Olá pessoal, estou com uma Citroen Xsara hb 1.8 16v 2000 que fizemos o motor completo, ela bateu biela, e agora depois de montado temos problemas com a temperatura, segue uma descrição do que acontece:
Por ser um problema que está dando muito trabalho tentei descrever bem, quem puder ajudar agradeço!
Mandamos tudo pra retífica, foi feito reparo no vira, brunido os cilindros e feito completo o cabeçote que está na última medida, montamos tudo e de início o carro ficava com muita pressão no sistema de arrefecimento e jogava água pela tampa do radiador, depois de alguns testes tivemos a certeza que estava passando compressão pro arrefecimento tiramos o cabeçote e confirmamos pela marca na junta e bloco que passava compressão na lateral do 1 cilindro, junta nova e parafusos de cabeçote novos tb, montamos tudo e zerou isso, com o motor quente conferimos medindo a compressão do motor e aplicando pressão no sistema de arrefecimento pra ver se passava água pros cilindros, sem novidades, porem o carro parado fica normal a ventoinha entra e refrigera, poe pra andar e a temperatura começa a subir, com o aparelho acompanhamos a temperatura e em alguns momentos a ventoinha acionava aos 105° e acabava sendo tarde demais e começava a jogar água pra fora pela tampa, ela usa 3 sensores, um pro painel, outro pra injeção e outro pra acionar as ventoinhas, colocamos um resistor no chicote do sensor que aciona a ventoinha e ele começou a acionar as 94°, melhorou mas qd andava e forçava um pouco mais o motor dava o mesmo sintoma anterior, desconfiamos do radiador pq parte dele não esquentava tiramos pra teste e a vazão estava ok e sem vazamentos, por prevenção foi instalado um sangrador na lateral esquerda dele, que tem qd original, ele foi reparado antigamente e colocaram uma lateral de ferro sem o sangrador, com isso resolvemos a parte que não esquentava do radiador, tampa nova e original, depois de tudo montado fizemos uma sangria com uma mangueira empurrando um volume grande de água pra dentro do sistema e deixamos por bastante tempo pra ter certeza que não ficaria mais ar no sistema , fechamos os sangradores e andamos com o carro por 30 40 min e tudo ok, paramos esperamos esfriar e fui abrir o sangradores, pra minha surpresa saiu muito ar deles!!! tenho desconfiança de que ainda passa compressão pro arrefecimento, mas ao mesmo tempo com base nos testes penso que não seja isso!
já testamos com válvula, sem válvula, as 2 velocidades funcionam, a água circula perfeito, sem vazamentos, compressão ok, sem falhas, sem marca de água nas velas, sem entupimentos, ar quente isolado, e acho que é isso se eu lembrar de algo acrescento aqui!
já fizemos vários outros teste mas o que mais deram resultador foram esses que disse, e espero com a experiencia de outros profissionais encontrar ajuda pra sanar esse problema!
Respostas:
vou recorrer a trocar a junta de cabeçote por uma sob medida (3 mm) e ver como ela se comporta!
que acham?
Colega ,coloque pressão de 100 psi nos cilindros e verifique borbulhas no reservatorio (sem tampa).
Porque colocar junta 3mm,ocabeçote passou da medida maxima para plaina?
Verifique o sentido correto do funcionamento do eletro-ventilador.
amigo, ja peguei uma picasso aqui com o mesmo sintoma! ja tinham feito de tudo até trocar o cabeçote por que tava com duas plainadas! depois de muita luta foi constatado que o bloco estava empenado!
>Colega ,coloque pressão de 100 psi nos cilindros e verifique borbulhas no reservatorio (sem tampa).
Porque colocar junta 3mm,ocabeçote passou da medida maxima para plaina?
Verifique o sentido correto do funcionamento do eletro-ventilador.
não conheço esse procedimento de aplicar pressão no cilindro, pode me explicar melhor? só apliquei pressão no arrefecimento mas não passou água pro cilindro!!!
o cabeçote está na mínima, já testei tudo fora do motor! se puder releia o primeiro post pra ver! penso em fazer isso pra ver que resultado dá!
ventoinha ok, empurrando as contra o radiador , ela fica a frente dele!
>amigo, ja peguei uma picasso aqui com o mesmo sintoma! ja tinham feito de tudo até trocar o cabeçote por que tava com duas plainadas! depois de muita luta foi constatado que o bloco estava empenado!
cara já vi outros casos assim tb, mas ela não teve problemas com superaquecimento, e sim problema de lubrificação, ela bateu biela, por isso não acreditei que poderia ser isso!!!
vou precisar tirar o bloco e desmontar pra retífica avaliar? tem algum procedimento pra avaliar no carro sem o cabeçote apenas?
o cabeçote já está na última medida, se precisar trabalhar a face do bloco vai precisar de junta especial né?
ola amigo, não sei te dizer se vai precisar usa junta espeçial, isto voce só vai sabe depois de levar o bloco para uma retifica! mas o bloco pode fica com o vira no lugar!
\Bacanhim.
Para teste indicado,vai precisar um plug roscado para colocar no orificio da vela ou uma vela quebrada para soldar tubo para acoplar mangueira do compressor.
Fazer teste em todos cilindros.
Colocar pistão em pms tempo explossão,colocar 5ª marcha,acionar freio estacionamento.
Colocar plug no orificio da vela e injetar ar comprimido 100/120 libras e observar borbulhas no reservatorio (sem tampa).
Esse sistema é que mais uso,por ter alta pressão e testar alem da junta de cabeçote,ao mesmo tempo testa estanquiedade das valvulas de escape e admissão e aneis de segmentos .
Bom serviço.
colega tenho um conhecido que trabalha numa retifica,ele ja me relatou pega bastante problema assim e geralmente ele manda faze uma junta de amianto em vez de colocar a junta de metal eu ja tive problema de um gol power 1.0 foi retificado ate bloco do motor mas so resolveu colocando uma junta de amianto
>ola amigo, não sei te dizer se vai precisar usa junta espeçial, isto voce só vai sabe depois de levar o bloco para uma retifica! mas o bloco pode fica com o vira no lugar!
entrei em contato com várias retíficas, e uma delas se comprometeu em ir até o carro e conferir a situação do bloco com ele ainda no carro, ai se necessário for ai sim tirar pra acertar a face dele!!!
>\Bacanhim.
Para teste indicado,vai precisar um plug roscado para colocar no orificio da vela ou uma vela quebrada para soldar tubo para acoplar mangueira do compressor.
Fazer teste em todos cilindros.
Colocar pistão em pms tempo explossão,colocar 5ª marcha,acionar freio estacionamento.
Colocar plug no orificio da vela e injetar ar comprimido 100/120 libras e observar borbulhas no reservatorio (sem tampa).
Esse sistema é que mais uso,por ter alta pressão e testar alem da junta de cabeçote,ao mesmo tempo testa estanquiedade das valvulas de escape e admissão e aneis de segmentos .
Bom serviço.
cara eu desconhecia esse tipo de procedimento!
vou conversar com um amigo meu que é torneiro e soldador pra fabricar uma dispositivo desses!!!
vlw a dica!
>colega tenho um conhecido que trabalha numa retifica,ele ja me relatou pega bastante problema assim e geralmente ele manda faze uma junta de amianto em vez de colocar a junta de metal eu ja tive problema de um gol power 1.0 foi retificado ate bloco do motor mas so resolveu colocando uma junta de amianto
tem como me passar contato de quem fabrica essa junta ai?
obrigado!
Não esquecer de trocar parafusos elasticos do cabeçote que já devem estar estendidos de tanto colocar e tirar o mesmo.
>Não esquecer de trocar parafusos elasticos do cabeçote que já devem estar estendidos de tanto colocar e tirar o mesmo.
a descrição é muito longa e vc nem leu né? hueuheuhuheuhe
la fala que são novos pow!!! e o cabeçote não foi tirado e colocado tantas vezes como fala!!! apenas 1 vez!!! hueuhehueuh
da pra ajudar o cara ou nao ?
calma cafb num chinga o brother kkkkkkkk
Rsrsrsrsr meus neuronios estão cansados,me lembrei dos parafusos e não recordava que voce já tinha feito a troca.
Deu pressão nos cilindros ou ainda não fez ferramenta?
O biela, eu estou tentando ajudar e não chingar, rsrsrsrsrsrs
ainda nem fui atras, mas a idéia está na mente, vou fazer uma ferramenta dessas pra minha futura oficina!!!
eu não sei mais o que testar e conversei com a retífica vou tirar o cabeçote pra eles conferirem a face do bloco, eu peguei esse trampo pra fazer em paralelo ao meu trabalho da oficina, de dia trabalho na oficina e a noite trabalho na xsara! agora estou com um problema, espaço pra desmontar o cabeçote dela!
mas logo menos vem novidades!!!!
Pega uma vela velha quebre toda porcelana aproveitando o corpo e solde tubo com comprimento adquado e na ponta coloque conector para ar do compressor.
Provavelmente fazendo esse teste voce verá alguma fuga para sistema de arrefecimento
Bom serviço.
CAFB
vou fazer um dispositivo desses ainda com certeza, mas não aguentei a lombriga e tirei o cabeçote de novo, os cara sforam lá medir e na camisa do primeiro cilindro um lado dela estava 0,18 centesimos mais alta!!!
e realmente passava compressão pro arrefecimento!!!
tive que desmontar tudo de novo, mandei pra retifica eles plainaram o bloco e rassentaram as camisas com 0,05 centesimos mais alto que é a tolerancia, remontei tudo e o carro já está a uns 10 dias rodando perfeito!!!
triste e dolorido, mas foi esse o desfecho!!!! o importante e que foi resolvido!!!
abraço a todos e muito obrigado pelas dicas!