Ola, me chamo Guilherme e gostaria de saber se alguém já pegou um problema parecido, Renault Clio 1.6 16v não reconhece marcha-lenta, no scanner PDL 4000 da sun acusa curto circuito ao positivo, curto circuito ao negativo e atuador de marcha lenta, já verifiquei o chicote e o mesmo não esta em curto, ambas as resistências do atuador estão ok, já realizei a troca do atuador por via das duvidas e mesmo assim não atua para controlar a lenta, o scanner não consegue apagar as falhas gravadas, o sensor fica 100% fechado e quando abro ele com a maquina de limpeza de bicos fica em marcha-lenta e com o uso o mesmo vai fechando ate não parar mais na lenta.
Grato, Guilherme.
Respostas:
Não sei se esse modelo de carro tem esse problema, existe atuadores que são iguais por fora porem dentro muda o enrolamento das bobinas . Um motor que acontece isso é o ap pois tem 2 modelos de atuadores sendo que um deles se colocar o carro não da lenta. Já verificou se tem pulsos nos fios que ligam o mesmo
Olá, o atuador que esta nele é o original, e o que coloquei para teste é um marelli também, após 2 dias de uso o carro já segura lenta normal de 750 rpm, porem quando frio só segura lenta após 1 minuto de funcionamento. Troquei o tps pois a resistência estava fora do indicado, com 70% retornava 2200 ohms e em 100% caia para 1600 ohms, melhorou porem continua não segurando lenta quando frio.
sensor de temperatura foi trocado e como disse o tps também. Desconfio do módulo porem nunca peguei esse tipo de falha na sirius 32.
Esse motor tem regulagem de batente de borboleta? caso tenha pode ser que alguem tenha alterado. Veja com o scanner se o atuador não esta trabalhando no maximo se tiver é só da uma pequena regulada no batente que fica beleza(caso tenha).
Estando tudo Ok, Eu faço Inicializaçâo pelo Autocom e Dorme a Criança !
pois é Aldemilon e Uelington, o batente da borboleta já tinham mexido, porem como constatei variação irregular no tps como descrevi acima troquei o tps e fiz o ajuste do batente. A lenta agora está normal para uso, o problema agora está no momento da partida que só segura lenta após 1 minuto de funcionamento, como se o módulo de injeção estivesse perdendo o ultimo parâmetro quando o carro é desligado. Revisei todos os aterramentos e alimentações e fiz o ajuste básico com o napro, com o sun não consegui fazer. Vou retirar o módulo e mandar testar.
Grato pelas dicas.
verifiquei aqui Paulo e o não tem nada na linha 30 o chicote estava intacto com todas as vedações e etiquetas originais. Estou aguardando um parecer sobre o módulo.