
Norival Oliveira Silva
Inicie com uma comparação do sinal lido com a realidade, ou seja, compare o valor registrado no modo leitura do scanner com um vacuômetro. Isto confirma se a leitura é real, indicando uma falha mecânica ou se há um defeito no sensor ou seu chicote / módulo.
Identificando então a origem, faça os testes necessários: Se falha de leitura faça testes como tensão de alimentação e petência de alimentação, tanto positivo como negativo, testes de sinal de retorno simulando com bomba de vácuo e testes de chicote.
Se falha mecânica execute testes de vedação do coletor com fumaça por exemplo, ou borrifando algo que altere a rotação em pontos prováveis de entrada de ar, não se esquecendo de testar o servo freio e válculva purga de cânister. Testes de vedação dos cilindros serão o próximo passo, usando manômetro duplo.
Com um trandutor de vácuo no osciloscópio (TVA) você pode agilizar este processo de diagnose.
Abraços!
14 de agosto de 2025 às 08:23