Carregando os tópicos... por favor aguarde
Olá amigos. Estamos com uma Captiva na oficina com perca de potência gerando o código P2138 - Relação entre sensor do pedal do acelerador 1 e 2 incoerente.
Ja foi trocado nesse veículo o corpo de borboletas por um novo e também foi trocado o pedal do acelerador por um de outra Captiva que estava funcionando normalmente e o problema permaneceu igual.
Verificamos o chicote do pedal do acelerador até o módulo do motor e não encontramos nada errado, são 6 terminais, há continuidade entre os conectores do módulo do motor e pedal do acelerador, chega alimentação, tudo ok. Verificando a variação da resistência dos potenciômetros do pedal do acelerador no conector do módulo do motor e está dentro do que a literatura pede.
O problema acontece da seguinte forma: Partindo com o veículo com os códigos de falha apagados, ele se mantém sem registrar código de falha se não acionar demais o acelerador, julgo que até 50% vai tranquilo. Se acelerar mais, se variar mais rápido o pedal do aceledor, se pisar tudo no acelerador ela registra o código de falha mesmo com o motor desligado. Usando o veículo na rodovia, partindo com ele com os códigos de falha apagados, usando o piloto automático apenas, não apresenta código de falha em nenhum momento, mesmo apresentando grande variação da velocidade pelo piloto automático, acelerando o carro, o corpo de borboleta abre todo, verifico isso pelo scanner e não apresenta o código de falha, isso me faz crer que o problema não é o corpo de borboleta. Mas se usar o pedal do acelerador como disse anteriormente, vai apresentar o código de falha e ter a perda de potência.
Toda a parte de adaptações disponíveis por scanner já foi realizada e não surtiu efeito.
Algum dos colegas tem alguma ideia do que o pode estar ocasionando esse problema?
Respostas:
O sinal de uma das pistas do pedal do acelerador, medindo diretamente com o multímetro, depois de uma certa posição do pedal começa a ter uma discrepância com o que é informado de voltagem nessa mesma pista no scanner. Chegamos à conclusão de que o defeito é o módulo do motor.
@ENRICO GONÇALVES DE FREITAS, O ideal neste caso é realizar a verificação dos Sinais dos Sensores no Osciloscópio: Monitore a saída dos sensores do pedal e do corpo de borboleta com um osciloscópio em tempo real enquanto acelera o pedal até o ponto de falha. Isso pode revelar uma discrepância sutil entre os sensores que o scanner não detecta, como picos de tensão ou oscilações inadequadas.
Eu não sei o porque, muitos scanners se confundi na Descrição de Pedal/Corpo de Borboleta. Já peguei alguns casos falando de pedal e o defeito era no Corpo de Borboleta.
Nesse caso em específico acusava o pedal mesmo, os 3 scanners que tenho acusaram o pedal.
Boa noite, estou com o mesmo defeito em uma captiva 2011 P2138 Ela gera falha no controle de tracao também no painel Você conseguiu resolver?
Fez o teste de acompanhar a voltagem nas pistas do pedal do acelerador com multímetro e com o scanner? Nossa conclusão é que havia defeito no módulo e encaminhamos o cliente para outro colega.