COMO SE TESTAR UM BOM ATERRAMENTO!!!!!!!
Respostas:
Depende, qual sistema vc quer testar? Vc sempre tem que ter como parâmetro inicial, o sistema de carga(Bateria). Ai vc tem que testar as diferenças, entre a voltagem da beteria o o sistema ou circuito q vc quer testar,de preferência sempre em carga(sistema em questão operando, funcionando), EX: Vamos testar o aterramento do bloco do motor, meça a tensão da beteria(com multímetro), ai vc tira a ponteira negativa do multímetro do negativo da bateria e coloca ela em alguma parte do bloco do motor, veja se tem diferença entre as medições, se a diferença for maior 0,3 volts ai vc terá que revisar o sistema de aterramentos do motor isso chama-se DDP(diferença de potencial). Dependendo do caso esta diferença será menor, lembrando que no sistema de carga tem que estar tudo em ordem, para partir deste princípio, se eu tiver tempo amanhã ou nos proximos dias posso postar mais dados sobre o assunto.
canal ta mim ajudando,quando puder mande mais dicas valeu!!!!!!
Lembrando que nos sistemas de eletrônica embarcada(todos)é fundamental o sistema de carga estar rigorosamente em dia, caso contrário teremos vários problemas refletidos muitas vezes em situações enganosas, portanto antes de qualquer analize de qualquer sistema em questão, temos que avaliar o sistema de carga do veículo, e ai são várias situaçoes de testes.
vc pode medir os terras da seguinte forma. ponta multim borne neg bateria e outra na carcaça do motor . nao pode haver mais que 200 mv (0.2 v) de perda para cada ponto de aterramento messa tambem na lataria da mesma forma, isso tudo com motor ligado e consumidores tambem. para medir o positivo do alternador ate a bateria. ponta multimetro borne positivo bateria e outra no term b+ do alternador nao pode haver mais que 300 mv (0.3v) de perda, tambem medir com motor ligado e consumidores ligados, caso este valor esteja maior faça uma ligaçao com um fio auxiliar para ver se a perda diminua tanto no negativo como positivo, caso melhore revise a fiação pode estar com mau contato ou reforce a fiação. Nao esqueça de testar com todos os consumidores ligados.
denicol escreveu:
vc pode medir os terras da seguinte forma. ponta multim borne neg bateria e outra na carcaça do motor . nao pode haver mais que 200 mv (0.2 v) de perda para cada ponto de aterramento messa tambem na lataria da mesma forma, isso tudo com motor ligado e consumidores tambem. para medir o positivo do alternador ate a bateria. ponta multimetro borne positivo bateria e outra no term b+ do alternador nao pode haver mais que 300 mv (0.3v) de perda, tambem medir com motor ligado e consumidores ligados, caso este valor esteja maior faça uma ligaçao com um fio auxiliar para ver se a perda diminua tanto no negativo como positivo, caso melhore revise a fiação pode estar com mau contato ou reforce a fiação. Nao esqueça de testar com todos os consumidores ligados.
Falo Denicol, nós aqui temo meio afiado com se diz, eu ia postar mais sobre o assunto, vamos explorar mais, sobre medições, é de suma importância.
Pessoal não podemos esquecer que muitas vezes o fio negativo ou positivo, pode estar oxidado, neste caso é bom medir a resistencia do mesmo para ver condutividade, se o negativo que vai para o bloco ou lata oxidar vai dar diferença, ai é so trocar a criança, assim como o do alternador até a bateria.
GILMAR escreveu:
É ISTO AÍ DENICOL E CANAL MANDARAM BEM,
FAZENDO DESTA FORMA NAO APANHAMOS EM ERROS
COTIDIANOS.
PRINCIPALMENTE NA GM Q DA MUITO PROBLEMA NO
SENSOR DE OXIGENIO!!!
MULTIMETRO É ALGO SIMPLES ,MAS TA AMARRADO COM
NOSSO DIA A DIA.DEVEMOS INCENTIVAR A BUSCA DO CONHECIMENTO
E USO DESTA FERRAMENTA Q É VITAL PARA UMA BOA SOLUÇAO DE PROBLEMAS.
GILMAR.
È isso ai Gilmar depois que começãmos andar com o multimetro no bolso como se diz e saber usalo começamos a resolver muitos problemas eletricos que antes eram dificies de solucionar e agora se tira de letra ,qualquer perda de contato ou fio com resistencia é o suficiente para causar varios defeitos .