OBRA R$30 CONHECIMENTO,NOS MECÂNICOS NÃO COBRAMOS PÁRA FEZER E SIM PARA SABER FEZER. É CLARO QUE TUDO DENTRO DA ÉTICA COM OS COLEGAS DE PROFISSÃO.
Aqui é 60,00 para passar o sacanner.
Com o resultado obtido, é feito cálculo de mão de obra e peças, e entregue ao cliente .... mas os 60,00 .... esse tá morto.
Sem dúvida, aqui no sul quase todos cobram(em torno de uma hora de trabalho), eu cobro e deu.Vamos valorizar a nossa categoria, pois tem muitos espertinhos por ai.
Opa....
Aqui eu tambem cobro, o investimento é para dar retorno, se não, não é investimento e sim despesa.
A unica chance que o cliente tem de sair sem paga é se sair da oficina
sem a solução do problema, e sem o diagnostico...
E se sair só com o diagnostico como muitas vezes acontece por questões
de custo... paga os serviços tecnicos tambem (diagnostico).
Voce vai no médico, ele te examina, receita o remedio e cobra a consulta,
se voce vai tomar o remedio e sarar é outro problema.
rssss
Ae Marcelo, beleza ?
Então, eu tambem tenho um Napro que eu atualizei agora nesses dias, show de bola
mas tem um lance que ta me deixando encucado... ve se já aconteceu com voce tambem:
Exemplo: Punto Flex = percentual de alcool = 97% e AFR 14.4
Celta Flex = percentual de alcool = 100% e AFR 13.4
Só que os carros acima entraram para revisão basica, sem defeito algum, nada,
nem partida nem falha e nem consumo.
Entrei em contato com a Napro, eles tambem acharam estranho, mas não me deram
resposta a mais de 2 meses
O que voce acha ?
Abç
alemec escreveu:
sim cobrar mesmo sem se intimidarOFICINA MECANICA É PRESTADORA DE SERVIÇOS E VENDE MÃO DE OBRA QUALIFICADA E NÃO É OBRA DE CARIDADE :
Caros colegas,
De novo a sentimento de pena do cliente!!
Devemos cobrar pra passar o Scanner sim!!
Exemplo passei numa nissan Frontier 2006 com motor mwm 2.8 eletronico e queimou o display devido a um curto circuito do chicote da mesma e ai ?
Adivinha quem pagou a conta?
O dono da camionete já que a mesma quiemou o scanner e além disso mais o conserto do chicote.
Temos que cobrar sim pois nada é de graça pra nós!!
Poxa fico triste em ver uma duvida destas ... calcule seus custos ...
Se vc compra uma Kaptor e não tem o sistema vc paga por um cartão "Cartão Credit Auto 20 " 5X R$ 52,89
sem juros no cartão de crédito
ou R$ 237,99 à vista
Da um custo de $ 11,90 unid.
Seu aparelho custa em no minimo $ 6 mil reais
Por ae já se tem uma base que temos que cobrar sim ...
Meus minimos são 30,00 sem imprimir
50,00 impresso
Clique no link e veja se tem alguma coisa de graça !
http://www.lojadomecanico.com.br/subcategorias/3/289/cartoes-de-liberacao
QUANDO EU TINHA O KAPTOR 2000 , ANTES DO KAPTOR FLEX E O KAPTOR.COM CHEGOU UM CLIENTE COM UM PALIO, AI EU FUI PASSAR O SCANNER PEDI PARA O CLIENTE LIGAR O CARRO E ADIVINHA O PAINEL DO SCANNER APAGOU , MANDEI O KAPTOR 2000 PARA O CONCERTO E SAIU MUITO CARO ,E O CLIENTE NÃO QUIZ NEM SABER , AGORA EU VOU CORRER ESTE RISCO DE NOVO DE GRAÇA , ABRAÇA !!!!!!!
Realmente, depois desses argumentos, vou começar a rever os meu procedimentos quanto a cobrar para passar o scaner (60 reais acho que está de bom tamanho).
Um abraço e bom trabalho a todos nós.
eu aqui cobro 60!!!!
mas tem um colega na cidade visinha que não coloca por menos!
é80 sem choro!!
e ele esta correticimo!!
Só um comentário final.
Aqui na empresa não é feito nada de graça, e nunca tivemos problema com isso.
Entretanto, um cuidado que é tomado sempre, é o de explicar quanto custará a brincadeira antes de começar a fazer qualquer coisa.
Se vc combinar tudo antes, nunca terá problemas visto que se o cliente descordar em pagar mízeros 30, 40, 50 ou 60 conto pra passar o scanner ela vai desistir da brincadeira antes que vc abra o capô.
“O que é combinado não é caro”
Abraço
Sim, mas desde que seja combinado como cliente antes de abrir o capô ou painel do carro dele. Pode-se ainda combinar de passar o scanner, e caso apareça alguma coisa que o cliente queira consertar depois, podemos abater o valor do "scanneamento" do serviço de manutenção, dependendo do valor.
CASA DO DIESEL EXPLICA:
Aqui na nossa oficina usamos padrão de atendimento.
Recepção- preenchimento de contrato e orientação ao cliente
Não fornecemos orçamento prévio
É colocado scanner, identificado o defeito passado valor ao cliente.
Caso o cliente não autorizar o valor é cobrado pelo trabalho R$ 250,00 e não é repassado as anomalias se não for autorizado o concerto.
Isso é informado ao cliente antes de entar para o pátio para concerto.
Nosso scannner custou R$ 22.ooo,00 curso mais de dez
OBS: QUANDO NINGUEM ACHOU O DEFEITO ELES PAGAM QUALQUER VALOR PARA FUNCIONAR E SE VC DIZ OQUE ESTÁ RUIM QUALQUER AUXILIAR DE MÊCANICO TROCA PEÇAS !!!
Como alguem pode ter duvida sobre cobrar ou nao um rastreamento?
Alguem aqui ganhou scanner de brinde?
Deixa eu falar uma coisa, todo procedimento dentro de nossas oficinas tem que ser cobrado, salvo algumas cortesias para nossos verdadeiros clientes. Aquele cliente amigo, que te indica varios outros cliente, sempre ta com vc, paga sem aquela choradeira, esse sim tem moral dentro de nossas oficinas para alguns servicos em cortesia, afinal, eles sao os ancoras de nossas empresas.
Agora caridade nao da, nao da ficar investindo em ferramentas e equipamentos caros para no final nao cobrarmos por seu uso.
Ahh, um alerta. Nao se pode cobrar por orcamento, portanto, sempre usem o termo diagnostico no lugar de orcamento. Se o cliente quiser somente o orcamento, passe para ele somente o valor do servico e nao o que tem que ser feito.
Casa do diesel, muito bom o seu procedimento. você tem o certificado do IQA?
Pois tenho alguns conhecidos que possuem esse certificado e tem procedimento parecido com o seu quando o cliente pede para avaliar o carro pra conserto.
acho que deve sim cobrar porque sinão fica facil voce compra a maquina aprende a interpretala eos outros ~vão querer de graça e mais em sertos casos deve ser cobrado ate de mecanicos aqui na oficina se não for assim eu não consigo tra balhar resolvendo problemas alheiuo
CASADO DIESEL DIZ:
Caro colega desculpe a demora, mas não tenho o IQA aqui nosul isse certificado não é comum por esse motivo não vale a pena financeiramente.
Mas faço PROCESSO GERENCIAL na faculdade isso ajuda bastante na administração da oficina.
Caso vc precisar de alguma dica estou a dispor como cópia de contrato ou procedimento no atendimento.
CASA D DIESEL DIZ:
Trabalhamo com venda de peças diesel e revenda de bicos injetores,bombas e elementos eletrônicos diesel a mecânicas por esse motivo não cobramos de colegas eles já dão lucro pela fidelidade e indicação.
na maioria das vezes eu cobro porque alem do investimento que faço com compra de escaner e atualizaçoes ainda perco tempo para passa e da um diagnostico. se ue não cobrar o concorrente que não investiu faz o serviço cobra mais barato e eu que tive despesas fico no prejuizo e ele não vai comprar nunca porque eu ja passo para ele.
CASA DO DIESEL RESPONDE:
Muito bom colega vc deve cobrar vc investiu e tem que receber retorno,concordo 100%
Mas nosso caso é diferente o nosso foco é a venda de peças se o colega que damos cortesia não compra as peças de nós é a ultima vez que recebe diagnóstico de graça.
è que na linha diesel eletronico tem poucos no ramo com conhecimento técnico.
B) Boa Noite Amigos Achu Mais Que JustoO Ser Cobrado Sim...
Pois Temos Que Ter Retorno Do Dinheiro Que Foi Gasto Com o Equipamento...
Aki Eu Cobro R$ 20,00 Reais Pelo Diagnostico Completo...
Abraço's
Amigos, li todas as respostas do tópico e fico feliz em ver que a grande maioria tem consciência do custo do equipamento e do conhecimento. Para escanear qualquer veiculo, tem que cobrar SIM. Se você se preocupa em ter o equipamento necessário para prestar o melhor serviço, é justo que tenha compensação por isso. Na minha empresa, sempre falo pra os meus clientes que não tenho o preço mais baixo da cidade, mas garanto que tenho o melhor serviço por um preço condizente. Fica a critério dele decidir o que lhe é conveniente.
VILMAR GNOATO escreveu:
Amigos, li todas as respostas do tópico e fico feliz em ver que a grande maioria tem consciência do custo do equipamento e do conhecimento. Para escanear qualquer veiculo, tem que cobrar SIM. Se você se preocupa em ter o equipamento necessário para prestar o melhor serviço, é justo que tenha compensação por isso. Na minha empresa, sempre falo pra os meus clientes que não tenho o preço mais baixo da cidade, mas garanto que tenho o melhor serviço por um preço condizente. Fica a critério dele decidir o que lhe é conveniente.BEM LEMBRADO ,TODO SERVIÇO TEM UMA GARANTIA E É SUA RESPONSABILIDADE POR ISSO QUANDO FOR COBRAR PENSE NISSO ,QUEM COBRA BARATO GERALMENTE NÃO TEM GARANTIA RSRSRS MAIS ISSO O CLIENTE AINDA APRENDE A SE APRENDE :
Claro que devemos cobrar pelo serviço.
Somos uma oficina de AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO, não passamos sacnner, mas cobramos para fazer uma averiguação, colocar a recicladora no carro, montar orçamento, etc.
arranca sempre de R$ 50 a hora. Mas antes, avisamos o cliente, além da placa na recepção, o cliente é avisado.
Se vamos ao médico, dentista, advogado, etc, pagamos a consulta.
Nós também temos encargos, investimentos, treinamento e temos que nos valorizar.
sim eu cobro porque eu compro scaner atualizações gasto com cursos manutenção de equipamento e ainda imprimo um diagnostico etc. então e justo que eu cobre para cobrir todos estes gastos que tenho.
TENQUE COBRAR,LAJEADO RS TODAS OFICINAS COBRAM.
Aí pessoal, muito boa esta pergunta
Na minha oficina, nos ñ costumamos "passar o Scaner" nos carros, geralmente marcamos um dia para avaliarmos o carro, e de um modo geral dar um orçamento.
Gosto muito de trabalhar em sima das revisões, onde meus clientes geralmente passam uma vez por ano na oficina e eu reviso de freio a injeção. Onde eles andam com segurança, conforto e economia. e eu tenho um grande giro de carros em minha oficina com serviços de alto valor, pois revisamos todos os sistemas do carro.
Tem que ser cobrado sim, afinal o equipamento usado nao foi achado no lixo. Cobro 50 reais, e falo a verdade para o cliente, se tem que ir mais adiante, ou so simplesmente trocar um sensor ou regolar o AF. O profissional tem que ser valorizado sim. E a minha opiniao e nao aceito outra. Falei. paulo...
Temos que cobrar sim cara,existem casos especificos mas na maioria deles temos que cobrar pois e um envestimento muito alto para nos atualizar na area.
e alguem tem que pagar.
gente acho corretissimo cobrar pelo rastreamento. e pelo outro
serviço que for executar pois na minha eu cobro na promoçao aparti-de
r$60,00 reais.
pois tem 10 anos que nossa mao de obra nao atualiza mas em compensaçao
as peças sempre caras.
o preço do aluquel maquinario contador taxa fiscaliçao etc etc etc:..
tudo pro cliente chegar e rastrear seu carrinho. TEMOS QUE COBRAR MESMO
DO MESMO GEITO QUE NAO E DE GRASSA PARA OFICINA TAMBEM NAO SERA PARA O
CLIENTE. VAMOS DAR VALOR A PROFISSAO QUE TA FICANDO MUITO TECNICA E
POUCA REMUNERADA. OK
eu prefiro cobrar pela revisao na injeçao incluindo rastreamento, mediçao presao de bomba e compresao de cilindros, limpeza e regulagem, quanto as peças como kit reparos ,filtros, bomba e sensores se for o caso, isso aí é passado o orçamento depois da avaliaçao.
e nao eu passar scaner e mandar o cliente comprar peças. nunca.
essa é a minha opiniao...