boa yarde amigos!
depois do accord problemático e graças à DEUS resolvido,estou com um civic automático aqui,ele teve uns dois aquecimentos...
já tinha plainado cabeçote e colocado junta de 3 mm,
o carro andou 5.000 km e começou piscar luz de óleo e as vezes temperatura acima do normal.
bomba d.água ok,mas suspeita de bomba de óleo.
troquei a bomba de óleo e o carro ferveu de vez,desmontamos tudo,(dessa vez tirei o bloco tb)troquei o cabeçote e plainei o bloco que estava empenado(baixou 0.020).
montamos e na partida apagou óleo,porém,depois de pouco tempo em lenta a luz de óleo acendeu e o motor fez barulho de pressão baixa(pequeno rajado).
desliguei e liguei novamente ,a luz do óleo não apagou.
tornei desligar e esperei umas 2 horas...liguei novamente mor frio e a luz apagou e não fez barulho.porém, com um minuto de funcionamento a luz acendeu de novo.
bomba dágua ok
bomba de óleo nova.
cabeçote trocado.
filtro trocado 2 vezes.
óleo havoline 20/50.
radiador limpo.
tampa radiador nova.
Respostas:
Prezado Hamilton. Cada abacaxi que o amigo pega...Sugiro que desmonte o cárter primeiro para ver se descobre alguma zebra na parte de baixo. Quem sabe tinha alguma limalha ou casquinha de metal após o filtro de óleo e foi para o virabrequim ou comando de válvulas e fez algum estrago. Boa sorte e abraço.
Prezado Hamilton. Podendo ajudar eu ajudo com prazer desejando ser útil. Tomara que o amigo consiga resolver o abacaxi. Abraço.
notei pequena folga nas bielas 2 e 3...
será que seria suficiente pra fuga de óleo e queda de pressão?
Prezado Hamilton. Melhor desmontar essas bielas para verificar a folga das bronzinas e ver se estão riscadas por algum corpo estranho. Essa folga radial tem que ser muito pequena, com valores usuais já velhos conhecidos dos mecânicos, por exemplo 0,01mm min até 0,06mm máx. Se esse motor que o amigo está reparando é muito rodado, é melhor medir e checar tudo. De repente ele está todo folgado; Aí...já viu, abacaxi... Abraço e boa sorte.
Prezado Hamilton. Desmontando o motor, inspecione cuidadosamente tudo quanto a trincas, empenamentos e desgaste e realize medições em tudo que puder para evitar o monta-desmonta. Quanto àquela junta de 3 mm colocada na primeira manutenção para diminuir a taxa de compressão, seria junta confeccionada em loja/fabrica de juntas? Tenho minhas duvidas se isso dá certo...Abraço.
ja peguei um caso parecido com esse aqui na oficina.... a bronca era o carter,o bico da bomba tava encostado no fundo do carter, só desempenei um pouco o carter e tudo ficou uma maravilha...é pouco provavel q seu problema seja este, mas ja q ta com a mao na massa vale a pena conferir....
boa noite hamilton, já tive um caso deste na oficina tive que desmontar o motor 4 vezes, quando mandei o bloco pela primeira vez para retifica ele cometeram algum erro na hora de alinhar os mancais do bloco e por este motivo ocorria a perda de pressão de óleo quando o motor começava aquecer. Pede para a retifica conferir os mancais se não estão ovalizados.
boa noite gente!
obrigado pela atenção dos senhores!
motor totalmente desmontado...eixo com retífica de 1 mm nas bielas e std nos mancais.
eixo morto,por consequencia de desgaste a fuga de óleo.
uma biela batida e 3 desalinhadas.
resumindo...
não compensa fazer esse motor!
o cliente comprou outro motor com nota e baixa de detran.
só abri esse outro pra limpeza de cárter e bomba de óleo e troca de correia dentada e tensor,óleo e filtro.
motor instalado e td ok até o momento.
o caso era desgaste acentuado na parte inferior.
obg á todos!
Prezado Hamilton. Fica para todos a sugestão de examinar bem um motor antes de remontar e acreditar no que o dono conta porque as surpresas em motores bem rodados são inúmeras: gatilhos, gambiarras, meia sola feita para vender, motor esmerilhado, dono que não troca óleo ou troca mas acha que não precisa trocar filtro, e por aí vai...Abraço.
P.S. coloque resolvido no tópico.