Boa tarde! Cliente chegou com uma Fiorino a gasolina reclamando que não passou pela inspeção veicular. Vi os laudos e está muito alto o nível de CO. Ela é GNV tb, mas nesse combustível está muito bom, próximos de zero. Olhei todo o sistema, velas,cabos, filtros, óleo novo - tudo novo, motor zero com 10mil, só não foi trocada a bobina. Seria o catalizador? tem como melhorar isso? Pensei em abastecer com um pouco de álcool - mas não tenho analisador de gases e ele tem que passar nisso. Deatlhe: examinando as velas, o aspecto dá impressão de mistura pobre... o gap de vela foi fechado pra melhorar a queima no GNV - para 0,65. Isso atrapalha a queima na gasosa tb? Obrigado!
Respostas:
se apenas na gasolina tem valores altos assim pode realmente ser catalisador, mas é necessário saber se no GNV forma instalados todos os sistemas necessários para não gerar códigos de falhas graves na ECU, como sonda e ignição.
vai precisar de um amigo com analisador de gases para facilitar seu diagnóstico.
então, o Kit é de 5ª geração, e no computador deu que a sonda está funcionando direito no GNV... acredito que não esteja gerando erros, pois na gasosa o sistema GNV é totalmente desligado... mas é algo pra se pensar! agora o catalisador é original ainda!
colocar um pouco de alcool no tanque não abaixaria isso, só pra passar? obrigado!
>Boa noite , colega verifica a regulagem de válvulas porque o gnv prende as pastilhas, e boa sorte!!!!!
válvulas ok, é tucho... foi instalado recentemente o GNV... obrigado pela dica!
Ola amigo! vc nao colocou qual o motor desse carro e ano, enfim vai no seu scanner e ve qual a proporçao de alcool ou percentual de alcool ou relaçao de ar/combustivel (gasolina 13/1 - alcool 9/1), provavelmente ele esta perdendo a configuraçao de combustivel qdo esta no GNV, isso ocorre pelo aprendizado do modulo do GNV que esta errado, se vc colocar meio a meio realmente vai passar na analise de gases mas nao vai resolver o problema. o ideal de veiculos flex o ideal eh utilizar alcool pelo seu grau de avanço, pois auxilia no GNV. espero ter ajudado pois pego sempre esse problema de perda de configuraçaõ de combustivel. aguardamos respostas
Trocamos o catalisador e o problema foi resolvido, as taxas vieram para 0,83 CO (limite de 1,00)... só que teve que comprar usado, pagou 480,00 (novo paralelo) tava custando 700,00... agora instalei GNV de 5ª geração no fiestinha endura aqui da oficina e estou com medo de regularizar! com certeza não vai passar tb!
alguém conhece aquele analisador de gases da Ki test? é bom? não tenho nenhum, estou pensando em comprar mas é caro... esse é mais em conta!
Cayto oriete o cliente da Fiorino que quando ele for abastecer o carro com combustivel liquido deverá rodar + ou - 10km para a central reconhecer o combustível/mistura do tanque. Se ele sair apos abastecer liquido no GNV o carro perdera a relação A/F e terá dificuldade de pegar de manha ou afogamento na gasolina.
Verificar se for acelerador sem cabo (eletronico) que o pessoal costuma afastar o sensor do pedal da embreagem por não saberem regular ou falta de equipamento para o GNV funcionar sem 'apagar' o motor vindo a ficar acelerado nas trocas de marcha....
Isso se a Fiorino for flex ou qualquer outro carro FLEX!