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Respostas:
<t><p>Boa tarde Bino! </p> <p> Com esse motor D4D da renault, já existiu casos aqui com colegas meus, que eles fizeram a retífica completa do motor e o meu continuou consumindo óleo. Só que nesse casos o problema era o respiro da tampa de válvulas responsável pelo bow bly que estava obstruído. No seu caso, a quantidade de óleo que foi parar no coletor foi enorme, é muito estranho mesmo isso. Esse veículo possui muita formação de borra no motor.</p></t>
<t><p>Gustavo quase não havia nenhum vestigio de borra no motor. O anel de oleo nao estava engripado, e a folgas dos aneis de compressão estava dentro do normal. acho que é alguma coisa que esta subindo oleo demais para a tampa de valvulas, o que deveria subir só vapor. Ok?</p></t>
<t><p>Verificou se nâo tinha aneis encontrados???</p></t>
<t><p>bom dia colega, ja peguei um caso deste solução no meu caso troca de cabeçote, completo, ok</p></t>
<t><p>Nesse motor a maioria das roscas de fixaçao do coletor e tampa de valvulas tem comunicaçao com a galeria de oleo,se tiver alguma trinca ou parafuso mal apertado pode acontecer de minar oleo nesse local.</p></t>
<t><p>Amigo Helio, estou fazendo o motor . Mas sem ter a certeza do problema ser resolvido. Pois até o momento não entendi o porquê? </p> <p>Obrigado pela dica. </p> <p>Bino.</p></t>
<t><p>Amigo Authec estou fazendo o motor. Quanto a troca do cabeçote nâo vi o motivo no meu caso. Pois desmontei o cabeçote e não vi nada aparente provavel subida de oleo ao coletor pelo blow by. Também confirmado pela retifica, que confirmou não acusar nenhuma causa da subida do oleo.</p></t>
<r><p>Helio </p> <p>Pode informar o atual endereço de sua oficina ? </p> <p><QUOTE><i>></i>Caro colega, já mediu a compressão dos cilindros? </p> <p>A PLANATC tem um equipamento que faz o teste de vazamento de cilindros, com esse equipamento podemos verificar se há vazamentos por aneis de segmento. </p> <p>Para subir óleo para o coletor, teoricamente está vazando compressão para o carter. </p> <p>Já verificou a pressão positiva do carter? Está muito elevada?</QUOTE></p></r>
<t><p>Amigo tive um problema desses ,o oleo era aspirado pelo coletor </p> <p>estava montado invertido o eixo dos balancim,a pressão de oleo naum entrava no eixo e saia pelo respiro da tampa de valvulas,a diferença e pouca entre eles mas existe um alinhamento do furo de lubrificação do cabeçote com o eixo,da conferida valeu?!</p></t>
<t><p>Meu amigo evandrojose. Montei o motor , e não subiu mais oleo. Quantos aos eixos invertidos, poderia ate estar. Mas eu mandei revisar o cabeçote na retifica, e ja vei montado com os balancins,. Então não posso afirmar se estava ou não. Mas de todo jeito agradeço a sua dica. Informaçao nunca é demais. E trocar informações engrandece nosso grupo de amigos reparadores. </p> <p>Obrigado, </p> <p>Bino</p></t>