Colega:
Não sei o nível de conhecimento que tem em veículos antigos, segue abaixo as dicas caso de duvidas pergunte:
1° Vamos conferir a ordem de ignição, remova a tampa do distribuidor , remova a vela de ignição do 1° cilindro e com uma chave de fenda coloque no orifício da vela que removeu, mova o motor manualmente até a chave subir e encontre o ponto morto superior, caso tiver correto a ponta do rotor deverá estar apontada para o lado do avanço.
Então a partir dai você vai começar a distribuição dos cabos de velas ( Deve saber o sentido de rotação do rotor Horário ou anti-horário quando se faz a distribuição dos cabos velas).
Então sabendo disto comece 1342 e a ordem de ignição.Montar e verificar o funcionamento.
2° Vamos acertar o distribuidor, solte a sua fixação, deixe livre para movimentar horário e anti-horário funcione o motor e gire e veja onde o motor vai ficar mais estável, desligue e ligue novamente verifique se motor não esta rodando pesado e tem facilidade de funcionamento.
3° Regular válvulas, remova a tampa de válvulas , proteja o para brisas com jornais e lataria do vão motor fixe os jornais com fita crepe isto evita respingar óleo do motor, com uma chave L 19 e o motor funcionando aperte ou solte a porca dos balancins observando que não pode deixa presa ou solta de mais. ( observe o funcionamento e som de batido de válvulas ).
4° regular platinado, remova a tampa do distribuidor e giro o motor pela hélice até que o platinado abra o máximo ( Separados o contato ) isto pode ser observado pelo ressalto do eixo do centro do distribuidor, solte o parafuso de fixação e com a lamina de 0.60 coloque entre a peça desloque com a chave de fenda e fixe e deixe a abertura com 0.60
5° Das piores situações desgaste de engrenagem do distribuidor, comando de válvulas, empenamentos de varetas.
Obs: Você já fez a verificações das peças cabos de velas, velas de ignição, tampa e rotor ,platinado e condensador estes veículos devem ter atenção nestas peças e substituir sempre periódicas.
att. Diaz
>Obrigado pelas dicas Sr Diaz, verifiquei novamente o platinado e condensador, e ajustei novamente o ponto, mas nada. Entao parti para a regulagem de valulas e descobri que a regulagem da valvula de escape estava muito folgada ( a do primeiro cilindro), assim a valvula nao abria o suficiente e a explosao "saia" pelo carburado. O cabeçote do veiculo tinha sido retificado a poucos dias e o montador nao observou que a porca de regulagem da valvula nao era travante. Muito obrigado pela atençao !
Colega fagnerhdr,
Que ótimo que resolveu,
O procedimento de regulagem das válvulas e fácil e como citei acima, mas espirra um pouco de óleo.
Então continue participando do fórum e aproveite veja as matérias que o site Oficina Brasil oferece.
Att. Diaz