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Respostas:
Durante a manutenção preventiva em EVs, o procedimento correto é sempre desligar o sistema de alta tensão pelo disjuntor ou service plug, usar EPI apropriado e instrumentos CAT III/IV, evitando medir diretamente nos terminais das células. A verificação do balanceamento deve ser feita prioritariamente por scanner ou software OEM, analisando os dados fornecidos pelo próprio BMS, e quando necessário inspecionando chicotes e conectores de sense antes de abrir o pack. Muitos diagnósticos errados acontecem porque pequenas flutuações de tensão são confundidas com defeitos reais, ou porque não se considera a influência da temperatura e do ruído elétrico; na prática, a maioria dos casos de “desbalanceamento” está ligada a falha de chicote ou sensor, não das células em si
Durante a manutenção preventiva em EVs, o procedimento correto é sempre desligar o sistema de alta tensão pelo disjuntor ou service plug, usar EPI apropriado e instrumentos CAT III/IV, evitando medir diretamente nos terminais das células. A verificação do balanceamento deve ser feita prioritariamente por scanner ou software OEM, analisando os dados fornecidos pelo próprio BMS, e quando necessário inspecionando chicotes e conectores de sense antes de abrir o pack. Muitos diagnósticos errados acontecem porque pequenas flutuações de tensão são confundidas com defeitos reais, ou porque não se considera a influência da temperatura e do ruído elétrico; na prática, a maioria dos casos de “desbalanceamento” está ligada a falha de chicote ou sensor, não das células em si
Muito importante: Se você que abriu a dúvida ou já passou por essa situação conseguiu resolver, poderia retornar aqui compartilhando a solução? =>Isso ajuda muito os colegas a aprenderem com experiências práticas e evita que outros percam tempo em tentativas desnecessárias.