Meu classe a de uso pessoal está com muita borra, tinha crostas de borra cristalizada na tampa de válvulas, no cabeçote junto ao comando estava menos, já na parte de baixo o virabrequi e bloco estavam mais limpos.
Ai surge duas dúvidas : porque isso acontece, sendo que sempre foi feita manutenção e troca de óleo corretamente?
Segundo, posso limpar a parte de cima do cabeçote (comando, braços oscilante, corrente) com descarbonizante sem remover o cabeçote? Jogando toda a sujeira pra baixo, já que tirei o cárter.
Alguém tem dicas/sugestões sobre isso?
Respostas:
Sera que se eu pulverizar o descarbonizante no cabecote, nao vai afetar os retentores das válvulas!?
Prezado Ernani. Qual a kilometragem do carro? Você comprou ele 0 Km? Se o motor é muito rodado e a vazão de Blow by é alta, acho que poderia dar mais deposito de borra. Com quantos Km você troca o óleo? Já li em vários lugares (especialistas) que a troca de óleo e filtro deve ser realizada com 5000 Km apesar de nos manuais a indicação ser de 7500 a 10.000. Nos carros que já tive e no atual, quando chega a 5000 ou mais um pouco, eu troco o óleo. Quanto à limpeza do cabeçote com descarbonizante, sugiro que pesquise se o descarbonizante ataca os retentores, ou realize a limpeza com outro produto, ou de outra maneira para evitar que a sujeira vá para baixo do motor. Revise ou troque a bomba de óleo. Abraço e boa semana.
Obrigado tuck pela resposta.
Comprei o carro com 140mil km hoje está com 156mil. Eu troco o óleo sintético a cada 10 mil.
O que percebi nesse tempo é que a cada 3 meses mais ou menos, ele passa um dia inteiro fumaceando de modo razoável, depois desse dia fica então novamente uns 3 meses sem nenhuma fumaça.Acho que são anéis passeando, mas não tenho certeza, pois numa manutenção passada, ao remover o coletor de admissão vi uma poça de óleo no duto após o corpo de borboleta.
Estou com o coletor de admissão, escape e carter desmontados, fico na dúvida se removo o cabeçote pra conferir folga nos pistões, pois fiz teste de vazão de cilindros e todos foram bem.Como as pecas pra esse veiculo nao são tão baratas, quero limpar sem abrir, em outro momento quem sabe, quando tiver tempo e recursos faço uma manutenção completa.
Posso limpar o cabeçote o com óleo diesel? O descarbonizante que falei ai em cima afeta plásticos borrachas...
Prezado Ernani. Acredito que você pode usar óleo diesel para a limpeza do cabeçote. Quanto ao óleo no coletor de admissão, pode sim ser problema nos anéis aumentando a vazão do blow by. Verifique a vazão dele em varias condições, frio, quente, etc. Num motor novo a vazão é muito pequena, mas a medida que o motor vai sendo usado a vazão vai aumentando, e as vezes fica excessiva. Quanto à desmontagem e reforma do seu motor acho que se não está rajando bielas e fumaçando, consumindo muito óleo, e outros sintomas de motor cansado, remonte o que foi desmontado e use mais um bom tempo. Diminua a kilometragem da troca de óleo para uns 7000 no máximo. Abraço.
Obrigado tuck, Vou fazer isso.
Sou novo no ramo, minha especialidade é injeção eletrônica, então toques como o seu são essenciais para mim.
Abraço.