Olá, boa noite a todos!!
Estamos com uma boa diversão em nossa oficina!
Motor rateando e ao acelerar dando falta, semelhantemente a falta de alimentação. Após checagem de TODO o sistema de injeção, constatamos compressão baixa no 2º e 4º cilindro.
Levamos a retifica e não vimos grandes anormalidades. Montamos novamente e a falta de compressão permaneceu no 4 cilindro. Substituimos os tuchos, o problema persistiu.
Detalhe: Percebemos que, quando os tuchos estão descarregados, o motor funciona perfeitamente.
Dicidimos verificar a pressão do óleo e está, após motor aquecido com 3 kgmf/c² e a tabela pede 1,5 kgmf/c².
Substituimos então a bomba de óleo. Nada se alterou.
Verificamos a valvula esfera no alojamento do filtro de óleo e está ok.
Hoje esteve um corsa VHC e verificamos o valor da pressão do óleo e após motor na temperatura normal de funcionamento, a pressão estabiliza em 2 kgmf/cm².
Como disse, uma boa diversão. Alguém tem alguma dica?
Abraço e sucesso a todos!
Paulo Costa
Respostas:
já verificou se o óleo está correto???
utilize o 05W30 !!!
Confesso que ao sair da oficina hj, estive pensando nisso; O lubrificante, porém, a própria montadora recomenda o 20w50!
Já aconteceu com vc este tipo de problema e ser o óleo mais viscoso/denso?
Obrigado pela dica!
Amigo quando vc troco a bomba vc tento passar ar pelas galeria
eu peguei um corsa uma ves assim e era uma esfera q tinha caido dentro do motor parece emgraçado né!!!!!!!!!!
se ainda continuar coloca um descarbonizante no motor pra limpeza....
: e boa sorte>.
olá,esse cabeçote não tem valvula de alivio da pressão de oleo? se tiver atente a esse detalhe. abrç.
Aqui quando eu ajudava a um colega dando a solução eles também falavam que já desconfiavam que era aquilo, hoje parei e não ajudo mais ninguém, até porque como sempre colocavam que já desconfiavam que era o que eu falava eles na verdade não precisavam de ajuda. Quanto ao problema do celta realmente pode ser o óleo, porém isto é mecânica básica, e mesmo não sendo o óleo, coisa que acho ser, é fácil identificar a causa. Agora, desmontar o motor para mandar para retifica sem antes ter identificada a causa foi um erro, já que os testes são com motor montado. Outra coisa é a válvula localizada perto filtro de óleo, essa em nada tem a ver com o problema por não ser esta uma válvula de alivio e sim de BY PASS para caso haja problemas de obstrução no filtro de óleo.
Olá Amigos reparadores!
Mais de dois meses depois de solucionado, venho informar a solução do problema em respeito à aqueles que tentaram ajudar.
O problema do veiculo era o comando de válvulas.
O comando tinha sido trocado em 2009. Eu Já tinha perguntado ao proprietário sobre reparos anteriores, porém o mesmo não tinha passado a informação correta. Disse que tinha feito apenas uma limpeza no motor e substituido apenas juntas e óleo.
O comando, de segunda linha da marca Kuir, tinha sido comprado em uma concessionária GM, imaginem!?
Dica: apredemos com esse problema que o uso do óleo com viscodidade 20w50(q é recomendado pelo fabricante do veículo), almenta a pressão do óleo em +ou- 1,5 bar, ou seja, dos 2 bar (mortor aquecido) que é a pressão ideal e ocorre com o uso do 5w30, a pressão vai para 3,5/4 bar com o uso do 20w50.
Obrigado à todos!
Paulo Costa
VALEU POR POSTAR A SOLUÇÃO.
SOBRE O ÓLEO, TEM UMA REGRA BÁSICA:
O ÓLEO 20W50 É USADO EM MOTORES 1.8 E 2.0 COM COLETOR DE ADMISSÃO DE ALUMÍNIO E OUTROS MOTORES QUE JÁ PASSARAM POR ALGUMA RETÍFICA OU JÁ ESTIVEREM UM POUCO COMPROMETIDOS.
O ÓLEO 5W30, É USADO EM TODOS OUTROS MOTORES GM QUE NÃO ESTIVEREM NOS CASOS ACIMA, MESMO QUE O MANUAL INDIQUE 20W50 NO CASO DOS MOTORES 1.0 E 1.4 .
ola via duvida da compressão e quero saber uma coisa .. meu corsa motor VHC 2007 flex estourou o rolamento do esticador e a correia dentada pulou 4 dentes .ficou batendo igual a carro velho e fraco mas levei no mecanico ele trocou correia esticador e engrenagem motor funciona muito bem não esta ratiando nada ..mas não sei se e paranoia minha mas o carro não esta a mesma coisa estou sentindo ele um pouquinho fracoo .. por favor me ajudem no aguardoo..