Boa tarde pessoal,
Amigos seguinte, estou com uma Citroën Jumper 2.3 aqui na Oficina e ela grava as seguintes Avarias no Rasther III...
P2452 - Sensor de Pressão - Curto Positivo;
P0645 - Circuíto de ar comprimido - Acima Limite superior
Essa Van teve o módulo dela resetado, e após foi necessário gravar os bicos injetores, pois a luz da injeção ficava piscando, porém essas duas avarias permaneceram, a luz da IE parou de piscar, mas ficou acesa permanentemente.
Pelos testes que fiz, as 2 avarias parecem ter a ver com o sensor de pressão do DPF, pois desliguei o mesmo e uma delas, a P0645, desaparece, ficando somente a P2452...
Algum amigo tem ideia do que sejam essas avarias ou já pegou algo parecido???
Respostas:
Colega,
Você já removel a válvula da bomba e análisou, interesante te dado curto.
Diaz
Verifica o circuito do sensor DPF vc tem problema elétrico nesse setor.
P2452 – Sensor de pressão DPF – CA, CC à massa ou VBAT.
Essa falha aponta para um defeito no circuito elétrico do sensor de pressão do DPF. O sensor
trabalha com uma alimentação de 5 Volts provenientes do CMM;
Realizar os seguintes testes para avaliar a provável causa:
· Medir com auxilio de um multímetro se o sensor está sendo alimentado com 5 V pela
central de injeção nos pinos 2 e 3 do conector do sensor em + APC.
· O valor encontrado foi 5 V? Se sim proceder com os testes.
· Porém, se não estiver chegando alimentação de 5 V no sensor, consultar a esquemática
elétrica e medir a continuidade e resistência elétrica entre os pinos do conector do
sensor e seus respectivos pinos no conector CMM.
· Existe continuidade e o valor da resistência está abaixo de 10 ohms? Se a resposta for
não, existe uma falha no chicote entre a central de injeção e o sensor de pressão do
DPF. Inspecionar todo o chicote, se não for encontrada nenhuma falha, substituir o
chicote para teste.
· Se não existir falhas no chicote elétrico (continuidade e resistência menor que 10 ohms),
substituir para teste a central de injeção, pois existe a possibilidade de falha dela no
envio da alimentação (5 V) para o sensor.
· Se o sensor estiver sendo alimentado com 5 V, verificar possível curto circuito para
massa ou VBAT ( positivo) do chicote elétrico de alimentação do sensor.
· Se for encontrado um possível curto circuito, substituir o chicote para teste.
· Se não houver falhas no chicote elétrico, substituir o sensor de pressão do DPF para
teste.
Pinout do conector
Pino 1- sinal
pino 2 - massa
pino 3 alimentação 5 v
>Verifica o circuito do sensor DPF vc tem problema elétrico nesse setor.
P2452 – Sensor de pressão DPF – CA, CC à massa ou VBAT.
Essa falha aponta para um defeito no circuito elétrico do sensor de pressão do DPF. O sensor
trabalha com uma alimentação de 5 Volts provenientes do CMM;
Realizar os seguintes testes para avaliar a provável causa:
· Medir com auxilio de um multímetro se o sensor está sendo alimentado com 5 V pela
central de injeção nos pinos 2 e 3 do conector do sensor em + APC.
· O valor encontrado foi 5 V? Se sim proceder com os testes.
· Porém, se não estiver chegando alimentação de 5 V no sensor, consultar a esquemática
elétrica e medir a continuidade e resistência elétrica entre os pinos do conector do
sensor e seus respectivos pinos no conector CMM.
· Existe continuidade e o valor da resistência está abaixo de 10 ohms? Se a resposta for
não, existe uma falha no chicote entre a central de injeção e o sensor de pressão do
DPF. Inspecionar todo o chicote, se não for encontrada nenhuma falha, substituir o
chicote para teste.
· Se não existir falhas no chicote elétrico (continuidade e resistência menor que 10 ohms),
substituir para teste a central de injeção, pois existe a possibilidade de falha dela no
envio da alimentação (5 V) para o sensor.
· Se o sensor estiver sendo alimentado com 5 V, verificar possível curto circuito para
massa ou VBAT ( positivo) do chicote elétrico de alimentação do sensor.
· Se for encontrado um possível curto circuito, substituir o chicote para teste.
· Se não houver falhas no chicote elétrico, substituir o sensor de pressão do DPF para
teste.
Pinout do conector
Pino 1- sinal
pino 2 - massa
pino 3 alimentação 5 v
Amigo, muito obrigado pelas dicas, vai ser ouro para testar e localizar o defeito...
Estou tentando achar um Sensor de pressão desses, para fazer um teste, mas está difícil...
Como a Jumper faz transporte diário de trabalhadores para uma cidade próxima daqui, liberei ela para trabalhar, pois o defeito não vai parar ela na estrada, ao menos por enquanto...
Assim que pegar ela novamente vou executar os procedimentos do amigo.
Mais uma vez, muito obrigado!!!
>Colega,
Você já removel a válvula da bomba e análisou, interesante te dado curto.
Diaz
Amigo Diaz, já removi o sensor sim, o que achei estranho é que ele estava cheio d'água, mas como pode ter sim umidade dentro do DPF, vou tentar conseguir um sensor novo e realizar os testes sugeridos pelo amigo MRGAutomotivo para ver o que mais pode ser...
Assim que descobrir posto aqui o resultado!!!