Olá Amigos do fórum,eis-me aki + uma vez pedindo auxilio de vcs para ver se consigo resolvem um problema!
Estou comum GM Celta em minha oficina que não passou na inspeção veícular ambiental que temos anualmente aki em SP. O caso é q fiz o motor desse carro em janeiro desse ano,nos anos anteriores ele havia passado no controlar sem novidades,porém agora com motor novo,não passou.
O que me intriga, são os valores medidos pelo analisador de gases onde o CO² e o HCc estão mt acima do permitido para esse veículo q tem limite de 1.00 para CO² e 700 para HCc,enquanto os valores medidos pelo meu aparelho ficam em torno de 10.00 para CO² e 1700HCc!!
Agora vem o pior da Historia!!, no scaner, acusa sistema ok!,durante o funcionamento em marcha lenta, a cada 1 ou 2 minutos ele da uma leve oscilada na rottação do motor. Noto tambem um pco alto o tempo de injeção, a pressão da bomba está em 3,2 bar,(certa de acordo c minha tabela!)
A sonda lambda(DELPHI NOVINHA) responde certinho nos gráficos, sensor da temp da àgua trocado,map,tps,td dentro dos parâmetros,alternador td certo! o catalizador ele me disse que foi trocado para a inspeção de 2011,mesmo porque acho ainda uma diferença mt significativa para que o catalisador corrija!(DETALHE!! O funcionamento do carro é exemplar!!! pega fácil,anda razoavelmente bem,marcha lenta parada,):
Qdo fiz o motor troquei td inclusive,kit de comando de valvulas,(da marca Aplic Resolit), alguns dias depois o comando se partiu,então adquiri um outro na concessionária GM da Marca KUIR,ao qual ja instalei em varios GMs e nunca tive problemas! Ontem substituí o cabeçote pois tinha um novo aki na oficina, mesmo assim NADA CERTO!: :(
Não sei mais pra ond partir! Conto com ajuda de vcs!
Respostas:
Amigo, não é flex não, é só gasolina, a val do cânister ta ok, qualidade do combustível ok!
Tava com aditivada, tirei e coloquei comum,de boa qualidade,mesmo assim nada feito!
Aguardo.:
Socorro Amigos !!!:( :(
To pensando em trocar a UCE!
Alguem me recomenda?
Olá amigo, VC fez este motor ?
O comando de valvulas é original GM ?
Catalizador está OK ?
a vazão dos bicos estão OK ?
: : :
ola´ amigo Siqueira,fiz sim esse motor completo!!!
O comando de válvulas é da marca KUIR,comprado na concessionária GM , coloco com uma certa
frequencia estes comandos da KUIR,nunca tive problema algum, até mesmo pelo ato de ter sido adquirido em uma concessionária.
A taxa de compressão está boa, o catalisador,segundo o proprietario tem aproximadamente 50.000 kms,vazão dos bicos ok! pressão da bomba é 3,2 bar. será essa a pressão correta da bomba de combustível do celta 2001,gasolina?
platinado, na minha retro,só oq me vem à mente é o bedito comanda,pq o motor está redondíssimo!!!
entreguei o carro e logo em seguida ele parou o carro por uns 4 meses,ou seja, ão rodou 10.000 kms ainda!
Alguém sabe me informar qual é a letra certa para esse carro?(celta 1.0,gasolina 2001).
Vlw!
Amigo, sei o que vc está passando. Ferifique o ponto da correia dentada e a engrenagem inferior. Veja tambem as velas e a vasão da bomba de combustível( lembrando a pressão da bomba em macha lenta fica em torno de 2.7 bar e a vasão fica em 70 litros por minuto. retire o modulo e passe limpa contato nos terminais. A taxa de compressão do motor pode ter sido altewrada com a retifica do cabeçote.
valeu a dica Martins,vou conferir tudo,a pressão em Marcha lenta está de 3,2 bar,fui verificar na minha tabela e confere,porém buscando na net, vi que em algumas inf. q é 2,7bar.
No scaner acua sist ok, nos gráficos, a sonda trabalha direitinho, porém mesmo acelerando o carro,ou até mesmo dando uma borrifada com WD40 no TBI,continua acusando no scanner Mistura Pobre.
Alguem tem alguma dica?
Acredito q o problema esteja aí!:(
Também não acredito mt em problema mecânico,porém não descarto em virtude da Má qualidade das peças de reposição q temos hj no mercado.
qto ao Map,ta dentro dos parametros,só o tempo de injeção que ta alto, e como ja disse mesmo enrriquecendo a mistura com WD40 no scanner continua informando relação ar combustível POBRE!
ele não é vhc ainda,porém o comando confere com a numeração q vc passou.
Valew.
olá,amigo de uma conferida na parte de centelha velas,cabo e bobina,pode ser que a bobina tem uma deficiencia.......tm entrada de ar falso...............faça um teste na sonda lambda, ve c tá tudo ok com ela e c o modulo ta recebendo seu sinal...as vzes a uma intreferencia da bobina com o fio terra e sinal da sonda...................:
Amigo, você fala CO²(dióxido de carbono), quando na verdade o que deve ser analisado é o CO(monóxido de carbono).
O HC(hidrocarboneto) é combustível não queimado. CO elevado indica mistura rica, sendo que para mistura pobre seu valor é praticamente zero.
O que pode está acontecendo é que a sonda indicando mistura pobre o módulo aumenta o ti para compensar.
A própria sonda com defeito ou até mesmo uma entrada de ar no escapamento próximo a ela poderia causar esse tipo de problema.
Dá uma verificada no fator lambda.
Olá Amigos,troquei o MAP,e a sonda (tirai do meu carro q etá funcionando perfeitamente e passei no controlar com ele ainda hj.
Mesmo assim persiste o problema, O que + me intriga é que no scanner sempre acusa mistura pobre,com isso a UCE aumenta o TI e é onde dá o problema de CO mt alto.
Medi continuidade do fio da sonda ok,também troquei a sonda e nada feito.só a´pós uns 2 minutos segurando
acelerado acima de 3000 rpms é q o sinal da sonda sobe para 500,600,e até 900 milivolts,daí no scaner mostra mistura pobre.
Será a UCE q está com problemas?: : :
Obrigado.
Amigo se a sonda for de um fio, é preciso que tenha uma boa referencia de negativo no coletor de escape.
Verifica a queda de tensão entre negativo da bateria e coletor.
Valew Emerson,vou dar uma conferida,não custa!
Meu Amigo vai me trazer um comando original q ele tem guardado,vou trocar pra v oq acontece,
daí posto resultados. Obgd.
: : Obrigado Amigos do fórum,
Após muitos testes e mt dor de cabeça, foi resolvido,
Era A Bendita UCE!!!, ja havia trocado comando,cabeçote,sonda sensor da temperatura da água e do ar,etc...
Alem de todos os outros testes que ja haviam sido feitos e nada!
O mais difícil estava encontrar uma UCE Original com mesmas letras e tals,até encontramos umas na internet´porém nenhuma em SP,e ainda todas sem garantia e com valores em torno de 1000 reais,dessa forma o cliente preferiu aguardar + um pco Até ter condições(R$), coincidentemente entro um Celta aki na oficina idêntico ohc igual a mt tempo não via ,não perdi tempo e fui logo tirando o kit (módulo e imobilizador),coloquei + q depressa,funcionei, instalei o scanner e pronto,tempo de injeção caiu legal! sonda lambda trabalhando certinho,instalei o analizador de gases, e tudo perfeito, Co em torno de 0,50 e Hcc 120,marquei a inspeção ontem mesmo ,fui lá e tudo certo,ja está td ok. Coincidentemente hj o dono do carro encontrou um módulo original por 400 contos, comprou ja configurei o imobilizador e pronto resolvido!!!
Obrigado à todos pelas dicas e contem comigo p qqer coisa! Abç.
vc ficou com o modulo velho? faz uma reprogramação nele, deve ficar legal de novo!!!!