ESSE CELTA QUANDO O MOTOR ESTAR FRIO(EX. DE MANHA CEDO)QUANDO ABRE A CHAVE O ELETROVENTILADOR DISPARA NA VELOCIDADE 1 DEPOIS NA 2, O DIAGNOSTICO DO KAPTOR.COM ACUSOU A VALVULA AR CONDICIONADO, JA TROQUEI O SENSOR DE TEMPERATURA E NAO RESOLVEU.DETALHE QUANDO ESQUENTA O CARRO VOLTA AO NORMAL
Respostas:
PARCERO VERIFICAR A PRESSÃO DO GÁS NESSE SISTEMA QUANDO PERDE PRESSÃO O ELETROVENTILADOR ENTRA EM FUNCIONAMENTO.
E amigo e como disse barreto, pode ser pressão do ar condicionado.
OZEAS, FAÇA O SEGUINTE, AO LIGAR O CARRO E O ELETROVENTILADOR COMEÇAR A FUNCIONAR , DESCONECTE O PLUGUE DO SENSOR DE PRESSÃO DO AR CONDICIONADO, SE O ELETROVENTILADOR PARAR DE FUNCIONAR , PODE TROCAR ESSE SENSOR.
O SENSOR DE PRESSÃO DO AR CONDICIONADO FUNCIONA COM 3 FIOS(+,- E SINAL):
#SE O + E - ENTRAREM EM CURTO, O AR Ñ FUNCIONA E O ELETROV. SEM ALTERAÇÃO;
#SE O SINAL E - ENTRAREM EM CURTO, O AR Ñ FUNCIONA E O ELETROV. SEM ALTERAÇÃO, POIS O SISTEMA ENTENDE QUE NÃO TEM GÁS;
#SE O SINAL E + ENTRAREM EM CURTO, O AR Ñ FUNCIONA E O ELETROV. LIGA DIRETO, POIS O SISTEMA ENTENDE QUE A PRESSÃO DO AR CONDICIONADO ESTÁ ALTÍSSIMA E DESLIGA O COMPRESSOR E ACIONA O ELETROVENTILADOR NO MÁXIMO PARA ABAIXAR A PRESSÃO.
barreto2010 escreveu:
PARCERO VERIFICAR A PRESSÃO DO GÁS NESSE SISTEMA QUANDO PERDE PRESSÃO O ELETROVENTILADOR ENTRA EM FUNCIONAMENTO.
tai o problema!!
e carregar o sistema a solução!!
E ai amigo, conseguiu solucionar o problema? seria legal postar sua posição, caso esteja solucionado, edite o titulo da pergunta e coloque solucionado. obrigado
vou ser o unico do contra rsrsrsr, mais verifica a ecu.... atençao no chicote e rele..
Boa tarde ,amigo isso é falta de carga de gas ou pressostato ,pra te faser um teste rapido desliga conector do pressostato e coloca um sensor (tps)do monza e vai regulando com uma chave de fenda onde desligar o ventilador de arrefecimento o amigo pode travar o (tps)que vai servir como test ferramenta pro proximo veiculo que te aparecer com esse tipoo de problema .
Obs pare o (ventilador) com esse procedimento ,levar pra ser colocado gáz como os companheiros postaram acima.
att.sarra
Legal, vou testar na segunda, vou fazer um divisor resistivo (potenciomentro) para variar a tensao no pino central de 0 a 5V, me parece que 2.5V é o ideal para simular o pressostato. Na sagunda posto a solucao do problema. obrigado
no scanner em leituras vai indicar se o ar esta mandando mensagem ou não.
primeiro passo troque a valvula termostatica, provavelmente o seu problema vai ser resolvido falo, abraço
AMIGO, POSSO TE DAR UMA DICA..
OS MODULOS UCE USAM DE PRAXE UMA MEDIDA DE SEGURANÇA PARA SENSORES VITAIS..
QUANDO NÃO HA SINAL CONSIDERADO NO SENSOR DE TEMPERATURA PARA A UCE ELA TOMA A MEDIDA DE ACIONAR O ELETRO VENTILADOR NA PRIMEIRA FASE E APOS 5-15 MINUTOS A SEGUNDA. VERIFIQUE O CHICOTE E SENSOR DE TEMPERATUDA DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO.
FAÇA O TESTE DE TENÇÃO E RESISTENCIA. SE O SENSOR QUANDO AQUECIDO OFERECE UM SINAL ACEITAVEL A UCE SAI DO MODO DE SEGURANÇA.. ABRAÇO ESPERO TER AJUDADO..
Boa tarde, hoje peguei o celta e no sensor de pressao do ArCondicionado, fui variando a tensao de 0 a 5 Volts, quando chegou em 2,3 Volts o ventilador parou, assim sendo o termostato estava com problema. Para um teste facil pegue dois resistores de valor igual, eu usei 56K e enrole uma das pontas e coloque no pino do meio do conector e uma das ooutras pontas no outro pino do conector e a pont que sobrou do resistor no outro buraco, com isso vc esta fazendo um divisor resistivo de 2.5V o que engana a ECU como se estivesse com a pressao equilibrada do gas. E funcionou. Qualquer duvida fico a disposição. Obrigado pelas dicas.