ola pessoal estou com um problema no omega, o cardãn vibrava no meio,substitui um tipo de mancal que envolve em um rolamento.
mesmo assim continuou,ai substitui um anti vibrador que fica em uma das ponta do cardãn, mesmo assim continua a vibrar a roda traseira.
queria saber se precisa fazer algum tipo de balanciamento no cardân, eu particularmente nunca executei esse tipo de serviço.
abrigado.
meu email è [email protected]
Respostas:
Aqui recebi uma S-10 2008 Flex em minha oficina. Examinamos o veiculo todo. E chegamos a conclusao de substuiçao de algumas peças no cardan ou diferencial. Levamos em outra oficina e marcamos para deixar o veiculo la em dois dias, Esta caminonete voltou, com um pequeno falhamento, Tiramos o falhamento e substituimos o filtro de Ar, que estava imundo. Ai acabou a vibraçao no veiculo.
CASA DO DIESEL DIZ:
Caro colega Ômega quando dá problema de cardan é uma bronca, aqui as casas especializadas em cardan não fazem, pois eles alegam que não tem como balancear, aviso foge desse tipo de serviço, já vi mecânicos ficarem enrolados com os clientes por esse motivo!
obrigado pela dica, realmente ja estou enrolado com esse omega
ola amigo mecher com omega nao e facil nao se nao tiver sabedoria e foda ! ai vai umas dicas toda ves que vc desmontar o carda do omega marque com um lapis ou pincel a posicao dele nas bolachas de borrachas para nao errar na hora de montar se vc troco o coxim com o rolamento central do carda e nao parou de trepidar bom lavai as dicas verifique se a porca grande estiver bem apertada, se o coxim rolamento esta bem preso no carro, verifique se o carda esta montado na posicao correta , verifique se as bolachas de borracha estao em ordem sem trincas ou rachaduras nem faltando pedaco ,dentro do carda em cada ponta vai umas buchas de ajustes para que encaixa no diferencial e no cambio veja se nao estao ruins se tudo em ordem verificar coxim de cambio , buchas da bandeija traseira, embreagem se for mecanico isso faz muito trepidar se for automatico esperimente trocar o oleo do cambio e filtro ajuda tb
sobre o balanciamento existe sim e dar para fazer
espero ter ajudado abraços
Simples... Primeiro, coloquem um mancal da marca Suporte Rei, já vem com rolamento, é o único paralelo que funciona no Omega, qualquer outro mancal central recusem, pois não absorvem vibrações.
Observem o estado das flanges (discos) de borracha das extremidades, devem estar livre de rachados ou avarias, muitas vezes só é possível ver as avarias torcendo-os com a mão. Se forem comprar paralelo, peguem um com a maior dureza possível, assim como é o original.
Verifiquem também a cruzeta do cardan, se não em folgas nem "degraus".
Por último, levem o cardan para uma loja especializada para fazer o devido alinhammento (desempeno) e balanceamento eletrônico.
Na hora de montar, não se esqueçam que a espiga só entra em uma posição, por causa do balanceamento, tem uma estria diferente que (teoricamente) impede a montagem errada. Ela deve entrar sem esforço.
Além disso, atentem para a posição dos discos de borracha. Eles têm uma parte onde a borracha é mais grossa e é essa parte que deve receber o esforço da tração. Atenção na hora da montagem, pois sendo assim o disco da frente vai ficar numa posição diferente do traseiro.
Por último, conferir as buchas centralizadoras nas pontas do cardan...
Dica: Só pensarem no sentido de rotação, na dianteira é a flange do câmbio que "empurra" o cardan, e no traseiro é o cardan que "empurra" a flange do diferencial. Basta olhar o sentido de rotação do cardan, fazer um breve raciocínio e pimba, vão entender exatamente o que estou dizendo.
O cardan do Omega é fácil de mexer, mas tem que fazer o serviço completo, podem pegar o serviço sem medo mas já avisem o cliente que o cardan vai para uma especializada para o devido conserto e o custo vai depender disso em média 600 reais, além da mão de obra de vcs, claro né...
Com um pouco de atenção, podem encarar sem medo.
Relembrando...
- Mancal de centro somente a marca Suporte Rei, que absorve vibração igual o original e vem com rolamento do tamanho do original embutido, dispensando qualquer tipo de adaptação.
- Se precisar trocar as flanges de borracha, que as novas tenham a maior dureza possível.
Em outras palavras... Fica bom, não precisa ter medo, mas já avisem o cliente que não dá pra fazer "pela metade", tem que fazer "completo".
Existem peças de reposição como a Suporte Rei que fabrica o conjunto mancal central + rolamento e as buchas centralizadoras de primeira linha.
Já as flanges de borracha tem que garimpar, a maioria é ruim, mas existem boas marcas também, o segredo já falei acima...
Finalizando, mais uma dica...
Os mais fáceis de mexer são os 4cil, que com jeito não precisa nem desmontar o escapamento, já os 6cil podem cobrar um pouco mais caro porque normalmente precisa descer o escape.
>CASA DO DIESEL DIZ:
Caro colega Ômega quando dá problema de cardan é uma bronca, aqui as casas especializadas em cardan não fazem, pois eles alegam que não tem como balancear, aviso foge desse tipo de serviço, já vi mecânicos ficarem enrolados com os clientes por esse motivo!
Espero que vc mude seu pensamento... Se ler o que escrevi vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças...
O que falta é capacitação por parte dos profissionais da área, sabemos que uma grande maioria são meros "trocadores de peças" que não sabem nem usar um torquímetro.
Nunca tive problema com cardan de Omega, aliás, todos que mexi nunca mais voltaram, o que prova que é um veículo resistente e robusto e a má fama do Omega se deve a manutenções realizadas sem um mínimo de conhecimento técnico...
casa do diesel
Caro colega, não é minha area e falando sério até nem indicamos mais serviços de terceiros pois seremos cobrados mais tarde, pelo motivo de sermos uma oficina, mas continuo afirmando que aqui no rio grande do sul o pessoal não quer fazer!.
Quando temos que fazer serviço com terceiros nós mesmos levamos e cobramos a perfeição do serviço.
Abraço.
Olá last_warrior! Como faco para entrar em contato com você, onde fica sua oficina? To com problemas serios no meu omega 2.2.. quase tocando fogo nele!
>Olá last_warrior! Como faco para entrar em contato com você, onde fica sua oficina? To com problemas serios no meu omega 2.2.. quase tocando fogo nele!
Primeiro, vá em qualquer oficina, desmonte o seu cardan (explique que o carro precisará ficar alguns dias na oficina) e mande para a seguinte empresa, entre em contato com eles pra ver a melhor forma de enviar o cardan até eles:
http://www.nmcardans.com.br/
O reparo do cardan deve girar em torno de 600 reais, ou 800 se precisar trocar as buchas centralizadoras.
Enquanto isso, providencie as seguintes peças novas, ou verifique se as originais estão em perfeitas condições de uso:
1) Flanges de acoplamento do cardan ("bolachões") novos. Procure as originais ou então uma marca paralela por exemplo JAHU que é rígida igual a original. Cuidado pois a JAHU tem 2 numerações, e uma delas é a peça mais cara semelhante a original, conferir no catálogo.
2) Obrigatoriamente, troque as porcas travantes dos parafusos do cardan, caso seja impossível, compre parafusos semelhantes novos em lojas de parafusos desde que sejam feitos de aço-liga 10.9 e tenha porcas travantes.
3) Na hora de montar, observe a posição das flanges (bolachões) de maneira que a parte da peça que sofra o esforço da tração seja a parte mais reforçada. Por exemplo, no câmbio é a flange do câmbio que "empurra" o cardan, já na traseira é o cardan que "empurra" a flange do diferencial, então ambas vão ficar em posições diferentes, basta observar o movimento que o carro faz quando anda para frente e analisar com cuidado.
4) Torque de aperto dos parafusos 90n.m. ou 9kgfm.
Lembrando de esse preço médio que contei é para fazer o devido desempeno e balanceamento das 2 partes do cardan, troca do rolamento central e mancal pelo da marca Suporte Rei, a única semelhante a original. Se a cruzeta estiver em mau estado, o valor aumentará devido ao serviço adicional de adaptar um conjunto de garfos e cruzeta, já que a cruzeta original é blindada e não permite sua troca.
Se achou caro o serviço, analise novamente e veja que o fará somente uma vez, e vai ficar um serviço digno de fábrica por uma empresa altamente conceituada no ramo.
Ou então tenta a sorte de achar um cardan usado em bom estado, o que está praticamente impossível nos dias de hoje, e mesmo assim não será barato!!
Abraço
Ok last_warrior! Vou ver isso que vc me falou...
Meu carro tem rodas 17, isso pode agravar o problema?
Ja foi levado o cardãn em tornearia, e segundo os mesmos esta ok.. .ja visto por baixo (com o carro ligado)pra ver se tem algo errado, e não se nota nada!
O cavalete central, aquele com rolamentos, ja troquei varios, não aguenta 5mil km, os bolachoes, ja coloquei de PU, de pneu de caminhao, original, nao aguenta 3mil km...
Pegar cardan usado acho que não compensa!
O pior, que meu dif agora comecou a roncar, isso que estava 100%, em dezembro mandei trocar o oleo, e pronto.. la se foi o dif.. to bem desanimado com o carro, o F é que fiz toda a suspensao, ar condicionado.. e tudo mais.. da voltade de picar ele todo!
Bom, vou la na oficina, ver como esta o desgraçado hehehe
>Ok last_warrior! Vou ver isso que vc me falou...
Meu carro tem rodas 17, isso pode agravar o problema?
Ja foi levado o cardãn em tornearia, e segundo os mesmos esta ok.. .ja visto por baixo (com o carro ligado)pra ver se tem algo errado, e não se nota nada!
O cavalete central, aquele com rolamentos, ja troquei varios, não aguenta 5mil km, os bolachoes, ja coloquei de PU, de pneu de caminhao, original, nao aguenta 3mil km...
Pegar cardan usado acho que não compensa!
O pior, que meu dif agora comecou a roncar, isso que estava 100%, em dezembro mandei trocar o oleo, e pronto.. la se foi o dif.. to bem desanimado com o carro, o F é que fiz toda a suspensao, ar condicionado.. e tudo mais.. da voltade de picar ele todo!
Bom, vou la na oficina, ver como esta o desgraçado hehehe
Cardan empenado pode ferrar com câmbio e diferencial pela vibração!! Conserta ele primeiro antes de mexer no diferencial. Esse sim compensa pegar usado em bom estado, analisando as folgas antes de comprar, porque requer material bem específico pra mexer e poucas oficinas tem.
No meu também já tava quase desmanchando quando eu morava em Limeira na época, passei na beira da Anhanguera e vi essa tal de N.M. Cardans, fui na empresa e pra minha surpresa encontrei uma oficina gigante com ferramental de linha de montagem, balanceamento eletrônico e tudo mais...
Levei o cardan lá e o resultado não podia ser outro, ficou perfeito! E muito melhor que comprar um usado. Lá eles recuperarm o cardan, explicaram sobre o mancal da Suporte Rei que é de alta qualidade diferente dos outros paralelos que são duros e passam vibração para o carro.
Por isso falo, faça uma vez só, mas faça numa empresa especializada que o resultado é fantástico.