Boa noite colegas .
- VEÍCULO - CELTA VHC E 2010/2011
- INJEÇÃO - MULTEC H N10 YFH
- código de falha genérico - P2108 / P1278 , na tela do kaptor aparece motor com potência reduzida ( ou seja está trabalhando em emergência)
- Porém não acende a luz de injeção hora nenhuma .
- Motor parece que estar atrasado , borboleta do corpo de aceleração não abre de uma vez , veículo em segunda marcha não passa de 3.000 rpm , descendo da ate´5.000 rpm no conta giro mas carro não "deslancha",defeito apareceu do nada , segundo relato do dono .
- Já testei :
- Continuidade do chicote - ok
- Catalisador e escape desobstruídos e sondas normais pelo kaptor
- Voltagem do corpo de borboleta dentro dos valores ideais
- Correia dentada no ponto
- Linha de vacuo da admissão ok .
- Testei gasolina ok .
- Sensor maf - testado e esta ok
- Corpo de aceleração - testado e esta ok
- Pedal do acelerador eletrônico testado e está ok
- velas , cabos ,pressão de bomba , circulação de água na admissão ok .
- Sensor de pedal de freio ok ,pelo kaptor e por teste em bancada , porém se piso no freio em marcha lenta veículo parado , carro não aceita aceleração , hoje coloquei um sensor novo para "teste São Tomé " e continua a mesma coisa .
- Este modelo de injeção tem sensor de fase , medi valores , estão ok , ponta do comando ok .
- Hoje coloquei uma central eletrônica usada , porém defeito continua , não é póssível que comprei uma central usada com o mesmo problema .
- Amanhã vou rever o chicote novamente , acho que não tem outro .
Já aconteceu defeito similar com algum de vcs, baseado nos parâmetros citados acima ?
Abraço,
Luder .
-Respostas:
Luder boa tarde eu peguei um carro desse mesmo ano em fevereiro quebrei a cabeça , mas descobri esse sensor de fase que vai no comando arruma outro para teste ou pode trocar ele ,
aqui em são caetano do sul ele custa 260 reais, pelo codigos que vc posto era igual ao que peguei aqui . o carro funciona normal mas não tem aceleração.
boa sorte e se der posta o resultado
Aqui é 280,00 , tentei ver se achava algum para teste semana passada mas do VHCe é só do dele , do agile é diferente , o sensor do pedal de freio que comprei para teste é o 3 RHO 323 ( , a conversão bate com um dos 3 códigos GM que está no original - 09175185. , apesar dele vir escrito só astra na embalagem ,o original GM deste carrinho custa 480,00, sob encomenda ainda ,pedi um tempo ao dono do carro , pois oficina está lotada , este tipo de defeito " arrebenta" o cronograma da gente.
Se tivesse para pronta entega o sensor de pedal de freio GM tiraria toda minha dúvida , pois todo o chicote está com valores normais , não vi nada fechando com a carroceria do carro , vou desmembrar um alarme que passa junto com o chicote e ver o que que vai dar , hoje não deu pra por a mão nele .
Mas vou " fazer um teste SÃO TOMÉ" com sensor de fase , pois em bancada está ok .
Obrigado Narotha.
SENSOR DE FASE INSTALADO NOVO , DEFEITO PERSISTE , ESTOU CONVICTO QUE PROBLEMA É INTERMITENTE NO CHICOTE E SISTEMA CAI EM EMERGÊNCIA , POIS ÀS VEZES QUANDO PISO NO FREIO E VOU ACELERAR CARRO NÃO ACEITA .
OBS. NÃO É SENSOR DE PEDAL DE FREIO E ALIMENTAÇÃO DO MESMO ESTÁ CORRETA , AGORA ESTOU CONFERINDO TODO CHICOTE NOVAMENTE .
ACHEI O QUE SIGNIFICA CÓDIGO GENÉRICO OBDII 2178 E 2108 , DEPOIS POSTO .
Bom dia Luder.Desmontou o corpo e conferiu a engrenagem?
Bom colegas, até que enfim achei o defeito .
Este celta é um 4 portas básico , só tem direção hidr .
Há uns 8 meses atrás o dono resolveu ,colocar vidro elétrico , trava elétrica , sensor de estacionamento , 2 alarmes .
Bom, o instalador do alarme , usou uma chave tipo "finco" para passar fios do alarme no chicote , teve a infelicidade de ferir o chicote em diversas partes sendo que em uma dessas, feriu o fio 4 do conector do pedal do acelerador deixando com apenas 6 fiozinhos de cobre , aí q se justifica o defeito sumir quando desligava o carro por 1 minuto aprox , ligava -o novamente e andava alguns metros normalmente ,pois o fio não rompeu completamente e quando dava o defeito ,o sistema entrava em emergência ,não deixando o carro passar dos 1.500 rpm.
Demorei porque sou igual São Tomé , entreguei o carro e esperei o cliente rodar 1.000 km , pedi para ele retornar a oficina para faze rnova leitura, mesmo o carro funcionando normalmente , para poder prestar sempre informações concretas .
Agora o interessante é que com o multímetro ele passava no teste de continuidade , no osciloscópio ele dava a uma pequena queda , pra achar este defeito tive que abrir todo o chicote , sem abrir não ia dar para achar o ponto ferido que atrapalhava o sistema .
Abraço a todos ,
Dermeval Junqueira - REPARACAR LTDA -CONGONHAS -MG
Parece ,mas nao e,todos os pneus furados murcham a parte de baixo,mas nem sempre o furo e embaixo...
>
ACHEI O QUE SIGNIFICA CÓDIGO GENÉRICO OBDII 2178 E 2108 , DEPOIS POSTO .
Só uma observação.
Códigos genéricos começam com P0--- Códigos com P1 , P2 .... são específicos de montadoras e as vezes até de sistemas.
No caso da GM Multec H
P1278 - Sensor 1 do pedal do acelerador - voltagem alta
P2108 - Mal funcionamento do corpo de acelerador eletrônico.
;)
Boa noite , pessoal , desculpe pela demora , Diogo 07 ,
pode ser que tenha sido isto ao mexer com a chave no chicote , a chave pode ter ferido o fio que da central eletrônica ao pedal do acelerador ou do pedal ao corpo , no caso do celta na minha oficina foi este o problema , Graças a Deus , problema foi solucionado. Abraço e obrigado a todos .