Boa noite,
Estou com um Civic 1.7 16v pgmfi 2005 que gira mas não pega.
Conferido com osciloscopio sensor de fase e rotacao e comparado o sincronisso com imagens do fórum e está correto.
Compressão dos cilindros todos acima de 150bar ou 11psi
Pressão da bomba de combustível em 3 bar, com vazão ok.
TEM PULSO nos bicos mas
NÃO TEM PULSO NAS BOBINAS.
Recebe alimentação 12v mas a Central não manda pulso para nenhuma das bobinas individuais.
O que eu devo checar visto que tem pulso nos bicos mas não tem na bobina???
Respostas:
Achei estranho porque na caneta de polaridade não pulsou a bobina, o injetores sim.
Daí resolvi por o osciloscopio na bobina e deu pulsos de 5v, pegando o fio do sinal que a ecu manda e aterrado na malha de aterramento do chassis com o bloco.
Achei estranho esse pulso, daí resolvi tirar a vela e ver a centelha direto nela plugada na bobina e outra vela desligada instalada no cabeçote.
Quando tirei a vela do carro pra testar vi que estava encharcada de gasolina, então limpei e fiz o teste, centelhou!
Ai então tirei todas as velas, todas estavam encharcadas, limpei todas e instalei.
Dei partida, quase pegou, porém encharcou novamente e daí sem chance....
O que pode estar fazendo os injetores encharcar as velas?
Como eu não sabia que estava encharcando vela, só Dei uma olhada de relance no scanner, é parecia estar tudo ok.
Amanhã vou checar todos os parâmetros certinho, pode ser algum sensor com a leitura errada.Código de falha não tinha nada.
Obrigado Edilson,
O regulador e dentro do tanque, por e ele tem mais um tipo de regulador na flauta, que é para evitar flutuações quando o injetor é acionado.
Os dados no scanner estão normal:
Carro sem dar partida:
MAP 0.91BAR
POSBORBOLETA 9%
TEMP ÁGUA 22°
TEMP AR 22°
Medi o ponto de ignição com o osciloscopio e me parece que está um pouco adiantado além do que deveria.
A linha azul é do sensor de fase, é é linha amarela do pulso da bobina do primeiro cilindro.
Vejam na foto.
Comparando com outra imagem aqui do fórum do mesmo veículo, percebi que o ponto de ignição no meu caso está pouca coisa adiantado.
Estou certo? Isso é um problema? A ponto do carro não pegar?
O engraçado é que não da estouros, tem vezes inclusive que gira até mais rápido parecendo que vai pegar, mas logo volta ao normal.
Engano meu, o ponto esta certo, reconferi com as imagens do forum e bate.
Eu achei que as velas estavam encharcando de gasolina, má ao tirar elas, a sua umidade não queima, o que faz achar que é água.
Visto que esse carro ferveu de acordo com o dono (radiador estava trincado).
Porém a água não misturou com o óleo, eu removi todo o óleo estava sem contaminação, tirei a tampa de válvulas e não tinha sinais de borra.
A única cosa estranha é que mesmo frio, se deixar a tampa do radiador (novo) aberta, é dar partida, joga um pouco de água pra fora....o que me faz pensar ser a junta....
O que os amigos acham?
Não tenho experiência nisso.
:) Meu nobre quanto ao ociloscopio nao se discute ja testou alm da central alarmes uma vez que este veiculo nao e codificado mas tenha um pouco mais de trabalho confira pessoalmente o ponto remova tampa de valvulas capas protetoras ok
Não tem anti furto, tem apenas um alarme pra travar as portas e fazer barulho.
Depois de insistir na partida, segurando o acelerador lá embaixo, o carro pegou com certo esforço.
Pegou e ficou liso, sem falha nenhuma, perfeito, desliguei e liguei em seguida, é seguiu perfeito.
Estou confuso agora sobre o que aconteceu...
Olá colega,
No primeiro post você relatou que a compressão dos cilindros estava ok.
Você chegou a fazer o teste de vazão de cada cilindro???
Enfim, que bom que foi resolvido.
Abs
Não vi necessidade em checar vazão visto que todos estavam com excelente compressão.
Em torno dos 160 psi, quando manual da fábrica diz ser em torno de 138 psi, podendo variar para mais ou menos 28 psi se não me engano.