Celta 2002 1.0 gasolina.
O veiculo quando está funcionando não apresenta defeito algum.
As vezes desliga-se o carro e quando tenta-se ligar o defeito aparece.
Motor vira mas não pega,o rele da bomba fica ligando e desligando junto com a luz da
temperatura.
As vezes grava falha no imobilizador e na UCE e mesmo sem apaga-las somem
da memória.
As vezes grava-se as falhas mesmo com o carro normal,outras vezes o carro não pega
e tbm não tem falhas gravadas nas memorias do IMOB e UCE.
O estranho é que a luz da injeção não fica piscando quando grava-se os defeitos.
O que mais estou estranhando é o fato da luz da temperatura piscar junto com o acionamento do rele
quando o defeito está presente,e pisca somente no momento da partida,como se o sensor de rotação
estivesse enviando e contando o sinal,e a UCE fica perdida.
Farei mais alguns testes e posto resposta depois.
Solução: aterramento do motor foi reforçado e tbm trocou-se a bateria.
Respostas:
Cara, já peguei um defeito semelhante em um celte 2003 1.0 .O carro em questão tinha um funcionamento normal mas de vez em quando cortava o pulso da bobina e dos bicos, (mas o carro não chegava a morrer) e a luz da injeção e o da temperatura acendiam e tambem dava um estalo no rele da bomba. O defeito era o imobilizador. Fica a dica.
Pra mim é defeito na ECU da injeção, estes celtas ja troquei varias centrais(geralmente ou é DFFZ ou DMSW se não me engano e elas são intercambiáveis, motor OHC), e claro o immo pode interferir sim.
hj fiz mais alguns testes,o difícil é pegar o veiculo fazendo o defeito.
Na maioria das vezes deixo esquentar o motor e depois desligo ai
hora aparece hora fica bom.
Testei alimentação e tudo ok.
Não acredito ser defeito no imobilizador.
estou achando que é algum problema na alimentação durante a partida apenas.
Um dos primeiros testes que fiz foi o de aterramento do motor,mas não resolveu.
Descartei sensor de rotação por dois motivos,no momento
que desligo o sensor e dou partida a luz pisca e o relé não é acionado,
ai quando religo o sensor o rele é acionado intermitentemente junto com a luz da temperatura.
Analisando o esquema elétrico percebi que a UCE não tem como saber se estou dando partida
ou não,ela apenas sabe que a ignição está ligada,ou seja,a luz da temperatura não deveria piscar
no momento em que dou partida já que a UCE não pode ver isso com sensor desligado.
Exeto se ocorrer uma queda de tensão no momento da partida.
Foi ai então que voltei a analisar a alimentação da bateria e aterramento do motor.
Resumo: fiz só aterramento e não resolveu.
troquei somente a bateria e resolveu.
Então resolvi fazer os dois ao mesmo tempo no momento em que o defeito apareceu.
Resolveu.
Mas como o defeito era intermitente ainda estou testando para ver se ficou 100%.
Assim que tiver mais detalhes retorno.
Bom ja que vc falou em bateria vou postar um probleminha que peguei a pouco tempo atraz, em um celta OHC, as vezes não pegava mas no momento da falha a luz da injeção piscava e dava código de immo, depois de alguns testes sem sucesso resolvi trocar a bateria e o problema sumiu, interessante que a partida se dava normalmente, sem perceber aquela queda de giro do motor quando a bateria está fraca, então as vezes tem que desconfiar da bateria mesmo sem apresentar problemas aparentes, e ja postei um caso semelhante aqui com as Sirius 32(Renault Scenic) com ascilação de M Lenta, também a questão era bateria e o arranque era normal, apesar de que temos que levar em conta que a bateria e seu circuito são a base do funcionamento dos componentes eletrônicos.
Já peguei alguns corsas com defeito no aterramento mas acontecia assim: durante a partida dava problema
mas a maioria das vezes o carro estava andando e começava a falhar muito a ponto de morrer e depois voltava ao normal.
Quando retirava-se o aterramento do motor para analise ai localizava-se o defeito(aterramento com sinais de mal contato,
tipo corrosão por estar meio frouxo).
No caso do Corsa falei com um amigo da autorizada para perguntar se isso era comum,ele disse
que sim e que em muitos casos eram feitos aterramentos auxiliares em veículos que vinham com este tipo de reclamação
no momento das revisões periódicas.
Um detalhe que se deve observar nestes caso é que a tensão entre o - da bateria e - do motor
no momento da partida não deve ser superior a 500mV onde na verdade idealmente deveria ser 0.
Quando isso ocorre a solução é fazer um reforço no aterramento do motor.
A olho nu nem percebemos isto,como o Canal falou: O motor vira bem,porem a UCE percebe está diferença
e perde sua referencia de 0 volt ai causando o defeito.
Como vc relatou colega Canal,já peguei um uno que virava bem mas não pegava.
vinha centelha, combustível e não gravava defeito na UCE.
o defeito tbm era intermitente,mas quando o defeito foi ficando mais intenso foi possível descobrir que era defeito da
bateria,mesmo virando bem o motor,acredito que se tivesse um osciloscópio seria possível ver a queda de tensão da bateria no momento da partida.
Valeu pelas dicas dos colegas,obrigado.
>Já peguei alguns corsas com defeito no aterramento mas acontecia assim: durante a partida dava problema
mas a maioria das vezes o carro estava andando e começava a falhar muito a ponto de morrer e depois voltava ao normal.
Quando retirava-se o aterramento do motor para analise ai localizava-se o defeito(aterramento com sinais de mal contato,
tipo corrosão por estar meio frouxo).
No caso do Corsa falei com um amigo da autorizada para perguntar se isso era comum,ele disse
que sim e que em muitos casos eram feitos aterramentos auxiliares em veículos que vinham com este tipo de reclamação
no momento das revisões periódicas.
Um detalhe que se deve observar nestes caso é que a tensão entre o - da bateria e - do motor
no momento da partida não deve ser superior a 500mV onde na verdade idealmente deveria ser 0.
Quando isso ocorre a solução é fazer um reforço no aterramento do motor.
A olho nu nem percebemos isto,como o Canal falou: O motor vira bem,porem a UCE percebe está diferença
e perde sua referencia de 0 volt ai causando o defeito.
Como vc relatou colega Canal,já peguei um uno que virava bem mas não pegava.
vinha centelha, combustível e não gravava defeito na UCE.
o defeito tbm era intermitente,mas quando o defeito foi ficando mais intenso foi possível descobrir que era defeito da
bateria,mesmo virando bem o motor,acredito que se tivesse um osciloscópio seria possível ver a queda de tensão da bateria no momento da partida.
Valeu pelas dicas dos colegas,obrigado.
Acredito que esse defeito no uno e fire era sempre na primeira partida , pois já peguei um defeito desses também , uma dica caso não tenha osciloscópio, use uma bateria nova ou em boas condições de 60 amperes que vc resolve na hora este problema .
Boa noite tenho um celta 07 flex que começou a falhar depois parei troquei sensor de rotação bobina revisei bicos agora ele nem que pegar
Boa noite tenho um celta 07 flex que começou a falhar depois parei troquei sensor de rotação bobina revisei bicos agora ele nem que pegar[/quot
Amigo este fórum não pra gente ensinar proprietario a consertar seu veiculo , leve para seu mecanico que é ele quem sabe faz um diagnostico do teu defeito.por vc ser leigo no assunto pode até estragar alguma coisa causando prejuizo maior