Boa noite amigos do forum, estou c um gol 1.6 motor AP, CFI, de um bico, ja fiz quase tudo para resolver esse problema, funciona tudo dentro do normal, mas qdo acelera mais forte aquece , o ponteiro vai ao limite, qdo em mcha lenta, normal. Na pista qdo andando, normal ñ aquece , mas qdo anda um pouco de pé embaixo aquece. Já fiz retífica de cabeçote, troquei bomba dagua, radiador, tirei a valvula, etc. Alguem pode me ajudar?
As vzs anda normal por dias depois volta a aquecer, a ventuinha funciona corretamente.
Respostas:
Humberto,quando aquece,a temperatura do motor confere com a temperatura que marca no painel? Será que esse carro não está marcando uma temperatura falsa no painel? Faça o teste e diga para nós.
mas também pode ser problema mecânico, como tampa rachada! ai quando força acaba esquentando!
obrigado por responderem
o motor realmente superaquece...
q tampa vc se refere rodrigo?
conferir tampa reserv exp, mang retorno reser exp,mang fina,rotor bomba dagua solto,
Motor AP roda com válvula termostatica duas vias,nao podendo rodar sem a mesma
A rotaçao do eletro ta girando no sentido correto?Tem todas as carenagens do radiador?
ainda ñ, tô correndo atrás, hoje tirei o cabeçote para analisar e resolvemos colocar outro, amnhã veremos o resultado, ja cocluímos q o problema é na circulação de água, pos na mangueirinha q vai para o reservattorio ñ cai nada só qdo acelera e mesmo assim fraca, e olhe q ja ta sem a valvula ,tiramos mangotes, bomba dagua e ñ vimos nada de errado...
a ventuinha roda perfeito, como se tivesse tudo normal, o sentido da rotação dela tambem normal...
peguei um caso parecido,mas estava com os fios da ventoinha invertidos...dai girava pro lado oposto,
coloca o interruptor da ventoinha do passat q liga em 75 graus
como ta a cor das velas? leitura da sonda?
a pouco tempo peguei 2 gol com esse poblema e enquanto não coloquei a válvula termostática não rezouveu !!!!! vai pormin o motivo eu não sei mais nos dois cazos foi só coloca a válvula !!!!!!!!! abraço
ANALISE AS SEGUINTES QUESTÕES:
PRINCIPAIS CAUSAS DE AQUECIMENTO;
1. CIRCULALAÇAO DE LÍQUIDO COMPROMETIDA POR:
A. BOMBA
B. ENTUPIMENTOS
C. VÁVULA PRESA
2. TAXA DE COMPRESSÃO ALTA
A. CABEÇOTE REBAIXADO
B. PONTO DE IGNIÇÃO AVANÇADO
3. TRINCAS INTERNAS EM CABEÇOTE OU BLOCO
4. FALTA DE VEDAÇÃO DO SISTEMA
A. TAMPA DO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO
B. VAZAMENTOS EM MANGUIRAS E SELOS
C. JUNTAS CABEÇOTE
5. DEFEITOS ELÉTRICOS
A. ELÉTRO-VENTILADOR
I. ROTAÇÃO INVERTIDA
II. BAIXA EFICIÊNCIA
B. TERMOSTATO
C. ATERRAMENTOS
D. MAUS CONTATOS
PARA UM BOM DIAGNÓSTICO É PRECISO ELIMINAR O MAIOR NUMERO POSSÍVEL DE HIPÓTESES E CONCENTRAR SEUS ESFORÇOS.
LENDO SEUS COMENTÁRIOS EU APOSTARIA EM DEFEITO ELÉTRICO OU OBSTRUÇÃO DO AR PARA O RADIADOR.
ELETRO-VENTILADOR INVERTIDO OU SEJA, SOPRANDO PARA FORA DO COFRE DO MOTOR. NESTA HIPÓTESE, OCORRE O FATO DE EM MARCHAS MAIS ELEVADAS O AR NÃO CIRCULAR PELO RADIADOR, EVITANDO O RESFRIAMENTO DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO.
O ELETRO-VENTILADOR PODE TAMBÉM ESTAR COM ROTAÇÃO REDUZIDA POR TRAVAMENTO DO EIXO OU PROBLEMAS ELÉTRICOS
CASO ESTE CARRO TENHA AR CONDICIONADO, VERIFIQUE A CIRCULAÇÃO DO AR PELO CONDENSADOR.
Dá uma olhada se o rotor da bomba dáqua não gira em falso no eixo depois de quente...
vc verificou se a carcaça ,onde é fixada a bomba dagua não esta corroida,não gerenado pressao suficiente no sistema.
qdo troco a bomba ,troco esta peça tbm.
dei um tempo nesse carro, mas vou recomeçar os testes, logo q resolver eu posto de volta, um abraço a tdos...