Olá amigos! Sou novo aqui no fórum. Já trabalhei como reparador e hj atuo na área de vendas de veículos. Estou com um sério problema em meu Celta 2006/07 Flex o qual adquiri recentemente, em junho deste ano. O carro pega normal em dias frios, acionando a partida à frio. Em dias considerados um pouco mais “quentes”, perto de 18/20º Celsius, a partida torna-se muito difícil (não é acionada a partida à frio) e o motor rateia e insiste em não partir. Já houve situações em que precisei deixar o carro parado cerca de 01 hora para depois fazer o motor partir. Troquei por conta na semana passada o regulador de pressão da bomba de combustível e o sensor de temperatura do motor, porém, ontem, o veículo novamente custou pegar pela manhã. Deixei-o numa oficina de ontem p/ hj para o técnico medir a pressão da bomba de combustível, porém, ele me informou que o carro pegou na primeira partida hj pela manhã. Já aconteceu também de o veículo com o motor quente “ratear” algumas vezes depois de um certo período parado, pegando sempre na segunda ou terceira partida. Pensei nos bicos injetores, ou na própria bomba. Os bicos foram limpos há cerca de um mês, e o antigo dono disse que o veículo nunca apresentou este problema em sua mão. Gostaria se possível me ajudassem na solução deste problema. Muito obrigado!
Respostas:
Boa observação Camilors, vou pedir pra fazer a medição amanhã de manhã, apesar de que já tive um outro Celta 2007/2007 o qual andei um bom tempo com a bateria original já com baixa tensão , fraca pelo tempo de uso, e nunca tive tal problema, mas como cada carro pode ser um caso à parte, não podemos descartar tal possibilidade. Vlw, vamos tentar! Obrigado!
Se a sonda estiver fazendo a leitura errada também acontece isso, passe o scanner e veja os códigos de defeito e posta mais detalhes, abraços.B)
Hoje pela manhã meu carro não pegou novamente. Um amigo mecânico levou um scanner e fizemos todas as medições e testes possíveis: não há códigos de erros na memória da ECU, testamos o solenoide, bomba do injetor, conferimos a tensão da bateria, sonda lambda, fizemos correções no A/F... tudo dentro dos parâmetros especificados. Ele me falou que pode ser um defeito da ECU, mas não acredito que seja isso. Solução??? Agora há pouco acabei de trocar por conta própria o refil da bomba de combustível (novo), já tô agoniado com este carro, é meu último teste. Vou testá-lo amanhã cedo, final de semana, e aí saberei se realmente o defeito está sanado. Agradeço aos amigos pelas orientações, e qualquer novidade sobre esse "pepino" vou reportar à todos. Abraços!
Caro rlmac, eu estou andando no álcool 100%, combustível de ótima qualidade.
peguei 1 corsa 1.0 2008 com mesmo defeito talvez seja mesmo sistema .
fiz de tudo ,so resolveu ,quando levei na aguecia gm e com scanner deles eu vi de perto tudo,
apagaram o programa da central do carro e pegaram numero chassis carro e carregaram o
scanner deles com novo programa e baixaram no carro ,resolveu problema .
Bom dia Camilors! Aparentemente com a substituição da bomba de combustível o defeito está sanado, o veículo não mais apresentou falha durante a partida. Mesmo assim verifiquei o chicote como vc orientou, e está td ok. Mas continuo em observação, pois a temperatura elevou e o carro está pegando normalmente, espero que o mesmo de comporte da mesma maneira em dias com a temperatura mais baixa. Obrigado pela dica!
Bom dia Valdemir1! Como respondi ao amigo Camilors, aparentemente o problema foi solucionado com a troca da bomba de combustível, mas de qualquer forma vou levar meu carro à concessionária que trabalho para verificação através do scanner, quem sabe também pode ser uma falha de atualização da ECU... Mas agradeço pela dica, abraços!