Boa noite meus amigos. Estou com um clio 1.0 16v subindo oleo para o coletor de admissao. Retirei a tampa de valvs, limpei sistema de ventilaçao troquei o vedador entre o coletor e a tampa,continuou fumando. Coloquei o veiculo na rodovia e rodou aprox. 30 kms, chegou na oficina sem fumar, podia acelerar que nao saia fumaça, e barulho do motor normal. Mas alguns minutos na marcha lenta, começou a fumar e muito, ai deu calço hidraulico, quebrou a biela do 3º cil justamente na direçao do furo do blow by. O veiculo veio de outra oficina e ja havia tirado o cabeçote 02 vezes. Uma por que atropelou valvula, a outra vazto de oleo e mistura de oleo na sist de arrefecimento. Desmontei o motor ( bloco e cabeçote), e não vi causa aparente. Alguém do forum reparador, pode me ajudar, por favor. Responda no forum ou pelo email abaixo.
email: [email protected]
Obrigado,
BINO
Respostas:
Boa tarde Bino!
Com esse motor D4D da renault, já existiu casos aqui com colegas meus, que eles fizeram a retífica completa do motor e o meu continuou consumindo óleo. Só que nesse casos o problema era o respiro da tampa de válvulas responsável pelo bow bly que estava obstruído. No seu caso, a quantidade de óleo que foi parar no coletor foi enorme, é muito estranho mesmo isso. Esse veículo possui muita formação de borra no motor.
Gustavo quase não havia nenhum vestigio de borra no motor. O anel de oleo nao estava engripado, e a folgas dos aneis de compressão estava dentro do normal. acho que é alguma coisa que esta subindo oleo demais para a tampa de valvulas, o que deveria subir só vapor. Ok?
bom dia colega, ja peguei um caso deste solução no meu caso troca de cabeçote, completo, ok
Nesse motor a maioria das roscas de fixaçao do coletor e tampa de valvulas tem comunicaçao com a galeria de oleo,se tiver alguma trinca ou parafuso mal apertado pode acontecer de minar oleo nesse local.
Amigo Helio, estou fazendo o motor . Mas sem ter a certeza do problema ser resolvido. Pois até o momento não entendi o porquê?
Obrigado pela dica.
Bino.
Amigo Authec estou fazendo o motor. Quanto a troca do cabeçote nâo vi o motivo no meu caso. Pois desmontei o cabeçote e não vi nada aparente provavel subida de oleo ao coletor pelo blow by. Também confirmado pela retifica, que confirmou não acusar nenhuma causa da subida do oleo.
Helio
Pode informar o atual endereço de sua oficina ?
>Caro colega, já mediu a compressão dos cilindros?
A PLANATC tem um equipamento que faz o teste de vazamento de cilindros, com esse equipamento podemos verificar se há vazamentos por aneis de segmento.
Para subir óleo para o coletor, teoricamente está vazando compressão para o carter.
Já verificou a pressão positiva do carter? Está muito elevada?
Amigo tive um problema desses ,o oleo era aspirado pelo coletor
estava montado invertido o eixo dos balancim,a pressão de oleo naum entrava no eixo e saia pelo respiro da tampa de valvulas,a diferença e pouca entre eles mas existe um alinhamento do furo de lubrificação do cabeçote com o eixo,da conferida valeu?!
Meu amigo evandrojose. Montei o motor , e não subiu mais oleo. Quantos aos eixos invertidos, poderia ate estar. Mas eu mandei revisar o cabeçote na retifica, e ja vei montado com os balancins,. Então não posso afirmar se estava ou não. Mas de todo jeito agradeço a sua dica. Informaçao nunca é demais. E trocar informações engrandece nosso grupo de amigos reparadores.
Obrigado,
Bino